Apesar de a inteligência artificial já fazer parte do nosso dia a dia, o seu alcance é muito mais amplo, eficiente e diversificado do que podemos imaginar. Atualmente, a IA oferece, por exemplo, soluções eficientes e lucrativas para o setor varejista.
Sabendo disso, criamos este artigo com informações importantes sobre o uso e os benefícios significativos que a IA proporciona tanto para clientes quanto para as organizações. Continue a ler e veja como essa tecnologia pode mudar seus resultados.
Soluções, ferramentas e benefícios da IA no varejo
O uso de inteligência artificial, big data e automação de processos pode solucionar diversos problemas e melhorar a eficiência das operações do varejo. Conheça algumas dessas soluções e faça uma transformação digital em sua empresa.
1. Armazenar o histórico dos produtos
Softwares de gestão podem armazenar informações sobre as compras que cada cliente faz em sua loja física ou e-commerce, e fornecem informações que te ajudam a compreender um determinado padrão de comportamento ou problema, permitindo que aplique ações corretivas.
2. Otimizar processos de compra
Com softwares de gestão, é possível utilizar a IA para analisar situações externas e comportamentos recorrentes para fazer previsões, por exemplo, sobre qual será o volume de vendas de um determinado produto nos próximos 2 meses.
Com isso, você consegue otimizar seus processos de compra, giro de estoque, investimentos e evitar problemas de gestão e reposição.
3. Fazer a gestão do estoque
Se você já sofreu com a ausência de produtos no estoque, nas lojas ou em gôndolas e, consequentemente, com a queda de vendas, a IA oferece métodos e softwares inteligentes para gestão de estoque que podem evitar esses problemas.
Através deles é possível fazer um monitoramento consistente para identificar tendências e padrões de consumo dos clientes, como a recorrência nas vendas de um determinado produto na cadeia de lojas.
Assim, é possível usar a IA para fazer uma gestão de estoques eficiente e garantir a distribuição de acordo com as necessidades e potencial de cada uma.
4. Conhecer o comportamento dos consumidores
Como você deve ter percebido, a inteligência artificial utiliza softwares e outras soluções para aprender com o comportamento de seu cliente. Isso é conhecido como machine learning, ou aprendizado de máquina, uma solução oferecida pela IA que vem sendo muito usada no varejo.
Além de prever o que você precisa ter em estoque, ela compreende estatisticamente o que deve ser oferecido nas próximas compras. Isso significa que seus vendedores podem se antecipar e oferecer algo de valor real e que tenha maiores chances de venda em cada PDV.
5. Automatizar processos
Além de reduzir o número de erros, você pode usar a automação de processos para reduzir a realização de tarefas manuais, repetitivas e cansativas. Dessa forma, tendo uma melhor gestão do tempo, será possível focar em ações estratégicas e que potencializam os resultados da organização.
6. Reduzir custos e burocracia
A IA usa algoritmos inteligentes para fornecer insights poderosos para a criação de novos produtos. Além disso, auxilia na prestação de serviços, atendimentos e oportunidades do mercado.
A partir dessas análises de dados, é possível reduzir custos e eliminar processos burocráticos.
Você conhece o Google Discovery IA?
O Discovery IA foi lançado em janeiro de 2023 com o objetivo de auxiliar o setor varejista a oferecer uma experiência mais personalizada nas recomendações e resultados de pesquisas feitas no Google.
Portanto, sua proposta é reduzir o abandono das buscas nas pesquisas, oferecendo experiências de compra mais fáceis e simples para aumentar as conversões.
Como o Google Discovery IA faz isso?
Os recursos e soluções oferecidos pelo Google Cloud voltados para o varejo baseados em IA e machine learning, são chamadas de Discovery AI for retail. A intenção é proporcionar melhora significativa na navegação do cliente, que poderá fazer buscas através de imagens e obter resultados mais satisfatórios e interessantes que os anteriores.
Ao invés de receber resultados interessantes para o negócio, o cliente receberá resultados relevantes para ele, com base em seus dados de navegação e comportamento de compra. Além disso, essa experiência será mais dinâmica, o que pode aumentar as chances de venda.
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