5G na indústria: o que muda com a chegada dessa nova tecnologia?

Finalmente, em 2022, o Brasil vai entrar na era do 5G. No fim de 2021, a Anatel realizou a licitação do novo padrão de tecnologia com muito mais velocidade e recursos que prometem transformar a forma como interagimos e fazemos negócios. Vale lembrar que o 5G não representa apenas uma internet mais rápida, ele vai muito além disso.
Além de downloads e uploads mais rápidos, a quinta geração da telefonia móvel irá ampliar a cobertura de redes móveis. Com isso, mais aparelhos terão acesso à internet ao mesmo tempo e sem precisar de fios. Especialistas no assunto apontam que o 5G é capaz de suportar, simultaneamente, mais de 1 milhão de aparelhos por quilômetro quadrado. Quer saber mais? Continue a leitura!
A transformação digital nas indústrias já é uma realidade e o 5G, sem sombra de dúvidas, faz parte dessa evolução. Mas o que ele traz de novidade? Quais avanços e mudanças podemos esperar?
Em primeiro lugar, esse novo padrão garante melhorias quantitativas e qualitativas no modo como usamos diversos aparelhos que dependem da internet para operar. Observe, em números, como a melhoria é real:
● Velocidade de pico do 4G: 1000 Mbps;
● Velocidade de pico do 5G: 20 Gbps — 20 vezes maior do que o 4G;
● Latência do 4G: 20 ms;
● Latência do 5G: 1 ms — 20 vezes menor do que o 4G.
O que se percebe é que teremos conexões mais rápidas, além de uma transmissão de dados mais eficiente e com menos atrasos. E o melhor é que não para por aí!
Por meio dele, as chamadas de videoconferência farão parte do cotidiano de milhares de pessoas, ajudando-as a se conectarem e a resolverem inúmeras demandas.

Já pensou em fazer reuniões rápidas e objetivas com seus fornecedores de maneira virtual? Além de economizar tempo, isso ajuda a superar os desafios da aquisição de insumos e melhora o relacionamento com os parceiros industriais. A tecnologia 5G também resolverá problemas que vão além da comunicação entre pessoas. Os setores portuários, e até mesmo o rodoviário, atualmente carecem de acompanhamento em tempo real com informações e painéis de visualização robustos e em nível granular de detalhes. Tudo isso se resolverá com o 5G, por ser uma solução viável economicamente e promoverá uma nova fronteira de transformação com a chegada dos sensores de internet das coisas integradas às suas redes.
Também precisamos destacar que o 5G tem um tempo de resposta de ferramentas e sistemas bem menor. Esse benefício faz com que aparelhos acionados a distância sejam mais ágeis. Com isso, ferramentas e equipamentos se tornam mais eficientes, confiáveis e produtivos.
Como vimos, o uso do 5G na automação industrial é uma tendência, e quando falamos de novas tecnologias, não temos tempo a perder. Afinal, a indústria sempre aproveitou todo o potencial dos recursos à sua disposição para evoluir. Portanto, é importante se manter atento às oportunidades e se preparar para que o seu negócio atinja um novo patamar de eficiência e produtividade.
Os reflexos da tecnologia 5G também serão muito sentidos no setor logístico. Isso envolve uma série de aplicações que vão facilitar a rotina de toda a cadeia: embarcadores, transportadores e motoristas. Alguns exemplos são o acompanhamento em tempo real de processos de carregamento e descarregamento, incluindo a análise da integridade da carga para embarcadores. Além disso, certamente haverá menos burocracia, com a adoção de processos mais digitais, equipamentos em nuvem, conectados 24 horas por dia, fornecendo informações e dados para um monitoramento de excelência. Muita novidade mesmo.
Nós, da DCL, sempre estamos atentos às novidades tecnológicas que possam otimizar negócios. Entendemos e enxergamos que evoluções como o 5G são mais do que necessárias quando as colocamos como uma oportunidade de fazer a empresa crescer através da melhoria dos seus processos. É nosso dever buscar por caminhos que nos permitam oferecer o melhor serviço para o consumidor final, e a tecnologia é uma das melhores ferramentas que temos hoje.