Infobip, plataforma global de comunicação omnichannel, mostra que em média 82% das pessoas na América Latina compraram on-line desde o início da pandemia. O Brasil lidera o ranking, tendo 88% das pessoas comprando on-line atualmente. Entre os produtos mais adquiridos em 2020 estão:
- 74,7%: moda, vestuário e calçados
- 57,6%: alimentos e supermercados
- 57,2%: eletrônicos e eletrodomésticos
- 47,1%: cosméticos e perfumaria
- 42,5%: farmácia e remédios
- 37%: móveis e decoração
- 13,4%: material de construção
Por que os consumidores voltam a fazer compras online?
A maior parte dos entrevistados (65%) afirma que voltou a fazer compras on-line devido a boa experiência, como navegação rápida e facilidade de uso. Além disso, o rastreamento de pedidos e a disponibilidade de produtos também são apontados como fatores relevantes. Segundo a pesquisa, na percepção dos clientes, as melhorias estão relacionadas à usabilidade dos canais digitais e ao monitoramento de suas compras. Leia também: Armazéns logísticos e a entrega mais rápida no e-commerceCanal de comunicação e venda eficiente
O WhatsApp se consolidou como uma ferramenta de relacionamento com os clientes. Isso porque, os consumidores preferem os canais de comunicação mais populares e com os que estão mais familiarizados.- 42% dos varejistas utilizam o whatsapp para comunicar ofertas e sugestões de compra personalizadas
- 53% dos usuários recebem informações sobre o status de sua compra no aplicativo.