Por que fazer pesquisa de mercado é o melhor caminho para o sucesso da sua empresa?

Meu primeiro emprego foi como consultor econômico. Trabalhei por 2 anos. Hoje com mais de 14 anos de experiência acumulada em empresas de diferentes segmentos e culturas organizacionais posso afirmar que se existe uma ação que devemos sempre colocar em prática se quisermos ter sucesso em um negócio é a pesquisa de mercado.

Tive o prazer de participar do 8º Brazil Expo Self Storage 2022 que teve o objetivo de transmitir aos operadores e potenciais investidores as novidades em termos de produtos e regulamentação, visando o crescimento sustentável da atividade imobiliária de self storage. Nessa troca de experiências e informações tivemos a oportunidade de falar justamente sobre esse ponto tão importante e o seu diferencial para o crescimento de um negócio.

Hoje o mercado nacional está em desenvolvimento e há muitos aspectos a serem trabalhados, dentro do self storage não é diferente. O self storage é um mercado ainda pequeno no país e fica difícil para o empresário do setor saber como ele está diante dos demais operadores. Então uma pesquisa que mostre se os preços são similares ou não e se as operações possuem taxa de ocupação em linha é fundamental para que o empresário possa guiar melhor o seu negócio, concorda? Tendo isso em mente, a pesquisa pode ser utilizada para diversos setores e finalidades, por exemplo, para a gestão do negócio, as decisões também são tomadas a partir de informações trazidas dessas pesquisas. Sendo assim, temos a pesquisa de mercado como um balizador para saber se o empresário está no caminho certo ou está tomando um rumo diferente em relação ao mercado.

Outro ponto relevante sobre a pesquisa de mercado é que ela pode ser um grande diferencial para divulgarmos o self storage ou qualquer outro setor para terceiros como, por exemplo, instituições públicas e governos de diferentes esferas. Ou seja, para levar o seu negócio a esses lugares e pleitear algum tipo de legislação, precisamos ter em mãos dados e assim realizarmos uma negociação mais assertiva por termos conhecimento dos números do setor.

Sendo assim, vemos que é um erro não usarmos a pesquisa em benefício das empresas. Não podemos mais deixar de lado essa importante ferramenta, ela nos dá a oportunidade de acompanhar as tendências de mercado que estão em constante evolução.


Leia também: Open mall: oportunidades para o comércio e facilidades para os clientes