Blockchain: tecnologia combate fraudes em processos logísticos

O blockchain é uma tecnologia que garante a segurança dos dados, evitando que sofram qualquer tipo de alteração. Como uma impressão digital, que permanece sempre a mesma. Atualmente, ela é bastante usada no setor financeiro (surgiu ligada às criptomoedas), trata-se de um sistema que impede qualquer tipo de fraude. O que pouca gente sabe é que as aplicações do blockchain vão muito além disso e estão sendo usadas para a emissão de certificados de compensação ambiental e contratos inteligentes, por exemplo.
A eureciclo, por exemplo, é a maior certificadora de logística reversa de embalagens do Brasil e utiliza o blockchain e a Inteligência Artificial desde 2019 para tornar os processos de reciclagem mais confiáveis e transparentes, beneficiando todos aqueles que fazem parte dessa cadeia.
A tecnologia é utilizada pela empresa com o objetivo de comprovar que as embalagens passam, de fato, por todo o ciclo e voltam para a indústria após recicladas. Além disso, impede que a mesma tonelada de material reciclada por uma cooperativa seja vendida mais de uma vez. Por meio desse sistema, a eureciclo conseguiu garantir, desde a sua fundação, a compensação de mais de 214 mil toneladas de resíduos pós-consumo e a remuneração de operadores e cooperativas ultrapassou R$11 milhões.
No Brasil, ainda existem bloqueios quando o assunto é blockchain devido ao pouco conhecimento sobre a tecnologia. Para Elcio Ferreira, CTO da eureciclo, um dos principais desafios para a implementação mais democrática da prática no setor de logística reversa de embalagens é: tanto o conhecimento dos benefícios que a tecnologia pode trazer em termos de segurança e confiabilidade das transações comerciais quanto disponibilidade de investimento na infraestrutura necessária para esta rede, seja por parte de operadores seja por outras entidades certificadoras, e mão de obra qualificada para o desenvolvimento e manutenção das integrações entre sistemas e as redes de blockchain.
Mas você pode estar se perguntando: afinal, como esse processo é validado? Para que essa certificação aconteça, a plataforma faz diversas verificações de segurança. Algoritmos complexos conferem a origem e o destino em toda cadeia, a capacidade dos operadores e a checagem de não duplicidade de massa nas declarações de notas fiscais, tornando as informações confiáveis e prontas para serem incluídas na eureciclo. “É a tecnologia que evita fraudes e garante que não há greenwashing”, afirma o CTO.
Por fim, podemos afirmar que a tecnologia que temos disponível hoje em dia deixa de ser uma simples ferramenta e passa a ser uma aliada dos processos logísticos. Unir inovações, plataformas e funcionalidades tecnológicas é permitir que diferentes áreas, como a da reciclagem, beneficiem-se e evoluam aos mais altos níveis de segurança. Aqui na DCL estamos sempre preocupados em oferecer processos mais eficazes e seguros aos nossos clientes/parceiros, com o objetivo de antecipar soluções inovadoras, pois assim todos os envolvidos saem ganhando em performance e melhoria nos resultados da empresa.
Venha conhecer a DCL e as oportunidades de negócio disponíveis em nosso portfólio: (41) 99235-9570 / (41) 99235-9540.