Atacarejo já é uma realidade

Atacarejo já é uma realidade

Espalhados por diferentes locais em uma cidade, os atacarejos são um modelo de negócio que reúne características tanto do atacado quanto do varejo. Por esse motivo, o público de um atacarejo é muito mais amplo. Moradores de condomínios, clientes de hipermercados, pessoas físicas e pessoas jurídicas podem ser potenciais compradores dentro desses estabelecimentos.

O formato vem crescendo há mais de dez anos e, segundo dados da Nielsen, a agressiva expansão e conversão de lojas em 2022 levaram o modelo a responder por 50% do varejo alimentar. Ainda de acordo com a consultoria, 69% dos lares brasileiros já compram nessas lojas. Esses números refletem como essa modalidade “caiu no gosto” do brasileiro. Ao longo dos anos, o atacarejo foi se moldando às necessidades dos clientes e hoje chega a ter ares de supermercado, com serviços, conveniência e um sortimento mais amplo e sofisticado.

Com isso, faz-se necessário cada vez mais um olhar atento à operação, buscando manter uma das essências do atacarejo: o preço baixo, ou pelo menos menor em relação aos varejistas tradicionais, como mercados e hipermercados. A manutenção dessa essência é importante para que os atacarejos não sejam uma réplica dos hipermercados, que nasceram com uma proposta de oferecer preços menores, mas foram agregando serviços e complexidade à operação, pressionando seus custos e margens operacionais.

Leita também: Por que fazer pesquisa de mercado é o melhor caminho para o sucesso da sua empresa?