Open mall: oportunidades para o comércio e facilidades para os clientes

Open mall: oportunidades para o comércio e facilidades para os clientes

Diretamente dos anos 80, precisamente nos Estados Unidos, o modelo de comércio open mall também conhecido como strip mall e strip center que quer dizer “shopping aberto”, “shopping em faixa” ou “shopping em tiras”, surgiu como um novo conceito para os consumidores que buscavam um ambiente mais próximo à natureza com luz natural, ventilação e áreas verdes. Em sua essência, todos esses nomes representam um conjunto de estabelecimentos com lojas uma ao lado da outra que oferecem variedade de produtos e serviços.

Uma tendência para ficarmos de olho

O estilo de vida atual e as mudanças populacionais vem transformando a maneira como as pessoas vivem e também os locais onde realizam as suas compras. Como consequência, centros comerciais mais próximos das residências ou locais de trabalho vem ganhando cada vez mais espaço. E, justamente por esse motivo, os open malls são uma tendência que vem se espalhando pelo Brasil e se apresentando como uma opção que traz facilidades para o dia a dia. Geralmente, eles são construídos em bairros residenciais próximos a um grande fluxo de pessoas, se tornando ótimas opções para os clientes que estão em busca de fazer uma compra rápida quando estão no caminho de volta para casa, por exemplo. Os principais segmentos que se destacam em open malls são os de conveniência, serviços e alimentação. Além disso, ainda é possível encontrar livrarias, salão de beleza, lanchonetes, floriculturas, pet shops, docerias, cafeterias e até um pequeno supermercado.

Uma entre as muitas vantagens dos open malls é que não existe a necessidade de marcas âncoras como acontecem com os shoppings centers, pois todas elas desempenham papel de âncora pela necessidade e conveniência que oferecem. Outras vantagens  oferecidas por esse modelo de empreendimento são similares às de um shopping center como segurança, limpeza, manutenção, gestão profissional e o melhor: tudo isso com uma taxa de condomínio menor que a dos shoppings tradicionais e com uma dinâmica de loja de rua. Também é importante lembrar que o consumidor desse tipo de empreendimento e dos shoppings convencionais é o mesmo, apenas em momentos de consumo diferente. Ou seja, no primeiro caso o cliente irá gastar de 15 a 30 minutos, já o cliente que escolher ir ao  shopping center vai com o objetivo de ter entretenimento e lazer, não para apenas fazer compras rápidas.

Por fim, os open malls não facilitam apenas a vida dos consumidores, mas também são excelentes opções para empreendedores. As lojas ali instaladas, na maioria das vezes, são pequenas ou médias e devem trabalhar em conjunto para a melhor experiência de todos os envolvidos.

Estamos atentos a esse nicho de mercado!


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