A tecnologia a favor do home office

O trabalho em casa foi estratégia adotada por 46% das empresas durante a pandemia, segundo a Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise Covid-19. O estudo elaborado pela Fundação Instituto de Administração (FIA) coletou, logo nos primeiros meses da crise, dados de 139 pequenas, médias e grandes empresas que atuam em todo o Brasil. Para garantir a segurança dos colaboradores da DCL Real Estate, a empresa optou pelo isolamento social e adotou o regime de home office ou trabalho remoto, assim como diversas organizações brasileiras. Trabalhar nesse novo formato foi, sem dúvida, uma novidade para muitos. Pesquisas apontam que seis em cada dez brasileiros foram incluídos ou aderiram a essa prática profissional. Segundo o diretor executivo da DCL, Adriano Bernardi, isso somente foi possível devido ao avanço da tecnologia e o aumento do comprometimento da equipe.

Transformação e modernização

Desde 2015, a DCL Real Estate vem investindo recursos na empresa com o objetivo de aumentar a eficiência em seus processos internos e, para isso, conta com a parceria da Guinux Inteligência em TI, empresa que tem ajudado a profissionalizar o ambiente de Tecnologia da Informação com as melhores soluções do mercado. Nesses cinco anos de implementações, a Guinux foi fundamental no processo de transformação e modernização. Com sua expertise forneceu as melhores soluções para a empresa, ambientes mais seguros e com excelência no atendimento. 

Tecnologia a nosso favor

A DCL Real Estate conta com unidades de negócios em Curitiba e Maringá (PR), e no início o desafio era ter mobilidade com a integração das ferramentas e centralização das informações. O Gerente de Controladoria & Finanças, Ismael Silva conta que em vários momentos enfrentaram problemas em virtude das informações descentralizadas, além de dificuldades, principalmente por parte dos gestores, em trabalhar remotamente. “Essa ausência de ineficiência na gestão e armazenamento das informações (pastas de trabalhos e documentos, por exemplo) aliada à falta de integração das ferramentas, levava à perda de controle, produtividade e consequentemente retrabalhos”, afirma. Para solucionar esse problema, foi implantado o G Suite e rapidamente os colaboradores se adaptaram aos novos tempos. Com o G Suite foi possível trabalhar remotamente e aumentar a produtividade da empresa, tornando os processos eficientes e melhorando a comunicação interna. “Com o G Suite e com a Guinux foi possível se preparar para novas tecnologias e remanejar todo o time para o trabalho home-office”, explica Adriano. “O G Suite nos ajudou muito na organização e padronização de processos e atividades da empresa. Nos adaptamos rapidamente e tivemos ótimos resultados. A mudança para as atividades home office foi fácil e tranquila no período da pandemia, não gerando nenhuma ruptura ou transtorno no desenvolvimento dos trabalhos”, finaliza o diretor executivo.  “A implantação do GSuite e ferramentas de TI, possibilitaram uma maior integração da equipe na execução de tarefas e atualização de informações de forma simultânea, compartilhando documentos onde todos podem se comunicar no mesmo instante. Com isso, tivemos grande redução de trocas de e-mails, revisões de documentos e retrabalho. O processo ficou muito mais rápido e assertivo”  afirma Janaina Oliveira, Gerente de Propriedades & Engenharia da DCL Real Estate.  Hoje a DCL conta com um pacote completo de aplicativos e soluções na nuvem de modo integrado ao computador, smartphone ou tablet. Os programas de gestão, elaboração e revisão permitem que os trabalhos colaborativos proporcionem maior agilidade no processo. As soluções do Google são consideradas uma das melhores e mais seguras do mundo em termos de tecnologia para as empresas. As soluções digitais estão sempre em transformação e se adaptando para facilitar a vida de quem as utiliza. Portanto, a nossa dica é: fique atento a todas as novidades que surgem para garantir o menor esforço e a maior produtividade da sua empresa ou equipe!]]>