Dentro e fora das organizações, a transformação digital mudou a forma como pessoas e empresas se conectam com o mundo à sua volta. Os impactos causados por ela definem não só as tendências para o varejo, mas de todos os segmentos do mercado global.
Continue conosco para conhecer as principais tendências do varejo para os próximos 5 anos e como elas podem trazer melhores resultados para seu negócio.
Quais são as tendências para o setor varejista nos próximos anos?
A transformação do varejo está intrinsecamente ligada à evolução tecnológica e à mudança de mindset. Confira as principais tendências e saia na frente de seus concorrentes.
1. Humanização e foco na experiência dos consumidores
Os consumidores buscarão a conveniência, experiências perfeitas, personalizadas e com resultados rápidos. Isso aumentará a demanda por atendimentos hiper-humanizados.
Isso significa que, quanto mais tecnologia for usada, maior será a necessidade de humanização do processo de compra.
Para conquistar e fidelizar esses clientes, os varejistas deverão oferecer experiências de compra envolventes, imersivas e interativas. Além disso, a troca de conhecimentos e informações deverá ser rápida e imediata.
2. Relacionamento com os clientes além dos estereótipos de gênero
Atualmente, é preciso ver as pessoas fora de seus estereótipos e abraçar todas as identidades para promover o empoderamento do gênero. Portanto, não podemos dizer que tal roupa ou item é para um homem ou mulher.
É preciso trabalhar de forma empática, conhecendo dores, dificuldades e realidades das pessoas, e oferecer soluções que atendam às necessidades de todos, respeitando a multiplicidade e a liberdade trazida pela diversidade.
3. Evolução da análise preditiva
A análise preditiva continuará evoluindo com uso da tecnologia, e os consumidores estarão mais dispostos a compartilhar dados pessoais para ter interações mais personalizadas com grandes marcas e varejistas.
Nesse cenário, a inovação no varejo demanda investimentos em inteligência e segurança de dados para proporcionar experiências positivas.
4. Omnichannel se consolida no mercado varejista
Omnichannel é o nome dado para varejistas e empresas multicanais, ou seja, que disponibilizam diversos pontos de contato com o cliente e facilita sua jornada de compra.
Assim, ele pode, por exemplo, adquirir um produto pela internet através de qualquer dispositivo móvel, e fazer trocas em lojas físicas.
5. Dispositivos móveis ampliarão o relacionamento com os clientes
Varejistas estão otimizando sites e blogs para que as pessoas possam fazer compras por meio de seus smartphones. Através deles, será possível conhecer toda sua jornada de compras, assim como localização e engajamento com a marca.
Eles enviarão mensagens mais direcionadas e relevantes, e haverá aumento significativo dos pagamentos digitais sem contato. Eles serão, também, os principais canais para os programas de fidelidade e recompensas.
6. A cadeia de abastecimento será mais colaborativa
Aqui se destacam três pontos importantes:
- Varejistas parceiros e concorrentes deverão estabelecer relações de confiança para melhorar seus resultados. Eles poderão, por exemplo, reduzir custos compartilhando o transporte para eliminar milhas vazias ou inovar no processo de logística reversa, que tende a aumentar.
- O GPS, o Big Data e a internet das coisas (IoT) facilitarão ainda mais os serviços de localização e rastreamento em tempo real, tanto para fabricantes quanto para fornecedores e consumidores.
- A inovação no varejo contará com automação de sistemas e robótica para ganhar mais agilidade na cadeia de abastecimento, melhorando sua performance e tomadas de decisão.
7. As tecnologias no varejo trarão mais eficiência e oportunidades para o setor
Nos tornaremos hiperconectados e em alta velocidade. A internet das coisas vai potencializar o engajamento do consumidor no varejo e aumentará a eficiência dos varejistas, automatizando e conectando todo o sistema que envolve gestão de frota, logística, estoques e cadeia de abastecimento.
A realidade aumentada (AR) estará acima da realidade virtual e permitirá, por exemplo, que uma pessoa experimente uma roupa de forma virtual através do aplicativo do varejista.
8. Lojas físicas serão vitrines e pontos de apoio
As lojas físicas continuarão sendo importantes e necessárias, independente do volume de vendas online. A tendência para o varejo é que elas diminuam em número ou permaneçam iguais, mas com tamanho reduzido.
Elas fornecerão atendimentos cada vez mais humanizados e funcionarão como vitrines e pontos de apoio.
Através do uso de tecnologias no varejo, como a internet das coisas (IoT), será possível monitorar comportamentos, antecipar tendências, desenvolver planejamentos estratégicos e melhorar os serviços de atendimento ao consumidor.
9. Flex commerce também é uma das tendências para o varejo
As fronteiras que separam serviços do varejo de serviços bancários, de saúde e outros estão desaparecendo. Com tanta tecnologia disponível, é possível flexibilizar e aprender com segmentos totalmente diferentes e crescer com eles.
A DCL e as tendências para o varejo
Se o seu negócio está começando agora ou você busca expansão, mas não tem espaço para fazer a logística de sua empresa ou recursos para construir um local adequado, fale conosco.
Nós temos soluções que podem atender diversos tipos de necessidade. Dentre elas, estão:
- Self Storage: diversos tamanhos de boxes para armazenar tudo que for necessário.
- Lojas comerciais: no nosso projeto de expansão da Galeria Xaxim, serão mais de 20 novas lojas para sua empresa. Além disso, o Shopping Maringá, nossa unidade de negócios, é uma opção única para quem se interessa por varejo em shopping center.
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