Como a Internet das Coisas pode revolucionar a logística

O potencial de conexão apresentado pela Internet das Coisas é uma tendência que está cada dia mais próxima da realidade. Ela propõe que objetos do dia a dia, como eletrodomésticos e carros, estejam conectados à internet e, a partir dessa conexão, tornem-se dinâmicos e capazes de realizar atividades além de suas funções básicas.

De acordo com o relatório de tendências do DHL, até 2020 é estimado que mais de 50 bilhões de objetos estejam conectados à internet. Para o setor logístico, a Internet das Coisas apresenta uma oportunidade de ganhos de até 1,9 trilhão de dólares.

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A Internet das Coisas torna os objetos conectados em participantes ativos nos processos de logística. Eles podem enviar, receber, processar e armazenar informações dos sistemas utilizados pelas empresas para gerenciar estoques e processos de frete, o que dá mais agilidade e confiança nas operações.

As novas funções estão em diversos pontos da cadeia de processos logísticos, desde controle de estoque nos pallets a inovações nos sistemas de entregas. Além disso, a Internet das Coisas também atuará na prevenção de acidentes e dará mais segurança aos trabalhadores. Veículos conectados, como caminhões ou carros de entrega, serão capazes de diagnosticar problemas na própria estrutura e até mesmo cansaço de motoristas, sugerindo pausas e outras ações para evitar acidentes.

Outras oportunidades que a Internet das Coisas oferece para a logística são:

  • Maior transparência, rastreamento e confiança nas operações logísticas;
  • Maior eficiência operacional e redução de custos;
  • Monitoramento em tempo real dos itens, que pode melhorar a qualidade do serviço, prevenir roubos, extravios e estragos nas mercadorias;
  • Criação de serviços de entrega mais dinâmicos e customizados para os consumidores.

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