Setor atacadista distribuidor cresce 9,9% em maio

O setor atacadista distribuidor, que possui um faturamento anual de R$ 250,5 bilhões, está com expectativas de melhorias. Segundo pesquisa Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (ABAD), apurada pela Fundação Instituto de Administração (FIA), o faturamento do setor, em termos reais, cresceu 9,9% em maio em relação a abril. Na comparação com o mesmo mês de 2016, a alta foi de +0,84%.

“Depois de alguns meses negativos, começamos a vislumbrar a retomada econômica a partir da melhora de alguns indicadores, principalmente inflação, taxa de juros e desemprego. Infelizmente, contudo, a interferência do cenário político é grande na economia real e as constantes reviravoltas inspiram cautela e dificultam as previsões”, afirma o presidente da ABAD, Emerson Luiz Destro.

O segmento responde por 95% do abastecimento dos varejos tradicionais e dos pequenos mercados, 85% do abastecimento de bares e 45% do que é fornecido aos varejos de farma-cosméticos. A Região Sudeste corresponde a 38% do faturamento do setor, seguida em importância pelo Nordeste (25%), pelo Sul (17%), pelo Centro-Oeste (12%) e pelo Norte do país (8%).

]]>