Tecnologia no Varejo

Tecnologia: otimiza processos e gera lucros para o varejo

Uma das únicas certezas que temos quando falamos em varejo é que cada vez mais precisaremos da tecnologia para melhorarmos processos e, consequentemente, termos mais lucro. Além disso, podemos considerar que esta é a “era dos clientes”, já que o acesso à informação criou uma geração de consumidores criteriosos. Por isso, otimizar os processos da empresa tornou-se a melhor opção para o crescimento de negócios.

Sabemos que é um grande desafio para o varejista organizar todas as tarefas relacionadas à gestão do negócio. Coordenar as atividades da sua equipe, desenvolver e executar a estratégia correta de exposição no ponto de venda, combater a ruptura, minimizar filas, e, ao mesmo tempo, definir preços, prazos e estratégia com os fornecedores, além de acompanhar as tendências, exige muito do empresário. Diante de um público tão exigente e de tantos desafios, como chamar a atenção para os diferenciais competitivos do seu varejo? A solução também tem a ver com a tecnologia.

Dentro do mercado financeiro, a margem de lucro no varejo é uma das menores, com isso, conseguir otimizar os processos, reduzir custos com folha de pagamento e usar o tempo dos colaboradores da melhor maneira possível é um grande desafio, mas, quando bem-sucedido, traz um ótimo retorno para a empresa. Atualmente, já existem tecnologias no mercado que permite a centralização de informações e automatização dos processos, permitindo, assim, que um maior número de atividades seja concluído em um espaço curto de tempo.

Hoje você já pode contar, por exemplo, com soluções para a cadeia de suprimentos do varejo, conhecidas como “quebradores de rupturas”. Essas tecnologias funcionam em tempo real para a operação física do varejo. Entre os seus benefícios podemos citar: auxílio na automatização de processos, como recebimento de mercadorias, movimentação de estoque, controles de validade, auditorias de presença, etiquetas e controle de rupturas.

Outra solução é o PLM (Product Lifecycle Management), o sistema gerencia os processos e informações relacionadas às atividades dos times de marketing, P&D, merchandising, vendas, gestão estratégica, compras, entre outros, até a chegada do produto ao PDV. O que permite melhor visibilidade para tomada de decisão, melhor colaboração interna e com fornecedores, agilidade nos processos, desenvolvimento de produtos de marca própria em tempo recorde, e garantia de cumprimento às normas regulatórias. Entre os benefícios estão a redução de custos e de tempo de introdução de produtos no mercado, padronização de processos, aumento de produtividade, otimização e garantia das margens.

Tecnologia auxiliando no varejo

Por fim, podemos dizer que o empresário que pretende reduzir custos dentro da empresa deve focar em produtividade. Muitas vezes, a melhor opção para diminuir os custos não é cortar serviços ou demitir funcionários, mas rever o processo produtivo da empresa e investir em tecnologias que auxiliarão todos os envolvidos a terem uma maior produtividade.