5 características do galpão logístico ideal

A melhor performance em logística de uma empresa muitas vezes depende da estrutura do local onde ficam armazenados os produtos. Portanto, algumas coisas precisam ser consideradas na hora de organizar os estoques. Confira algumas características que ajudam a facilitar todo o processo:

  • Pé-direito alto

Se um galpão tem um pé-direito alto, terá boa ventilação. O ideal é que um galpão para armazenamento tenha um pé-direito de 10 a 15 metros livres, de modo que atenda bem à acomodação das mercadorias empilhadas.

  • Piso resistente

O piso de um galpão precisa ser extremamente resistente para comportar o peso das cargas que vão circular ao longo do dia. O piso industrial precisa suportar cerca de 6 toneladas por metro quadrado. Assim, ele pode aguentar a carga distribuída e a movimentação de empilhadeiras, máquinas e pessoas.

  • Excelente iluminação

Tenha uma iluminação bem estruturada, que permita a visualização de todas as mercadorias armazenadas. Se puder aproveitar a luz natural do dia, coloque  telhas na cobertura que deixem passar a claridade do sol.

  • Possibilidade de cross-docking

Um sistema de cross-docking bem realizado cria facilidade e rapidez de abastecimento e permite que a mercadoria chegue de um lado e seja retirada pelo outro, diminuindo o tempo de circulação de produtos.

  • Boa área de pátio

O espaço disponível no pátio é que vai definir o volume de estocagem e pode facilitar ou não os serviços. Quanto mais espaço, maior a quantidade de itens, mais fácil a mobilidade de produtos e mais otimizada será a dinâmica de circulação das pessoas. Vale ressaltar que a área de pátio ideal varia de acordo com a demanda de cada empresa.

Seguindo essas dicas, a sua empresa será mais organizada e terá mais produtividade! Conte com a DCL Real Estate para encontrar o galpão ideal para o seu negócio!

]]>