Como a gestão de estoque impacta nas estratégias de precificação?

Uma gestão de estoque feita com método e estratégia traz equilíbrio para o ciclo de movimentação de mercadorias e evita perdas e prejuízos. Consequentemente, ela impacta no preço de venda final dos produtos e nos lucros da organização.

Se a sua empresa ainda não faz o controle de estoque, está na hora de mudar isso. Neste artigo vamos mostrar como ele é importante para resultados positivos e dicas que vão ajudar a realizar essa gestão com eficiência. 

O que é uma boa gestão de estoque?

Uma boa gestão de estoque é aquela que traz equilíbrio para o processo de compra, armazenamento e entrega de mercadorias, permitindo o controle de sua entrada e saída.

Além disso, ela faz com que os prazos de pagamento de fornecedores e os recebimentos dos clientes sejam compatíveis.  Com isso, sua empresa passa a ter uma excelente movimentação do ciclo de mercadorias, contas em dia e um caixa sempre saudável.

Como o controle do estoque pode melhorar os resultados de seu negócio?

O controle de estoque faz com que a atenção esteja voltada ao fluxo dos produtos e fornece informações importantes, por exemplo o hábito de consumo de seus clientes. 

Com elas, é possível definir estratégias para melhorar os resultados de seu negócio, como fazer promoções ou negociar preços mais baixos em compras maiores. Aliado a um bom processo logístico, o controle de estoque pode ser o diferencial entre ter lucros ou  prejuízos.

Por que o controle do estoque impacta na precificação?

A forma como o estoque é armazenado e gerenciado pode potencializar o giro das mercadorias, reduzir perdas e desperdícios.  

Com este controle minucioso, sua empresa saberá, por exemplo, o que está disponível em estoque, qual o preço praticado de cada produto e quais são os custos envolvidos no processo de armazenamento. Tudo isso impacta na formação do preço final. 

No entanto, é preciso usar métodos eficazes para garantir que o controle entregará os resultados que seu negócio procura e precisa. De todos os métodos existentes, apenas três são aceitos pela Receita Federal.

1. Custo Médio

O Custo Médio é conhecido também como MPM (Média Ponderada Móvel). Ele é usado para encontrar o custo médio por produto e calcular os impostos que sua empresa deve pagar. A fórmula é simples: some o valor dos produtos em estoque ao valor dos novos produtos e divida pelo total de mercadorias. 

2. UEPS

A sigla é um acrônimo para “Último a Entrar, Primeiro a Sair”. Esse método prioriza a saída das mercadorias que entraram no estoque por último, pois considera que elas são mais caras do que as que já estavam lá.  Por motivos óbvios, ele não é aplicável a empresas que comercializam perecíveis.

3. PEPS

O PEPS é o contrário do UEPS, ou seja, o “Primeiro que Entra, Primeiro que Sai”. Ele é um dos métodos de gestão de estoque mais usados, pois ajuda a reduzir desperdícios, principalmente em segmentos que trabalham com perecíveis.  

Quais são os métodos mais usados para fazer a gestão interna?

Além dos métodos aceitos pela Receita Federal, existem dois que se destacam por contribuírem para a otimização das operações e o desempenho da empresa. 

Giro de estoque

O giro de estoque é um dos indicadores de desempenho mais importantes para a gestão do estoque, pois com ele é possível identificar o desempenho da empresa em um determinado período e o fluxo de mercadorias.

O cálculo é feito com base na capacidade de armazenagem e na saída dos produtos. Veja um exemplo:

Imagine que sua empresa armazene 4.000 filtros de linha e venda 60.000 filtros por ano. Neste caso, são 15 giros anuais a cada 24 dias, em média. Com essa informação é possível, por exemplo, programar a reposição do estoque e conseguir preços melhores.

Curva ABC

A Curva ABC é outro  método de gestão de estoque bastante usado. Ele usa fatores como giro, faturamento e lucratividade para classificar produtos em três categorias:

  • Classe A – Itens com alta prioridade: 20% dos produtos e representam 80% das vendas;
  • Classe B – Itens considerados valiosos: 30% dos produtos e representam de 15% a 25% das vendas; 
  • Classe C – Itens restantes: 50% dos produtos e representam de 5% a 10% das vendas.

Este método pode otimizar a operação, pois traz mais conhecimento sobre o giro de estoque e a relevância de cada produto.

Como fazer uma gestão de estoque eficiente?

Como visto nos métodos apresentados, o controle do estoque fornece informações que ajudam na composição de seu preço de venda, ou seja, na precificação de produtos. Para que ele seja ainda mais eficiente, siga estas dicas:

 

  • Use um processo de recebimento de mercadorias que cheque a entrega de pedidos e verifique se eles estão corretos. 
  • Faça inventários regularmente e confirme as informações do sistema de controle de estoque.
  • Faça verificações diárias por amostragem, para detectar problemas e solucioná-los rapidamente.
  • Faça parcerias com fornecedores que ofereçam prazos de pagamento e produtos compatíveis com seu fluxo de caixa, giro de estoque e que permitam compras menores.
  • Tenha vários fornecedores para não ficar dependente de propostas que não estejam de acordo com a sua realidade.

Como a DCL pode melhorar a logística de sua empresa? 

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