• 41 99235-9570 / 41 99235-9540
  • 41 3324-3235
Clique aqui e
confira nossas oportunidades
franquias no Brasil – boticário

Franquias resistem à covid-19 e surpreendem em 2020

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a crise da covid-19 não deixou de afetar o setor de franquias. Em 2020, ele faturou R$ 167,2 bilhões, 10,5% a menos que no ano anterior. O resultado, semelhante ao de 2017 (R$ 163,3 bilhões), já era esperado. De todo modo, a área permanece relevante, tendo apresentado, inclusive, uma recuperação gradual no período.

Fechando o ano com 156.798 unidades em operação, notou-se a queda de 2,6% em relação a 2019. Aliás, algo surpreendente, considerando a redução de 4,1% do Produto Interno Bruto brasileiro. Afinal, tal modalidade de negócio está muito ligada ao universo físico, dependendo da abertura de lojas muitas vezes impactada por medidas restritivas necessárias ao combate à doença.

Leia também: Vem pra cá! Queremos sua marca aqui no Shopping Cidade Maringá!

Felizmente, diversos segmentos aumentaram seus faturamentos, como os de casa e construção (12,8%), saúde, beleza e bem estar (3,1%) e comunicação, informática e eletrônicos (0,5%). Quanto a outros, adaptações permitiram uma redução de danos, a exemplo do alimentício, com o delivery, e de moda, por meio da digitalização. Nestes casos, a queda foi de 15,5% e 20,9%, respectivamente.

Por outro lado, há aqueles notoriamente prejudicados pelo novo coronavírus, como hotelaria e turismo (redução de impressionantes 49,8%) e entretenimento e lazer (29%), seguidos de serviços educacionais (10,7%). Quatro mil unidades franqueadas fecharam as portas.

Entretanto, espaço para otimismo há de sobra. Uma pesquisa feita no final de dezembro com 340 redes franqueadas mostrou que 64% delas esperavam crescimento superior a 10% em 2021. Outras 19% projetaram expansão de 5% a 10% neste ano, indica a Infomoney.

Franquias que se destacaram e o que esperar

O cenário entre a época do levantamento e o de agora pode ter mudado. Ainda assim, algumas redes de franquias mantiveram um alto número de unidades em 2020. Isso sugere que, com o planejamento adequado e os investimentos certos, crise alguma é capaz de conter o espírito empreendedor.

Redes com investimento acima de R$ 90 mil dominaram o ranking das 50 maiores do país da ABF. Dentre elas O Boticário, McDonald’s e Cacau Show ocupam o pódio, com 3.620, 2.567 e 2.371 lojas respectivamente. Além disso, Subway (1.863) e Am/Pm (1.804) as acompanham no quarto e quinto lugar.

Leia também: Mercado imobiliário e adaptação: uma grande lição

Por fim, saltos gigantescos ocorreram em um ano. Acquazero (serviços automotivos) registrou expansão de 152%, saltando do 111º para o 43º lugar. Remax, com 80% a mais, e Mercadão do Óculos, 67%, também tiveram seus destaques. Dentre as estreantes estão Shell Select, Remax, Mercadão do Óculos, Acquazero, Clube Melissa, Casa do Construtor e Sodiê Doces.

A expectativa é de que, com a aceleração das vacinas, mesmo frente à queda quase certa do primeiro trimestre, gerada pela piora da pandemia, haja um contraste melhor em relação a 2020. Se o futuro ainda é incerto, a garra e a capacidade de adaptação dos empresários permitirão a retomada que tanto esperamos. Isso, claro, com a segurança de funcionários, clientes e parceiros em primeiro lugar.

Comentários

comentários

Fique por dentro das nossas oportunidades.

Cadastre-se e receba nossas newsletters.