Vendas nos supermercados crescem em 2016

A crise econômica no país não impediu que as vendas em supermercados brasileiros apresentassem bons resultados em 2016. De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), as vendas no setor cresceram 1,56% de 2015 para 2016.

Em dezembro do ano passado, a entidade registrou aumento de 8,16% nas vendas, em relação ao mesmo período de 2015. Considerando os doze meses do ano, a alta foi de 10,44%. “O resultado acumulado foi um pouco acima das nossas expectativas finais para 2016, impulsionado principalmente pelas compras de Natal e Réveillon. O ano não foi dos melhores para o setor, mas conseguimos fechar com um número satisfatório”, afirmou o presidente da Abras, João Sanzovo Neto.

De acordo com a Abras, o varejo de autosserviço brasileiro é responsável pela comercialização de 83,7% de produtos alimentícios, de higiene, limpeza e congêneres. Fatura mais de R$ 300 bilhões ao ano e gera mais de 1,85 milhão de empregos diretos, com base na Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho e Emprego.

Para este novo ano, a expectativa também é de crescimento. “Sabemos que 2017 ainda não será muito fácil, por isso, revisamos nossa previsão de crescimento para 1,3%. Ainda temos 11 meses pela frente e muito trabalho, mas acreditamos que as oportunidades existem, e precisamos manter o otimismo”, aponta Sanzovo Neto.

]]>