locação

Built to Suit: como funciona esse modelo de locação?

O built to suit, ou BTS, é uma modalidade de locação que tem como foco atender empresas que precisam de um imóvel com características específicas “sob medida”. Dessa forma, diferentemente do desenvolvimento de imóveis para fins especulativos, o BTS é uma operação imobiliária que ocorre sob demanda. 

Na prática, a empresa desenvolvedora/locadora, em conjunto com o locatário, define o projeto, o escopo de obras, e responsabiliza-se pela construção do imóvel atendendo às características técnicas, logísticas e de segurança, por exemplo, que são necessárias para a operação do locatário. 

Em contrapartida, como retorno do investimento realizado e a remuneração pelo uso do imóvel, o locatário irá pagar à desenvolvedora/locadora um aluguel mensal ao longo do prazo de locação. Por tratar-se de uma operação específica, com características próprias acordadas entre as partes, como prazos, prefixação de perdas e danos de parte a parte, responsabilidades do locatário e da locadora, dentre outros, esta modalidade de contrato define-se como contrato atípico de locação. Uma das características mais marcantes deste tipo de negócio é seu prazo de vigência: comumente acima de 10 anos, podendo, de acordo com o projeto, viabilidades financeiras e tratativas negociais, chegar a 15, 20 ou, até mesmo, 25 anos de contrato. 

O built to suit pode ser um excelente negócio para empresas que buscam um imóvel com características específicas (logo, nem sempre disponíveis no mercado especulativo) e que precisam se instalar naquela localidade por um longo tempo. A vantagem é que elas não precisarão se descapitalizar, imobilizando seus recursos no “tijolo”, mas poderão usar o tempo e o capital no seu negócio e diluir o custo pelo uso do imóvel ao longo do prazo de contrato. Para a empresa desenvolvedora/locadora, também é uma operação interessante, pois garante fluxo de aluguéis constantes e certos ao longo do prazo de contrato, remunerando o investimento realizado. 

A DCL Real State é referência nesse tipo de solução imobiliária, possuindo em seu portfólio uma série de contratos built to suit para operadores de varejo nacionais e internacionais, para operadores de logística e indústria. 

No atacarejo construído na modalidade BTS, o cliente ocupa um espaço de aproximadamente 4 mil m². Além dessa operação, a Adega Brasil ocupa também 4 módulos no Armazém 3, vizinho à loja, ocupando quase 7 mil m²

Temos excelentes terrenos em localizações estratégicas para o desenvolvimento de seu negócio, e poderemos colocar à disposição toda a experiência para atender às necessidades da sua empresa. Conte conosco!