Entenda como a inteligência artificial está relacionada às tendências de mercado

Selecionamos alguns exemplos para mostrar como a inteligência artificial (IA) está impactando os negócios nos setores logístico e de varejo. Olha só!

Assistentes virtuais – Crescimento no número de assistentes virtuais e chatbots – tendências já utilizadas por bancos e companhias de seguros. Em 2020, os consumidores poderão notar esse aumento e, provavelmente não perceberão a diferença entre interagir com um robô ou uma pessoa.

Força de trabalho – A inteligência artificial será bastante positiva para a força de trabalho. Todo um novo mercado de empregos baseados nessa tecnologia deve emergir e isso não será, ainda, suficiente para substituir de forma significativa a mão de obra humana. No entanto, à medida em que os sistemas de IA forem se automatizando, cada vez mais os empregos tradicionais serão um grande desafio.

Manufatura – As empresas desse setor deverão utilizar a IA em pelo menos uma parte de sua cadeia de valor. Podem ser aplicações em logística, desenvolvimento ou manutenção.

Linhas de montagem – Os profissionais de linhas de montagem terão cada vez mais robôs como colegas de trabalho em seus processos. Essa geração emergente de máquinas autônomas será capaz de ver, tocar e colaborar de forma segura com os humanos e deverá assumir a maior parte da carga de trabalho da montagem como tarefas rotineiras.

Invisibilidade – À medida em que dependemos cada vez mais da IA para algumas tarefas, mais ela se tornará familiar como outras tantas tecnologias com as quais interagimos todos os dias. Essa dependência tornará o processo de integração cada vez mais “natural”.

Um exemplo desse cenário é o robô criado pela Boston Dynamics empilhando caixas e, mais caixas em um armazém. A empresa explica que este robô foi feito para trabalhos logísticos e tem um sistema de visão embutido que rastreia marcações, permitindo a identificação de cada caixa.

Outro exemplo é Moby Mart, uma combinação de tecnologia e inteligência artificial, criado pela Weelys, que resolveu inovar com um supermercado móvel, 24 horas, que funciona sem nenhum humano, apenas com robôs!

As mudanças nos hábitos de consumo e as tendências de mercado impactam diretamente nos setores logístico e de varejo. Portanto, é necessário contar com armazenamento e infraestrutura eficiente, estar localizado em uma área com grande circulação, contar com amplo espaço para carga e descarga de produtos e mercadorias entre outras diversas coisas.

Como a tecnologia e a inteligência artificial estão influenciando nos seus negócios? Conta pra gente!

]]>