open mall

Conceito open mall: quais são as vantagens para sua empresa?

O que é Open Mall e quais são as diferenças e similaridades entre ele e um shopping no modelo tradicional? Continue lendo este artigo e saiba mais sobre essa tendência do varejo que está crescendo no Brasil. 

Compreenda melhor seu conceito, quais vantagens ele traz para as pessoas e como isso pode proporcionar ótimos resultados para sua empresa. 

O que é o conceito Open Mall?

Open Mall é uma expressão que vem do inglês e significa “shopping aberto”. Ele é um centro comercial a céu aberto que costuma ser construído na horizontal e ter apenas o andar térreo, com lojas uma ao lado das outras. No entanto, é possível encontrá-lo com até dois ou três andares.

Eles são conhecidos também como “Strip Mall” ou “shopping em faixas” e a disposição destes imóveis pode variar e ter o formato de U ou L. 

Além do estacionamento, ele considera os ciclistas e pedestres em seu projeto e, por isso, facilita o acesso destes ao empreendimento. Apesar de ser um conceito que surgiu nos Estados Unidos na década de 1980, sua proposta é bastante atual e adequa-se perfeitamente às necessidades do urbanismo moderno.

O projeto paisagístico é um diferencial

Um Open Mall geralmente conta com espaços agradáveis, jardins bem arborizados, fontes ou espelhos d’água, boa ventilação e luz natural. Por isso, eles são considerados empreendimentos sustentáveis, uma vez que gastos com energia elétrica, por exemplo, são menores. 

Assim como nos shoppings tradicionais, eles oferecem serviços que atendem às necessidades diárias dos consumidores, praça de alimentação e opções de lazer e entretenimento. 

Vantagens de um Open Mall para os clientes

Os Open Malls são espaços de convivência e conveniência e, por isso, atendem àquilo que o consumidor atual está buscando. Geralmente, estão em localização privilegiada e estratégica, e oferecem acesso rápido a tudo que as pessoas precisam em um só lugar. 

O mix de lojas e serviços é completo e conta com espaços como farmácias, pet shops, salões de beleza, restaurantes, bares, academias e muito mais. Assim, além de agilizar e facilitar a vida dos consumidores, esses centros comerciais proporcionam locais para os encontros com amigos e família. 

Neles, as pessoas podem passear e estar ao ar livre, integradas à natureza de um jeito natural e ter a mesma segurança que os shoppings tradicionais oferecem. Isso não só fortalece as marcas e os negócios que se estabelecem no local, como também fortalece a economia do bairro onde ele está instalado. 

Vantagens de um Open Mall para empreendedores

Além de atenderem às necessidades dos consumidores, os Open Malls também são uma ótima alternativa de negócios para empreendedores por motivos bem simples.

1. Atraem mais pessoas

Por possuírem um conceito aberto e agradável, no qual as pessoas estão em contato com a natureza e encontram tudo que precisam, eles tendem a atrair maior número de clientes.

2.  Fidelização de clientes

Por serem uma área de transição por onde os clientes passam regularmente, a possibilidade de fidelização é enorme. Assim, se eles gostarem dos serviços e encontrarem sempre o que precisam, a tendência é retornarem sempre. 

3. Redução de custos

Como já falamos neste artigo, o projeto arquitetônico contribui para a redução de custos de manutenção, segurança e limpeza, o que faz com que a taxa condominial seja menor. Em outras palavras, isso significa um orçamento menos apertado e mais interessante para os lojistas.

O que avaliar na hora de escolher o seu espaço?

Para que um Open Mall tenha sucesso, ele deve oferecer boas condições para os empreendedores e cumprir alguns requisitos mínimos.  

1. Localização e boa visibilidade

É fundamental que ele esteja bem localizado e ofereça fácil acesso a clientes, lojistas e fornecedores. Ruas movimentadas, com bom fluxo de carros e pedestres, são locais ideais para um Open Mall.

Eles também devem oferecer boa visibilidade, ou seja, estarem em locais onde possam ser vistos pelo público sem dificuldades, como esquinas e espaços abertos.

2. Infraestrutura e estacionamento

Para ser considerado uma ótima opção de investimento, um Open Mall precisa ter mobiliário moderno, calçada para passeio, wi-fi e acesso facilitado para pedestres e ciclistas.

Da mesma forma, o estacionamento deve atender às demandas do local, facilitar as manobras dos veículos e estar próximo às lojas. 

3. Projeto paisagístico

Open Malls precisam ser atrativos, e o projeto paisagístico tem papel fundamental nisso. Eles devem ser agradáveis, bonitos e integrados à natureza para oferecer uma boa experiência aos clientes e valorizar a visibilidade do centro comercial.

4. Mix de lojas

Nada do que vimos até aqui fará sentido ou trará resultados para pessoas ou lojistas se o Open Mall não oferecer um mix de lojas que atenda às necessidades dos clientes. Portanto, ele deve ter um pouco de tudo para atender, ao máximo, quem o procura.

A DCL está atenta às tendências do mercado

Nós, da DCL, reconhecemos a relevância de um Open Mall para a economia de um bairro e de uma cidade. Por isso, estamos atentos aos movimentos do mercado e à necessidade de oferecer mais centros comerciais como esse, tanto para lojistas quanto para o público consumidor. 

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