• 41 99235-9570 / 41 99235-9540
  • 41 3324-3235
Clique aqui e
confira nossas oportunidades

O potencial econômico de Santa Catarina

No início da crise econômica gerada pela pandemia em março do ano passado, as previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI) diziam que os países teriam uma queda anual de cerca de 10%.

Contrariando a provisão, o nível de atividade em Santa Catarina surpreendeu positivamente e encerrou 2020 com uma queda de apenas 0,9% frente ao ano anterior, segundo a prévia do PIB (Produto Interno Bruto) calculada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável (SDE).

Setores apresentaram crescimento em 2020

Entre os setores que mais impactaram positivamente no resultado da prévia do PIB estão a agropecuária com um crescimento de 2,6% e a construção civil com uma alta de 10,4%, segundo o estudo realizado pelo economista Paulo Zoldan.

Em seguida, aparecem o setor de aparelhos e materiais elétricos com uma alta de 8,5%, máquinas e equipamentos (6,7%), produtos de borracha e plástico (3,3%), papel e celulose (1,4%).

Setor industrial enxerga 2021 com otimismo

Um estudo divulgado pela Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina)  demonstrou que o setor está otimista para o cenário de 2021.

Depois de uma queda de 4,4% na produção industrial no ano passado, o resultado positivo na arrecadação de tributos em janeiro, a geração de 53.050 novos empregos formais, crescimento de 18% da produção industrial e  a abertura de 115.074 novas empresas são sinais claros de retomada econômica.

Os 18% registrados foram alcançados, principalmente pela indústria pesada e têxtil. Destaque também para os setores de fabricação de máquinas e equipamentos (32,5%), metalurgia (27,2%), confecção de artigos do vestuário e acessórios (23,7%), produtos têxteis (19,7%), e fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (19,2%).

Com a alta, a indústria do estado chegou ao maior índice de base fixa desde janeiro de 2011, o que significa que o setor está em seu melhor momento – maior produção – dos últimos 10 anos.

Varejo se amplia

E a indústria não foi o único setor que apresentou números positivos. O volume de vendas do varejo cresceu 0,5% em janeiro em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com os dados divulgados pelo IBGE.

Nos últimos 12 meses, o setor acumula uma expansão de 5,7% mesmo em período de crise econômica.

Já em relação ao faturamento também houve alta. Hipermercados e supermercados viram um aumento de 19,7% e eletrodomésticos 7,8%. Em relação aos materiais de construção, houve alta no volume de vendas (+13%) e na receita (+26,7%). 

Oportunidades

E a DCL, que sempre acreditou no potencial econômico do estado, disponibiliza de um empreendimento que potencializará ainda mais a retomada econômica do estado; o Corporate Itajaí.

O Corporate Itajaí é um prédio corporativo construído em 2006 e localizado próximo ao Contorno Sul de Itajaí (SC). O Imóvel pode ser comprado ou alugado por completo, assim como alugado por pavimentos a partir de 1.757 m², entre área privativa (1.218m²) e área comum (540 m²).

Ideal para médias e grandes empresas, independente do segmento de atuação, o imóvel é excelente para aqueles que atuam com importação e exportação por conta  da localização privilegiada.

Com uma infraestrutura completa, o prédio conta com 2 elevadores, 115 vagas de estacionamento, amplas salas de reuniões, auditório, recepção, cantina e restaurante com capacidade para 150 pessoas.

Faça parte da retomada e expansão econômica do estado de Santa Catarina. Entre em contato.

 

 

Comentários

comentários

Fique por dentro das nossas oportunidades.

Cadastre-se e receba nossas newsletters.