Robôs e Inteligência Artificial são tendências para o varejo, e-commerce e indústria em 2023

Já não é mais novidade que a automação de atividades por meio de robôs (RPA) e a Inteligência Artificial vieram para ficar e são grandes tendências para o varejo, o e-commerce e as indústrias. Em uma pesquisa realizada pela EY e BotCit, 66% das empresas pretendem aumentar o investimento em RPA para ganhar escala. E não é por acaso que essas tecnologias ganharam espaço e estão em evidência. O uso combinado de RPA e Inteligência Artificial possibilita a utilização de soluções como ChatGPT e GitHub Copilot, tornando possível automatizar processos mais complexos que envolvem interações humanas ou grandes volumes de dados. Ou seja, a empresa que investir em automação ganha tempo e recursos humanos para investir em estratégias, e ainda pode ter todas as vantagens geradas pela RPA.

Por falar nisso, tocamos em um ponto que gera bastante preocupação: robôs e humanos. Mais robôs significa diminuir a mão de obra humana?,Não necessariamente já que entre os principais objetivos da automação, como falei lá no início, é poder liberar o maior número de pessoas para as atividades estratégicas, desenvolvimento, pesquisa,  e assim aumentar a produtividade da equipe. Além disso, a RPA busca melhorar a experiência dos clientes, evitar erros críticos, fraudes e ganhar eficiência de escala. Mas, para isso, vale lembrar que será necessário cada vez mais na capacitação técnica das pessoas para que o RPA possa ter êxito e sucesso.  

A pesquisa da EY e BotCit também trouxe as principais tendências para a automação em 2023, a seguir vamos conferir algumas delas!

Em primeiro lugar, podemos dizer que a RPA caminha a cada dia para deixar de ser uma tendência e ser uma realidade cotidiana de empresas que querem crescer e se manter vivas no mercado cada vez mais competitivo. Hoje, a tecnologia ganha cada vez mais espaço e já se tornou uma prioridade nas estratégias e investimentos das empresas.

Ao ganhar prioridade estratégica, alcançando mais áreas e processos críticos nas empresas, as soluções precisam ser desenhadas para maior escalabilidade e segurança. Além disso, a implantação de estratégias relacionadas à infraestrutura, somada a processos automatizados cada vez mais sofisticados, requer colaboradores cada vez mais qualificados.

Como dito anteriormente, a crescente complexidade técnica em RPA necessita de uma equipe qualificada e que os projetos de automação sejam tratados de uma forma diferente, como “projetos de software”: com requisitos, validações e testes, regras, integrações e sustentação. 

Dentro das empresas, a hiperautomação vem sendo vista de uma forma mais ampla, envolvendo também RPA, Machine Learning, Processamento de Documentos e integração com plataformas de BPM (Business Process Management). Nesse cenário de maior complexidade técnica das automações, estamos acompanhando uma mudança para uma 2ª geração de RPA focada em Python, que atualmente tornou-se a linguagem mais utilizada globalmente.

Agora, uma vez que diferentes áreas passam a utilizar a automação cada vez com mais efetividade, com maior complexidade e implementadas em processos críticos, é essencial ter alternativas para obter governança sobre o shadow IT, assim como guidelines e ferramentas para orquestração e gestão dessas automações.

Todo esse dinamismo de demandas e das condições competitivas exigem arquiteturas modernas para automação de processos, proporcionando alocação dinâmica de recursos computacionais para ganho de escala, redução do tempo de execução e um modelo de custo mais otimizado de acordo com o uso.

Atualmente, muitos líderes estão optando por utilizar mais de uma ferramenta de automação, segmentando módulos e considerando as opções mais adequadas para cada especialidade, criando assim uma arquitetura multiplataforma. Um ambiente como esse evita que a empresa fique presa a uma tecnologia, aumenta o poder de negociação na aquisição de licenças, reduz custos e proporciona melhores soluções para cada caso.

Por fim, a Inteligência Artificial junto a RPA, trazem muito mais produtividade no desenvolvimento e flexibilidade para as automações. Sendo assim, soluções como ChatGPT são capazes de gerar códigos automaticamente utilizando tecnologias abertas, que vão aumentar a produtividade de equipes responsáveis por desenvolver soluções para a empresa.

As empresas que usam Inteligência Artificial e RPA estão vendo melhorias significativas em suas operações. Já parou para pensar nos benefícios que a automação pode trazer para o seu negócio? É claro que serão necessários alguns investimentos, mudanças e adaptações, mas já conseguimos perceber que agregar tecnologias ao dia a dia de uma empresa sem abrir mão da capacidade humana nos trará resultados que até então não seriam possíveis.