adaptação no varejo físico

Adaptação do varejo físico: o que está mudando de fato?

|
Categorias: Uncategorized

Quando se trata de investir em espaços comerciais, é essencial estar atento a uma necessidade que tem sido um verdadeiro motor para o mercado imobiliário: a adaptação do varejo físico. 

Portanto, a proposta deste artigo é mostrar, de forma prática, o que mudou e por que mudou. Acompanhe os tópicos a seguir e descubra se o seu negócio está no caminho certo.

O que há de diferente nesta adaptação do varejo físico?

A primeira pergunta que precisamos levantar é: mas isso sempre foi necessário, não é? Afinal, desde sempre, é fundamental fazer adaptações conforme o cliente muda suas preferências. Então, o que diferencia as mudanças que já foram feitas no setor das adaptações atuais?

A resposta é simples, embora complexa em sua natureza: o consumidor não está apenas mudando suas preferências, mas também sua mentalidade, a forma como percebe o mundo e o que acredita que precisa ser transformado.

Assim, além de oferecer momentos inesquecíveis, é necessário criar propostas que tenham significado. Em outras palavras, que estejam alinhadas a este novo mindset em que o digital, mais do que desejável, tornou-se indispensável.

Tecnologia: a ponte para uma experiência de compra única

Sem dúvida, a tecnologia está no centro da adaptação do varejo físico.

Estamos começando por ela porque, antes de ir à uma loja física, o cliente já passou por chatbots, visitou sites ou usou provadores virtuais. Da mesma forma, fez pesquisas em redes sociais e se informou em blogs. 

Além disso, comparou preços, prazos de entrega, leu comentários e analisou avaliações. Portanto, quando chega a uma loja física, ele quer encontrar uma extensão do que encontrou no digital. Aliás, ele espera receber muito mais dos espaços físicos.

Apesar de algumas experiências parecerem coisa de filme de ficção, elas são reais e estão mudando a forma como fazemos compras.

Por isso, essas inovações não são apenas “legais”; elas são essenciais para manter espaços alinhados com o que o consumidor moderno espera. 

Sendo assim, conheça agora 3 dicas que contribuem para a adaptação do varejo físico.

Totens interativos e quiosques digitais

Primeiramente, instale totens interativos e quiosques digitais em sua loja, permitindo que os clientes naveguem por catálogos digitais. Por meio deles, é possível analisar produtos em tempo real e até mesmo fazer pedidos diretamente no local. 

Além de modernizar a experiência de compra, eles oferecem conveniências sem precedentes.

Realidade Aumentada (RA)

Utilize a Realidade Aumentada (RA) para enriquecer a jornada do cliente. Com essa tecnologia, seus clientes poderão visualizar como os produtos ficariam em suas casas ou experimentar roupas e acessórios virtualmente. 

Essa abordagem não só aprimora a experiência de compra, mas também contribui para uma decisão de compra informada e a redução das devoluções.

Gestão de dados para vencer a concorrência no varejo

Além do que viu até aqui, implemente sistemas que coletam e analisam dados do cliente. Essas soluções oferecem recomendações baseadas nos históricos de compra e nas preferências individuais, aprimorando ainda mais a experiência.

Personalize e venda ainda mais

Sob o mesmo ponto de vista, utilize a tecnologia para criar experiências imersivas e memoráveis. Estamos falando de espaços que oferecem algo novo a cada visita, seja através de instalações artísticas interativas ou tecnologias que envolvem o cliente.

Implante, por exemplo, um sistema em que a iluminação e a música se ajustem com base no perfil do cliente que entra na loja. Essa atenção aos detalhes eleva a experiência do consumidor a novos patamares.

Certamente, essas vivências transformam a simples compra em uma jornada emocionante. Para o investidor estratégico, essas são oportunidades de ouro para diferenciar seus espaços em um mercado competitivo e saturado de “mais do mesmo”.

Sistemas de pagamento sem contato

Não se esqueça de incorporar sistemas de pagamento sem contato. Isso agiliza o processo de checkout, tornando-o mais rápido e seguro. De fato, isso é especialmente valioso em um mundo cada vez mais preocupado com a higiene e a praticidade.

Integração Omnichannel

Por fim, assegure uma experiência de compra coesa entre os canais online e offline. Isso pode ser alcançado permitindo que os clientes façam compras online e retirem os produtos na loja, ou vice-versa.  Isso cria um ecossistema de compras único, fluido e integrado.

Ao adotar essas estratégias, investidores não só acompanharão o digital, mas também vão estabelecer novos padrões de excelência no varejo físico em 2024. Assim, atendendo e superando as expectativas do consumidor moderno.

Ser sustentável: o novo imperativo na adaptação do varejo físico

O consumidor moderno valoriza, sobretudo, marcas com consciência ecológica e social. Espaços que utilizam energias renováveis, materiais sustentáveis e promovem iniciativas comunitárias não só atraem um público mais consciente, mas também cultivam lealdade genuína.

Para o investidor com visão de futuro, isso não é apenas uma escolha ética, mas também uma estratégia inteligente que promete retornos duradouros. 

Encerrando com chave de ouro: adapte e inove com a DCL

A adaptação do varejo físico às novas demandas do consumidor vai além das tendências, trata-se de antecipar o futuro das relações comerciais e aprimorar ainda mais a experiência do cliente.

Então, que tal então embarcar nessa jornada conosco na DCL?

Traga seu negócio para a DCL e encontre a solução ideal para o crescimento de sua empresa com nossas soluções.

Conheça a Galeria Xaxim, um projeto recém reformado que conta com lojas a partir de 20 m² para locação em uma localização estratégica. Além disso, seguindo as tendências de mercado, fale conosco para saber mais sobre o mais novo empreendimento do nosso portfólio, o Open Mall. Localizado na Rua Waldemar Loureiro Campos, ele será uma oportunidade única para lojistas.

Acesse nosso site para saber mais sobre as soluções que oferecemos e entre em contato para agendarmos uma reunião. Aguardamos você.

Espaços comerciais inovadores: o varejo já não é o mesmo!

|
Categorias: Uncategorized

Quem atua no ramo do varejo certamente já ouviu falar de como espaços comerciais inovadores estão impactando esse mercado. Eles são o resultado das rápidas mudanças tecnológicas, dos projetos de arquitetura inovadores e das expectativas dos consumidores, que estão cada vez mais elevadas.

Diante desse cenário, muitos proprietários de imóveis comerciais e investidores têm sentido a pressão para adaptarem-se e permanecerem relevantes. Afinal, a incapacidade de oferecer experiências únicas pode não apenas diminuir a atratividade de um espaço, mas também impactar negativamente seu desempenho financeiro.

Portanto, se você é um investidor em busca de inovação no mercado e quer aprimorar a experiência do cliente, este artigo é para você. 

O que são e qual é a essência dos espaços comerciais inovadores?

Pense em um espaço comercial que não só te conhece pelo nome, mas também sabe exatamente o que você procura antes mesmo de você dizer. Parece algo impossível, certo? Mas a verdade é que isso é pura tecnologia e design inteligente trabalhando juntos. 

Estamos falando de ambientes equipados com, por exemplo, sensores, dados em tempo real e inteligência artificial, todos desenhados para criar uma experiência de compra sem igual.

Isso vai muito além de simplesmente vender produtos ou serviços. Trata-se de envolver o cliente em uma jornada memorável, agradável e personalizada, na qual cada interação se torna parte de uma narrativa maior que o consumidor leva consigo.

Veja a seguir alguns elementos-chave que contribuem para criar essa experiência única.

1. Personalização da UX

Utilizando dados e análises comportamentais, os espaços comerciais inovadores conseguem entender as preferências individuais dos clientes e adaptar a experiência de compra para atender às suas necessidades específicas. 

Seja por meio de recomendações personalizadas, ofertas sob medida ou atendimento que reconhece o histórico do cliente, isso faz com que cada consumidor se sinta único e valorizado.

2. Tecnologia integrada: mais interatividade e engajamento

A integração da tecnologia, como realidade aumentada, inteligência artificial e soluções baseadas em Internet das Coisas (IoT) podem ser usadas para agregar uma nova dimensão à jornada de compra. Entre elas estão os provadores virtuais, navegação personalizada dentro da loja, checkout sem filas e até experiências imersivas que combinam o mundo físico com o digital.

Mas essas experiências podem ficar ainda melhores quando promovem interação e engajamento entre uma marca e seus clientes. Isso pode ser alcançado, por exemplo, por meio de instalações interativas, workshops, eventos exclusivos ou ativações que incentivem a participação ativa das pessoas. 

Essas experiências compartilhadas não só enriquecem a visita, mas também fomentam conexão emocional mais profunda com a marca.

3. Design, arquitetura, iluminação e ambientes de conexão

Já entrou em uma loja física e se sentiu completamente envolvido pelo ambiente? Estou falando sobre como nos sentimos quando somos provocados pelo cheiro do lugar, pela iluminação, pela disposição dos itens e pelo atendimento cuidadoso de uma equipe bem treinada.

Considere, por exemplo, a experiência de estar em espaços comerciais amplos, como um grande mercado. Eles são repletos de sons típicos e aromas convidativos, que mexem com nossos sentidos. Isso também acontece, por exemplo, quando visitamos uma loja de artigos ou uma loja de departamentos sofisticada, com uma bela arquitetura.

Pense também em galpões bem equipados e em self storages seguros, limpos e bem construídos. Em todos esses casos, tudo foi estrategicamente projetado para fazer você se sentir completamente à vontade, estimulado e confortável para explorar cada canto.

Nos espaços comerciais inovadores, essa experiência é elevada a um patamar ainda mais alto. Afinal, eles combinam o poderoso impacto do ambiente sobre nossos sentidos com as mais recentes tecnologias disponíveis para esse mercado.

Quais são os impactos de espaços comerciais inovadores para investidores?

Espaços comerciais inovadores podem ser extremamente lucrativos. Inegavelmente, eles aumentam a satisfação do cliente, impulsionam as vendas e a fidelização, o que, por sua vez, eleva o valor do imóvel e os retornos financeiros.

Além disso, esses espaços se destacam atraindo inquilinos de qualidade e garantindo ocupação estável. Portanto, investir em imóveis inovadores também coloca os investidores à frente no setor, antecipando-se às tendências e estabelecendo novos padrões de mercado. 

Em resumo, espaços comerciais inovadores não são apenas ativos valiosos para o seu negócio, mas plataformas para crescimento sustentável e inovação.

E a DCL nisso tudo?

Agora, trazendo isso para o nosso mundo, na DCL, estamos mais do que simplesmente atentos a essas tendências; estamos na linha de frente, transformando esses conceitos em realidade.

Nossos projetos, além de armazéns e galpões pensados para nossos clientes, estão focados em experiências e novas tendências de consumo. Por isso, as galerias DCL foram construídas visando sempre localizações estratégicas. Recentemente, finalizamos a reforma da Galeria Xaxim, que agora conta com um espaço moderno, prático e de fácil acesso para clientes e ainda conta com lojas disponíveis para locação. Além disso, iniciamos um projeto inovador, a construção de um Open Mall que ficará localizado na Rua Waldemar Loureiro Campos e está sendo pensado para acompanhar as mudanças do setor e levar a melhor experiência ao cliente.

Portanto, se você está em busca de um investimento voltado para o futuro, que tenha identidade e personalidade, considere a DCL ao tomar suas decisões. 

Quer investir em um endereço comercial inovador e lucrativo? 

Acesse nosso site, conheça nossas soluções e venha conversar conosco sobre o que temos preparado para você.

espaços flexíveis

Espaços flexíveis: adaptação que gera melhores resultados

|
Categorias: DCL

O mercado imobiliário, tanto comercial quanto residencial e industrial, está testemunhando uma crescente demanda por espaços flexíveis. Essa tendência é motivada pela necessidade de as empresas se adaptarem rapidamente às mudanças do mercado.

Os espaços flexíveis no varejo, com suas plantas adaptáveis, são valorizados por serem uma solução inovadora para negócios que visam otimizar sua operação e ampliar sua presença no mercado.

Continue conosco na leitura deste artigo e descubra as principais vantagens e dicas para escolher o imóvel certo.

O que são espaços flexíveis no varejo? 

Espaços flexíveis no varejo são imóveis comerciais projetados com plantas adaptáveis que podem ser facilmente configuradas para atender às diversas necessidades das empresas. 

Eles vão desde lojas pop-up, showrooms modulares e áreas de venda flexíveis.

Quais são as principais vantagens de imóveis com plantas flexíveis?

Adaptabilidade

Os imóveis flexíveis destacam-se pela capacidade de adaptação a diferentes necessidades empresariais, algo essencial em um mercado que está sempre em mudança.

Dessa forma, empresas podem expandir ou reduzir suas operações sem a necessidade de mudança para novos espaços, o que é particularmente útil em cenários de rápido crescimento ou em tempos de incerteza econômica.

Custo-benefício

A flexibilidade reduz significativamente os custos associados a mudanças físicas. A reconfiguração de um espaço, ao invés de uma mudança completa para um novo local, poupa gastos com aluguéis de novos espaços, custos com mudança e possíveis reformas em novos imóveis.

Atração de clientes

Espaços que se renovam periodicamente podem manter o interesse dos clientes, oferecendo-lhes sempre algo novo.

Isso é especialmente valioso no varejo, onde a capacidade de adaptar o layout da loja para diferentes campanhas ou sazonalidades pode influenciar diretamente as vendas.

4 dicas para escolher os melhores espaços flexíveis

Ao escolher os melhores imóveis com configurações flexíveis, você deve considerar alguns fatores que podem impactar não apenas a usabilidade do espaço, mas também seu potencial de valorização a longo prazo. Por isso, confira estas dicas e acerte na escolha.

Localização estratégica

A localização é um dos pilares na escolha de qualquer tipo de imóvel. Sendo assim, busque por áreas que ofereçam fácil acesso a vias principais, transporte público e serviços essenciais, como bancos, restaurantes e centros comerciais.

Uma loja com boas conexões de transporte, por exemplo, será mais atraente para os clientes finais. 

Verifique se você pode personalizar o imóvel

Imóveis que permitem personalizações e adaptações são os mais cobiçados. Afinal, os espaços podem ser facilmente transformados para atender às necessidades de diferentes negócios ou estilos de vida.

Imagine, por exemplo, um galpão logístico que pode ser convertido em um espaço de co-working com áreas designadas para escritórios privativos e, além disso, oferecer salas de reunião e espaços de convivência. Excelente, não é mesmo?

Analise se ele oferece a infraestrutura que você precisa

Avalie a infraestrutura disponível, incluindo instalações elétricas, hidráulicas, de telecomunicações e de segurança. Um imóvel com uma estrutura robusta e atualizada é mais adaptável a diversos usos.

Um imóvel comercial, por exemplo, com um sistema de climatização eficiente e rede de internet de alta velocidade é mais atraente para empresas de tecnologia. Sendo assim, na hora de escolher, analise qual atende melhor sua necessidade de infraestrutura.

Avalie o potencial de crescimento da área

Considere o potencial de desenvolvimento e valorização da região onde o imóvel está localizado. Áreas em fase de crescimento ou revitalização podem oferecer excelente retorno sobre o investimento.

Por que galpões logísticos são ótimas soluções em espaços flexíveis? 

Galpões são projetados para atender às diversas necessidades do setor logístico e industrial. Por isso, eles se adaptam facilmente a diferentes operações, como armazenamento, manufatura e centros de distribuição. A flexibilidade desses galpões pode ser avaliada considerando várias características:

Estrutura modular

A possibilidade de modificar o layout interno e a divisão de espaços permite que os galpões atendam às necessidades específicas de cada negócio, seja ampliando o espaço de armazenamento ou criando áreas dedicadas para produção e escritórios.

Altura

Galpões com pé-direito alto oferecem flexibilidade para a instalação de diferentes sistemas de porta pallets , explorando a armazenagem vertical, e, assim, maximizando o uso do espaço.

Acesso e infraestrutura

Portas de carga amplas, docas ajustáveis e ampla área de manobra facilitam a logística e o acesso de veículos de diferentes tamanhos. Além disso, instalações como energia elétrica de alta capacidade e sistemas de ventilação e iluminação natural adaptam-se a uma variedade de requisitos operacionais.

DCL: especialista em espaços flexíveis

Aqui, na DCL Real Estate, dedicamo-nos a entender e atender às necessidades de cada cliente, principalmente quando falamos de espaços flexíveis no varejo e na logística/industrial.

Entre outras soluções, oferecemos o modelo Build to Suit (BTS), que permite a criação de espaços considerando o que cada negócio precisa. Esse compromisso com soluções personalizadas e adaptáveis reflete nosso entendimento de que o mundo dos negócios está sempre em evolução, e a flexibilidade é chave para o sucesso.

Visite nosso site e veja as possibilidades que temos a oferecer.

Categorias