tendências do varejo

9 tendências do varejo para os próximos 5 anos

Dentro e fora das organizações, a transformação digital mudou a forma como pessoas e empresas se conectam com o mundo à sua volta. Os impactos causados por ela definem não só as tendências para o varejo, mas de todos os segmentos do mercado global. 

Continue conosco para conhecer as principais tendências do varejo para os próximos 5 anos e como elas podem trazer melhores resultados para seu negócio.

Quais são as tendências para o setor varejista nos próximos anos?

A transformação do varejo está intrinsecamente ligada à evolução tecnológica e à mudança de mindset. Confira as principais tendências e saia na frente de seus concorrentes. 

1. Humanização e foco na experiência dos consumidores 

Os consumidores buscarão a conveniência, experiências perfeitas, personalizadas e com resultados rápidos. Isso aumentará a demanda por atendimentos hiper-humanizados.

Isso significa que, quanto mais tecnologia for usada, maior será a necessidade de humanização do processo de compra.

Para conquistar e fidelizar esses clientes, os varejistas deverão oferecer experiências de compra envolventes, imersivas e interativas. Além disso, a troca de conhecimentos e informações deverá ser rápida e imediata.

2. Relacionamento com os clientes além dos estereótipos de gênero

Atualmente, é preciso ver as pessoas fora de seus estereótipos e abraçar todas as identidades para promover o empoderamento do gênero. Portanto, não podemos dizer que tal roupa ou item é para um homem ou mulher. 

É preciso trabalhar de forma empática, conhecendo dores, dificuldades e realidades das pessoas, e oferecer soluções que atendam às necessidades de todos, respeitando a multiplicidade e a liberdade trazida pela diversidade.

3. Evolução da análise preditiva

A análise preditiva continuará evoluindo com uso da tecnologia, e os consumidores estarão mais dispostos a compartilhar dados pessoais para ter interações mais personalizadas com grandes marcas e varejistas. 

Nesse cenário, a inovação no varejo demanda investimentos em inteligência e segurança de dados para proporcionar experiências positivas.

4. Omnichannel se consolida no mercado varejista

Omnichannel é o nome dado para varejistas e empresas multicanais, ou seja, que disponibilizam diversos pontos de contato com o cliente e facilita sua jornada de compra. 

Assim, ele pode, por exemplo, adquirir um produto pela internet através de qualquer dispositivo móvel, e fazer trocas em lojas físicas. 

5. Dispositivos móveis ampliarão o relacionamento com os clientes

Varejistas estão otimizando sites e blogs para que as pessoas possam fazer compras por meio de seus smartphones. Através deles, será possível conhecer toda sua jornada de compras, assim como localização e engajamento com a marca. 

Eles enviarão mensagens mais direcionadas e relevantes, e haverá aumento significativo dos pagamentos digitais sem contato. Eles serão, também, os principais canais para os programas de fidelidade e recompensas. 

6. A cadeia de abastecimento será mais colaborativa

Aqui se destacam três pontos importantes:

  1. Varejistas parceiros e concorrentes deverão estabelecer relações de confiança para melhorar seus resultados. Eles poderão, por exemplo, reduzir custos compartilhando o transporte para eliminar milhas vazias ou inovar no processo de logística reversa, que tende a aumentar.
  2. O GPS, o Big Data e a internet das coisas (IoT) facilitarão ainda mais os serviços de localização e rastreamento em tempo real, tanto para fabricantes quanto para fornecedores e consumidores. 
  3. A inovação no varejo contará com automação de sistemas e robótica para ganhar mais agilidade na cadeia de abastecimento, melhorando sua performance e tomadas de decisão.

7. As tecnologias no varejo trarão mais eficiência e oportunidades para o setor

Nos tornaremos hiperconectados e em alta velocidade. A internet das coisas vai potencializar o engajamento do consumidor no varejo e aumentará a eficiência dos varejistas, automatizando e conectando todo o sistema que envolve gestão de frota, logística, estoques e cadeia de abastecimento. 

A realidade aumentada (AR) estará acima da realidade virtual e permitirá, por exemplo, que uma pessoa experimente uma roupa de forma virtual através do aplicativo do varejista. 

8. Lojas físicas serão vitrines e pontos de apoio

As lojas físicas continuarão sendo importantes e necessárias, independente do volume de vendas online. A tendência para o varejo é que elas diminuam em número ou permaneçam iguais, mas com tamanho reduzido.

Elas fornecerão atendimentos cada vez mais humanizados e funcionarão como vitrines e pontos de apoio. 

Através do uso de tecnologias no varejo, como a internet das coisas (IoT), será possível monitorar comportamentos, antecipar tendências, desenvolver planejamentos estratégicos e melhorar os serviços de atendimento ao consumidor.

9. Flex commerce também é uma das tendências para o varejo

As fronteiras que separam serviços do varejo de serviços bancários, de saúde e outros estão desaparecendo. Com tanta tecnologia disponível, é possível flexibilizar e aprender com segmentos totalmente diferentes e crescer com eles.

A DCL e as tendências para o varejo

Se o seu negócio está começando agora ou você busca expansão, mas não tem espaço para fazer a logística de sua empresa ou recursos para construir um local adequado, fale conosco.

Nós temos soluções que podem atender diversos tipos de necessidade. Dentre elas, estão:

  • Self Storage: diversos tamanhos de boxes para armazenar tudo que for necessário. 
  • Lojas comerciais: no nosso projeto de expansão da Galeria Xaxim, serão mais de 20 novas lojas para sua empresa. Além disso, o Shopping Maringá, nossa unidade de negócios, é uma opção única para quem se interessa por varejo em shopping center. 
  • Built to Suit: Locação sob medida – Construção de empreendimentos imobiliários de acordo com as necessidades e especificações do cliente para contrato de aluguel de longo prazo, em regiões privilegiadas da cidade. Atualmente, o Armazém 7 já está em fase de terraplanagem e pode ser a expansão ideal para seu negócio.

O espaço ou a falta dele não é mais desculpa! Com a DCL, sua empresa encontra o que precisa para fazer sua gestão de estoque com eficiência e segurança. Entre em contato com nosso time comercial e conheça tudo que a DCL tem para você.