Varejo: 6 tendências de pagamento para 2022

Após o Pix, 2022 trará uma onda de transformação digital para a classe do varejo Com o grande crescimento das compras on-line nos últimos anos, alguns comportamentos dos brasileiros também mudaram. A digitalização e uma melhor experiência de compras é o que irá determinar quem sai na frente no setor tão competitivo que é o comércio. De acordo com o Relatório de Varejo 2021 da Adyen, empresa global de tecnologia de pagamentos, por exemplo, 90% dos entrevistados afirmaram que não voltam a comprar de marcas se tiverem vivido uma experiência ruim na loja física ou on-line.  Parte dessa experiência para o consumidor está na hora de pagar. Ele agora está menos tolerante a problemas, o que pode aumentar a sua desistência, caso não tenha um serviço ágil e fácil a sua disposição. Não é à toa que o Pix ganhou espaço e fez sucesso. Em 2022 teremos uma segunda onda de transformações digitais, impactando uma classe totalmente nova de setores. Varejo: tendências de pagamento

Pix é essencial

O Pix, sistema de transferências e pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central, já é usado por 70% das pessoas e aprovado por 85% dos consumidores. Entre novembro de 2020 e novembro de 2021, foram registradas mais de 1,2 bilhão de transações. Em 2022, a tendência é que o método Pix ganhe ainda mais aderência da população. Sendo assim, os varejistas que não incluírem o Pix como meio de pagamento poderão perder vendas e clientes.  

Seja Omnichannel

Vender em diferentes canais (loja física, aplicativo e site), também chamado de omnichannel (ou multicanalidade), é uma realidade que chegou para ficar. Segundo a pesquisa da Adyen, 71% das pessoas disseram que seriam mais leais a um varejista que lhes permitisse comprar on-line e fazer devolução na loja, por exemplo. Ou seja, os clientes querem uma experiência de compras ágil e sem barreiras. Para isso será preciso realizar uma integração entre os ambientes digital e físico.  

Unificar o mercado é preciso

O comércio unificado integra os dados gerados nesses canais (site, app e loja física). Assim, os consumidores têm seus dados centralizados em um único sistema, o que facilita eventuais trocas em loja de produtos adquiridos no e-commerce, e vice-versa. Além disso, com essa tecnologia, os varejistas também conseguem aceitar pagamentos em diferentes canais, tomando decisões baseadas em dados.  

Personalização como ferramenta de fidelização

Personalização será o grande diferencial em 2022 para impulsionar a fidelização dos clientes. Tecnologias de pagamentos que permitem obter informações sobre os clientes são grandes aliadas. Mas é importante que todos os dados de pagamentos sejam coletados em um só lugar, para que fique fácil cruzar informações e tirar dali dicas valiosas. Por isso, uma plataforma de pagamentos unificada será a chave para alcançar uma visão total do cliente.  

Comércio social

O chamado comércio social irá crescer à medida que lojas on-line e físicas se misturem cada vez mais. Comprar deixou de ser uma atividade separada e tornou-se algo intuitivo, que pode ser feito até de forma mais passiva. Essas mudanças ficam totalmente aparentes nas redes sociais, onde, graças ao avanço da tecnologia, Facebook e Instagram se tornaram canais de venda. A tecnologia de pagamentos terá um papel essencial por tornar real experiências como essas, fáceis para usuários B2B (para empresas) e B2C (consumidor final).  

Livestream e-commerce

Com certeza você já ouviu falar sobre as “lives”. Pois, então, agora elas também se tornaram canais de vendas. Há pouco tempo, TikTok e Kwai, aplicativos de compartilhamento de vídeo, realizaram eventos em que os usuários compraram seus produtos diretamente na plataforma. Essa é uma tendência que veio da China e tem tido grande sucesso por lá. Grandes varejistas brasileiros já começaram seus testes com o live commerce. Esteja preparado para mais essa novidade!   Acompanhar essas tendências interessa não apenas a grandes empresas, mas também aos pequenos comerciantes. Trazer essas novas tecnologias para o seu negócio ajudará você a expandir os limites do varejo e interagir com os consumidores de forma mais eficaz e aumentar as vendas. Bons negócios a você!]]>

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