imóvel comercial

Imóvel comercial: 5 equívocos para evitar na hora de alugar um imóvel comercial.

Saber escolher um imóvel comercial, seja ele para a finalidade de logística, armazenagem ou varejo, pode ser a linha divisória entre o sucesso e o fracasso em seus negócios. Por isso, é necessário levar em  consideração uma série de fatores na hora de fazer uma locação.

Operadores logísticos, por exemplo, são mais dependentes de imóveis que possuam uma boa estrutura, como por exemplo pátio de manobras e docas e que garantam capacidade de armazenamento e localização para facilitar o recebimento ou distribuição de carga. Para os varejistas é imprescindível estar visíveis e em uma boa localização para que os clientes sejam atraídos

Abaixo estão elencados alguns dos equívocos que retenho serem mais comuns. 

1. Não considerar a localização do imóvel comercial

A localização é um ponto crucial, pois ela precisa ser estratégica para seu negócio. Precisa por exemplo atrair clientes, fornecedores, e até mesmo ser de fácil acesso para seus colaboradores Na hora de alugar um imóvel comercial, algumas perguntas precisam ser respondidas, como: 

  • O imóvel está estrategicamente localizado para seu negócio?
  • Conta com pontos de abastecimento, distribuição e apoio?
  • Facilita o processo logístico ou encontra-se em um ponto de boa visibilidade?
  • A localização na qual está inserido oferece benefícios fiscais, como por exemplo, tributação menor?
  • Têm boa e fácil acessibilidade?

2. Não verificar atentamente se o imóvel é adequado ao negócio

Antes de alugar um imóvel comercial, analise se ele está totalmente alinhado às atividades e serviços de sua empresa.

  • Possui uma metragem adequada? Nem pequeno demais que pode comprometer seu negócio a curto/médio prazo nem tão grande que pode ser caro demais para o tamanho de seu negócio?
  • Existe, se necessário for,  possibilidade de expansão?
  • Tem as características técnicas e funcionalidades que sua empresa precisa? como, por exemplo, iluminação, instalações elétricas e hidráulicas, segurança, proteção contra incêndio, estacionamento, dentre outros fatores.

3. Não se informar sobre restrições e permissões

Muitas regiões possuem restrições ou permissões específicas para cada tipo de atividade. É fundamental entender estas questões para que sua empresa se instale em uma localidade apta para sua atividade e consiga obter sem problemas as liberações e alvarás necessários para o normal funcionamento.

4. Focar apenas na despesa do aluguel

Quando se fala em valor do aluguel, a localização possui um fator muito relevante. É preciso analisar o contexto como um todo respondendo alguns dos questionamentos acima elencados. Precisa-se também levar em consideração as características físicas e técnicas do imóvel que se está negociando. 

Ou seja, as vezes o aluguel poderá parecer caro, no entanto, avaliando-se o custo x benefícios será mais fácil perceber “valor” e não apenas “custo”. 

5. Não se atentar aos prazos e cláusulas contratuais

Como toda negociação, atentar-se às cláusulas contratuais é fundamental.. Um contrato discutido, lido, e entendido, poderá evitar dispêndios futuros com ações judiciais e gastos jurídicos.  É importante na hora da locação, entender com clareza quais são os direitos, deveres e obrigações que sua empresa na qualidade de locatária terá. 

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