Após registrar o pior trimestre da história no período de abril a junho de 2020, a retomada do varejo pós-pandemia deve ser mais equilibrada. A expectativa é que a reabertura dos grandes centros comerciais alterem o comportamento de consumo das famílias, que até então estavam focadas em alimentação, produtos de higiene e materiais de construção. Nesse sentido, A FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) espera que ocorra uma maior procura de itens de vestuário e veículos. Então, baseado nisso, o crescimento projetado para o varejo é de 10% este ano. Ou seja, uma boa retomada após o 1,9% registrado no ano passado.
Brasil lidera ranking de compras online com quase 90%
Infobip, plataforma global de comunicação omnichannel, mostra que em média 82% das pessoas na América Latina compraram on-line desde o início da pandemia. O Brasil lidera o ranking, tendo 88% das pessoas comprando on-line atualmente. Entre os produtos mais adquiridos em 2020 estão:
- 74,7%: moda, vestuário e calçados
- 57,6%: alimentos e supermercados
- 57,2%: eletrônicos e eletrodomésticos
- 47,1%: cosméticos e perfumaria
- 42,5%: farmácia e remédios
- 37%: móveis e decoração
- 13,4%: material de construção
Por que os consumidores voltam a fazer compras online?
A maior parte dos entrevistados (65%) afirma que voltou a fazer compras on-line devido a boa experiência, como navegação rápida e facilidade de uso. Além disso, o rastreamento de pedidos e a disponibilidade de produtos também são apontados como fatores relevantes. Segundo a pesquisa, na percepção dos clientes, as melhorias estão relacionadas à usabilidade dos canais digitais e ao monitoramento de suas compras. Leia também: Armazéns logísticos e a entrega mais rápida no e-commerceCanal de comunicação e venda eficiente
O WhatsApp se consolidou como uma ferramenta de relacionamento com os clientes. Isso porque, os consumidores preferem os canais de comunicação mais populares e com os que estão mais familiarizados.- 42% dos varejistas utilizam o whatsapp para comunicar ofertas e sugestões de compra personalizadas
- 53% dos usuários recebem informações sobre o status de sua compra no aplicativo.
Aumento na frequência de compras on-line
De acordo com o estudo, 28% das pessoas vão aumentar para 2 ou 3 vezes a frequência de suas compras on-line em comparação com a atualidade. Ou seja, mais de 1/4 das compras on-line são feitas em aplicativos de loja específicos ou lojas virtuais. No entanto, apenas 13% usam as redes sociais para suas compras. Projeta-se também que os clientes vão gastar 25% a mais em empresas que investiram em processos de transformação digital e, se adaptaram rapidamente ao novo contexto dos negócios. Nós da DCL Real Estate acompanhamos constantemente as mudanças que fazem diferença na experiência de compra do consumidor. Quando se diz respeito a um atendimento rápido, personalizado e com rapidez na entrega, vivemos em um momento cada vez mais exigente e competitivo. ]]>Grupo Pão de Açúcar aumenta vendas com atacarejo
Expansão do Assaí A rede atacadista Assaí irá inaugurar a sua terceira loja em Ribeirão Preto (SP). A cidade já tem duas lojas na zona leste. Essa nova unidade também ficará na zona leste, na Avenida Presidente Castelo Branco. Porém, a data da inauguração ainda não foi informada. A loja terá aproximadamente 7 mil m², sendo a área total construída de 16 mil m². Com essa unidade, o grupo deve gerar cerca de 550 empregos diretos e indiretos. A rede tem hoje 189 lojas no país – 78 delas ficam no estado de São Paulo. Aproximadamente 51 mil pessoas trabalham no Assaí.
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