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Logística reversa: objetivos
De forma simplificada, o objetivo principal da logística reversa é impulsionar a sustentabilidade. Nesse sentido, as ações relacionadas à abordagem, utilizando o conceito dos
3 Rs (reutilização, reciclagem e reparo), se concentram em:
• Elaborar um planejamento para que o produto ou material retorne ao seu ponto de origem;
• Monitorar a movimentação do produto na cadeia logística para que ele siga na direção consumidor > produtor;
• Procurar meios para aproveitar melhor os recursos, seja na forma de reutilização do material para outros fins ou no reaproveitamento para a fabricação da mesma embalagem;
• Assegurar que o produto terá uma destinação correta após o uso.
Desse modo, pode-se entender que a logística reversa é complementar à logística tradicional. Afinal, se o papel da segunda é levar o produto até o consumidor, a primeira procura retorná-lo à fábrica. Combinadas, criam um ciclo sustentável.
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Exemplos de empresas que adotaram a logística reversa
Boticário
Desde de 2006, o
Boticário investe em logística inversa. Dono de um dos maiores programas do país, hoje tem mais de 4 mil pontos de venda no Brasil que realizam a coleta de embalagens de cosméticos de qualquer marca.
Após o recolhimento, os materiais são encaminhados para cerca de 20 cooperativas de reciclagem. Abastecidas, elas conseguem gerar renda para muitas famílias.
Assim, o consumidor reconhece o valor da reciclagem e entende que, assim como a empresa, também possui um papel a desempenhar. Neste caso, encaminhar o que usa de volta às lojas.
Um exemplo bem prático de reutilização é o vidro do perfume Malbec Club. Ele é reciclado e evita que a empresa utilize 180 toneladas de material virgem por ano.
Nespresso
Desde 2011, a Nespresso atua em parceria com mais de 80 cooperativas em todo o Brasil para a reciclagem do alumínio que é utilizado na fabricação das cápsulas de café. Enquanto o alumínio é destinado à fabricação de outros itens, o pó de café vira adubo orgânico. Além disso, desde 2020, a
Nespresso vem aprimorando ainda mais seus processos em relação à sustentabilidade.
Hoje, a companhia produz cápsulas a partir de 80% do alumínio reciclado; os clientes também passaram a ter a possibilidade de fazer a devolução das cápsulas nas Boutiques Nespresso ou nos mais de 200 pontos de coleta espalhados pelo país. Por fim, há ainda a opção de enviá-las pelo correio sem custo, em caso de não existirem Boutiques ou pontos de coleta próximos.
E a sua empresa, como atua em favor do meio ambiente?]]>