Clique aqui e
confira nossas oportunidades

3 soluções de logística para otimizar resultados

Grande parte do sucesso do setor de transportes do Brasil se deve à capacidade de empresas do segmento de se adaptarem a novas exigências. Por sua vez, investimentos diversos dão à luz cenários antes impensáveis – como entregas de produtos comprados pela internet em até uma hora. Ainda assim, muito se fala sobre somas assombrosas aplicadas por grandes players, enquanto os recursos que utilizam para conquistarem tais feitos permanecem nas sombras. Aliás, estamos falando, é claro, de soluções de logística variadas.

Equipes de T.I. atentas aos novos rumos do mercado percebem que, com a computação em nuvem, é possível, em pouco tempo e em poucos cliques, aliar ferramentas de suma importância para o bom andamento de operações nos dias de hoje a infraestruturas já implementadas por companhias do setor. De todo modo, é preciso saber escolhê-las apropriadamente, uma vez que as necessidades variam de uma organização para a outra.

Soluções de logística podem estar na palma de sua mão.
Soluções de logística podem estar na palma de sua mão. (Fonte: Freepik)

João Moressi, Fundador e CEO da Opah, especializada na criação de soluções digitais para negócios, em entrevista à Exame, explica: “Existe todo um ecossistema para que a venda aconteça: além da parte tributária, tem a logística, o estoque, os fornecedores, os colaboradores e os clientes. Se uma dessas pontas estiver ‘solta’, todo o sistema se prejudica.”

“A tecnologia pode e deve ser usada para apoiar todo o ecossistema do varejo: desde a estruturação e navegabilidade do site, pensando na experiência do usuário; no controle do estoque, na diminuição das burocracias e na facilidade da jornada de compra; na integração de todos os processos, na logística das entregas, nos canais de comunicação, como chatbots”, complementa.

Confira, abaixo, 3 soluções de logística capazes de manter a sua empresa nos trilhos do sucesso.

Sistemas integrados

Dentre os elementos essenciais estão funções e processos automatizados. Eles permitem planejar e executar o armazenamento e a entrega de produtos; controlar e administrar as operações do depósito; e planejar, executar e otimizar o embarque de mercadorias. Para isso, sistemas integrados oferecem a possibilidade de se eliminar ações manuais, garantindo, assim, benefícios como:

– Eficiência do transporte;

– Redução de custos;

– Obtenção da visibilidade da cadeia de suprimentos em tempo real;

– Garantia da satisfação do cliente.

Roteirizador de entregas

Usados para o planejamento de entregas, sistemas baseados em Windows ou em nuvem oferecem aplicativos da web e até e aplicativos iOS ou Android para motoristas.

Além disso, dependendo da necessidade, apresentam resultados estáticos ou dinâmicos. Ou seja, novas rotas podem ser definidas em períodos que vão de semanas a meses até diariamente e em tempo real.

Leia também: 5 maneiras de melhorar seu negócio para minimizar os efeitos da crise

Relacionamento com motoristas, consumidores e equipes

Por um lado, aplicações de gestão para motoristas garantem o acompanhamento das atividades de colaboradores e parceiros, reduzindo o índice de devoluções e custos logísticos, por exemplo. Por outro, soluções de Customer Relationship Management (CRM) auxiliam na construção da fidelização de clientes.

Por fim, apostar na implementação de plataformas que permitam a troca de ideias entre equipes impulsiona a produtividade interna. Isso, sabemos, se traduz em melhores resultados.

Recursos tecnológicos aprimoram processos em geral. (Fonte: Freepik)

Soluções de logística: quais são as suas?

Então, algum dos recursos acima já faz parte de sua realidade? Compartilhe conosco o que soluções de logística fizeram pela sua empresa.

Comentários

comentários

Fique por dentro das nossas oportunidades.

Cadastre-se e receba nossas newsletters.