Logística reversa: benefícios para a sociedade e o meio ambiente

Logística reversa: benefícios para a sociedade e o meio ambiente

A sustentabilidade do planeta e a necessidade de pensar nas ações que minimizam os impactos da indústria mundial no meio ambiente são temas que já fazem parte da agenda de demanda dos consumidores e, consequentemente, das marcas que têm compromisso socioambiental e estão atentas às exigências do mercado. Nesse contexto, as empresas precisam encontrar soluções para evitar o descarte inadequado de resíduos sólidos relacionados ao seu negócio, ou seja, planejar e executar ações que viabilizem a coleta e a restituição desses resíduos pós-consumo para serem reaproveitados em seu próprio ciclo produtivo ou em novos ciclos. É a chamada logística reversa, conceito que surgiu nos anos 90 e faz parte da economia circular.

Benefícios ambientais e sociais

São vários benefícios proporcionados pela logística reversa, como destinação ambientalmente correta dos produtos após seu consumo, o que reflete na preservação do meio-ambiente, redução dos lixões, redução de custos na gestão pública de resíduos sólidos, proteção da saúde pública, diminuição do consumo de matérias-primas e recursos não renováveis. Além disso, há vantagens sociais por meio da geração de empregos na coleta, transporte e reciclagem dos materiais.

Certificações e legislações

Mais do que uma tendência, a logística reversa também faz parte de certificações emitidas por órgãos fiscalizadores, como o ISO 14000, composto por normas e diretrizes referentes à gestão ambiental, e legislações, como a Lei nº 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Para atender as exigências é preciso adequar processos produtivos, investir em tecnologia e reduzir o consumo de matérias-primas virgens, energia e custos para aproveitar da melhor maneira possível os materiais que são reinseridos na cadeia produtiva.

Etapas da logística reversa

A logística reversa inclui etapas, como:

  • Divulgar para os consumidores que os produtos devem ser descartados corretamente após o fim de sua vida útil;
  • Recepção e transporte dos insumos;
  • Reinserção em ciclos produtivos.

As empresas podem contar com a ajuda de prestadores de serviço de logística reversa para otimizar o processo.

Para saber mais sobre as tendências do setor logístico para 2023, como inteligência artificial, last mile, logística verde, aplicativos e sistema de tracking, leia o texto 5 tendências logísticas para 2023.