Fundação Dom Cabral

Plataforma melhora planejamento do transporte do Brasil

Na última quinta-feira (21), a Fundação Dom Cabral (FDC) lançou a Plataforma de Infraestrutura e Logística de Transportes (Pilt), durante um evento em São Paulo. Com o uso de big data analytics, o sistema é capaz de fazer diagnósticos, análises e projetos para a infraestrutura do transporte nacional. A plataforma utiliza dados de diversos órgãos, como o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o Ministério dos Transportes, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Empresa de Planejamento e Logística (EPL). O objetivo é desenvolver estudos georreferenciados e simulações multivariadas, democratizando a informação e possibilitando o planejamento a longo prazo de projetos estruturados da rede multimodal de transportes.

No lançamento da Pilt, a FDC apresentou um diagnóstico da logística no Brasil, tendo como horizonte o ano de 2035. De acordo com a análise, o país ainda será altamente dependente do modal rodoviário, com mais de 50% das cargas sendo transportadas por caminhões. As ferrovias (30,5%), hidrovias (16,1%) e dutovias (3,1%) serão responsáveis pelo restante. Os percentuais são praticamente os mesmos de hoje e por isso é considerado fundamental fazer um planejamento robusto para a logística brasileira.

A Pilt é uma iniciativa do Núcleo de Logística, Supply Chain e Infraestrutura da FDC, que garante o rigor técnico, imparcialidade e transparência do sistema. Qualquer pessoa pode ter acesso às informações e metodologias utilizadas nos estudos, já que a plataforma fica hospedada no site da fundação.

]]>