Crescimento no setor de franquias

Crescimento no Setor de Franquias

O setor de franquias apresentou um crescimento de 12,6% comparado ao último trimestre de 2021. Isso demonstra uma melhora na performance – o setor não apenas se recuperou do período pandêmico, mas também dá sinais de retomada do crescimento.

É uma excelente notícia para quem opera no varejo como nós, da DCL Real Estate. O Shopping Cidade Maringá, nossa unidade de negócios, sentiu essa recuperação. Com ações diferenciadas e um portfólio completo de mix de lojas, está atraindo novas marcas.

Temos muito orgulho de já contar com algumas marcas aparecendo no ranking divulgado pela ABF – Associação Brasileira de Franchising – como as top 50 (em número de unidades). Por exemplo, Cacau Show (1), O Boticário (2) e McDonald´s (3) já estão com a gente. Mas fica o convite para novas operações conhecerem nosso negócio.

No ranking é possível encontrar também as dez maiores microfranquias, considerando pontos físicos, franquias digitais, home based, unidades móveis e outros (por número de unidades). As três primeiras microfranquias do ranking são: Gazin Semijoias, Prudential e Kumon.

Cada unidade de franquia gera, em média, 9 empregos diretos. Por esse e outros motivos fazemos parte de um segmento muito importante para a economia brasileira. Conforme a análise apresentada no relatório, as marcas que compõem o ranking das 50 maiores franquias de 2022 juntas somam 50.921 operações, sendo que em 2021 somavam 48.040, o que representa um crescimento de 6%. A média de tempo de operação das integrantes das 50 maiores franquias é de 20 anos, já a de integrantes do ranking de microfranquias é de 10 anos (considerando Kumon), e de 7 anos considerando as demais.

Vamos nessa, rumo a um cenário bastante otimista em 2023!