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Varejo em crescimento: confira as projeções para os próximos meses

De acordo com o Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IAV-IDV), há uma projeção de crescimento real para vendas do varejo nos próximos meses. 

Confira as previsões de crescimento nominal geral e as expectativas para cada setor.

Qual foi a previsão para o varejo em janeiro de 2023?

Segundo os últimos dados apresentados pelo IAV-IDV, o mês de janeiro de 2023 tem uma previsão de crescimento nominal de 6,1% nas vendas, quando comparado aos mesmos períodos de 2022. 

Apesar de ser uma previsão positiva, ela está abaixo do que foi observado nos meses de janeiro dos dois últimos anos. Esse valor está 2,1% acima do que foi previsto em dezembro do ano passado e, quando descontamos o IPCA, o mês de janeiro deste ano apresentou um crescimento real de 0,3%

Quando ocorreu o último crescimento real do varejo?

O último crescimento real aconteceu em abril de 2022. Depois dele, houve um período de retrações causado pela alta da inflação e pelos diversos desafios macroeconômicos do segundo semestre de 2023.

Como estão as previsões para o segmento do varejo nos próximos meses?

Para os próximos meses do primeiro trimestre deste ano, as projeções também são positivas quando comparadas aos mesmos períodos do ano anterior. Por isso, podemos esperar um crescimento nominal de:

  • Fevereiro: de 4,8% para 6,8%.
  • Março: de 5,1% para 8,0%.
  • Abril: primeira projeção na casa dos 7,2%.

O que podemos esperar para cada setor?

O IAV também analisou o crescimento das vendas no varejo por setor. Todas as previsões foram feitas com base nos dados observados nos mesmos períodos de 2022. 

1. Alimentos, supermercados e hipermercados, bebidas e fumo

Estes setores apresentaram previsões de crescimento muito positivas para os próximos meses. Em janeiro, o crescimento foi 5,8% contra 1,5% de retração prevista no mês anterior.

Se você trabalha no setor, fique atento a estes números:

  • Fevereiro: de 1,0% para 6,6%.
  • Março: -0,8% para 6,5%.
  • Abril: 6,7%, com base nas expectativas de vendas do período de Páscoa.

2. Farmacêuticos, médicos, ortopédicos e perfumaria

Em comparação a dezembro de 2022, este  setor teve um crescimento de 13,1%. Isso significa que ele se manteve em linhas nos últimos 3 anos e 1,9% abaixo do previsto no ano passado.

Para os próximos meses, as projeções paras áreas do varejo foram ajustadas para baixo e apresentaram os seguintes valores:

  • Fevereiro: de 18,5% para 16,8%.
  • Março: de 17,3% para 15,3%.
  • Abril: estimativa de 14,2%.

3. Móveis e eletrodomésticos

Com um crescimento nominal de  7,2% em janeiro de 2022 em relação a janeiro do ano passado, os próximos meses apresentam uma expectativa de crescimento de:

  • 6,4% em fevereiro.
  • 11,4% em março.
  • 15,1% em abril.

4. Construção civil

Ao contrário do setor de alimentos, a construção civil cresceu em janeiro, 1,5% contra os 7,3% previstos no mês anterior. Para os próximos meses, as expectativas de crescimento estão abaixo do que foi observado nos mesmos períodos de 2022.

  • Fevereiro: de 7,0% para 5,6%.
  • Março: de 7,9% para 7,7%. 
  • Abril: projeção de 7,6%.

5. Tecidos, vestuários e calçados

Este setor alcançou, em janeiro de 2023, um crescimento nominal de 23,2% em relação a janeiro de 2022. Este valor ficou acima da previsão de 12,8% e pode ter sido impulsionado pela retomada do consumo pós-pandemia e do Carnaval, depois de dois anos de restrições. 

As projeções para os próximos meses também sofreram ajustes.

  • Fevereiro: 16,7% para 18,6%.
  • Março: de 27,2% para 28,4%.
  • Abril: perspectiva de 17,2%.

6. Artigos de uso pessoal e doméstico

Nesta área, o crescimento nominal de janeiro foi de 15% em relação a janeiro do ano anterior. Além disso, ele ficou 0,2 ponto percentual abaixo do que havia sido previsto para dezembro.

Foram feitos pequenos ajustes para os meses seguintes.

  • Fevereiro: de 12,0% para 11,9%. 
  • Março: de 13,2% para 13,1%. 
  • Abril: expectativa de um crescimento de 11,4%.

Importante acompanhar os números e os cenários de mercado dos segmentos onde nossos clientes atuam. Desejamos que todos superem suas metas, mesmo com os grandes desafios que temos pela frente!

Fonte: Super Varejo