open mall

Open Mall: por que esse conceito está tão em alta?

O modelo Open Mall tem crescido substancialmente no mercado de varejo. Além disso, tem conquistado a preferência de consumidores e investidores tanto no Brasil quanto em outros países. 

Embora tenha surgido nos anos 1980, nos Estados Unidos, esse conceito evoluiu consideravelmente, fazendo com que se tornasse um centro de compras inovador e moderno.

Neste artigo, serão exploradas suas principais características, os motivos que levaram ao seu sucesso e as vantagens que esse modelo oferece. Acompanhe!

O que é um Open Mall?

Antes de tudo, o Open Mall também conhecido como Strip Mall ou Strip Center é um formato de shopping center que se destaca dos tradicionais espaços fechados por ter uma  arquitetura mais aberta e conectada com o ambiente externo. 

Geralmente, são estruturas horizontais que podem variar de uma ou duas faixas de lojas para formatos como em L ou em U, a maioria somente com piso térreo, contudo, encontra-se também de até 2-3 pavimentos. Sua principal característica é a integração com a paisagem local, unindo espaços verdes e áreas ao ar livre com uma variedade de lojas, restaurantes, praças de convivência e serviços. 

Seu objetivo principal é proporcionar aos clientes uma compra rápida e eficiente que possam satisfazer suas necessidades de consumo. Além disso, oferecer um ambiente descontraído e leve, onde as pessoas possam desfrutar da natureza e curtir momentos agradáveis.

Tendências que têm impulsionado o crescimento dos Open Malls

Os “novos comportamentos de consumo” são uma das diversas tendências que têm contribuído para o crescimento do modelo Open Mall. Conheça as principais.

Maior valorização do bem-estar e da sustentabilidade

A conscientização sobre a importância do bem-estar e da sustentabilidade vem aumentando. Por isso, os consumidores têm buscado por experiências com mais significado e que estejam em sintonia com a natureza. 

Os Open Malls atendem a essa demanda, pois proporcionam um ambiente mais harmonioso e integrado à paisagem local.

O foco é a experiência do consumidor

A exigência com relação ao que se consome vem aumentando de maneira exponencial, tanto na qualidade dos produtos quanto no tipo de atendimento e estrutura disponível.

Ambientes agradáveis, acolhedores, belos e inspiradores são cada vez mais buscados. Portanto, a busca por experiências prazerosas tem sido um dos principais impulsionadores do sucesso dos Open Malls. Afinal, eles vão além da oferta de produtos e serviços.

Expansão do setor varejista

O setor do varejo tem apresentado crescimento e se reinventado para atender às demandas dos consumidores. Portanto, os Open Malls são uma alternativa moderna e inovadora que oferece diferenciais competitivos para as marcas e lojistas.

O interesse dos investidores tem aumentado

O sucesso e a valorização dos Open Malls têm despertado o interesse de investidores imobiliários, pois, ele enxergam nesse modelo uma oportunidade de diversificar seus investimentos e obter bons retornos financeiros.

7 vantagens do modelo Open Mall

1. Ele oferece um jeito diferente de fazer compras e interagir

A principal vantagem do modelo Open Mall é proporcionar aos clientes uma compra rápida e eficiente, de forma que, através de uma única parada “one stop shop” , ofereça aos consumidores uma experiência de compra mais agradável e única. A arquitetura aberta, o contato com a natureza e as áreas de convivência proporcionam uma atmosfera relaxante que cria um ambiente propício para compras, lazer e encontros.

2. Integração com o ambiente

Ao contrário dos shoppings fechados, que muitas vezes parecem isolados do entorno, os Open Malls são projetados para se integrarem ao ambiente e criar um espaço convidativo, estimulante e harmonioso.

3. Diversidade para todos os gostos

Nos Open Malls, o cliente vai encontrar ampla variedade de lojas, restaurantes, cafés, serviços e entretenimento. Essa diversidade atrai diferentes públicos e torna esse centro de compras um local completo e em condições de atender às necessidades de todos.

4. Menores custos de operação

Os Open Malls tendem a ter menores custos de operação em comparação aos shoppings fechados. Geralmente, não possuem grandes áreas climatizadas ou que necessitem de iluminação artificial, e os custos com manutenção são menores. Por isso, eles são mais atrativos para investidores e lojistas.

5. Tendência de valorização

Os Open Malls estão cada vez mais populares e a demanda por espaços integrados à natureza não para de crescer.  Isso têm impulsionado a valorização desses empreendimentos no mercado imobiliário e atraído investidores e incentivos para construção de novos espaços como esse e expansão dos já existentes.

6. Facilidade de acesso e estacionamento

A maioria dos Open Malls oferece estacionamento amplo e de fácil acesso, o que é muito importante para quem dirige até o local. Eles costumam oferecer também locais para bicicletas, uma vez que um de seus focos é facilitar o acesso de pedestres e ciclistas.  

7. Flexibilidade de uso dos espaços

Devido à arquitetura mais aberta e à estrutura menos rígida, os Open Malls podem ser adaptados para diferentes necessidades e atividades. Essa versatilidade possibilita a realização de eventos ao ar livre, feiras, exposições e outras atividades que agregam valor ao espaço e atraem mais público.

Conclusão

A busca por espaços que unem harmonia, sustentabilidade e capacidade de proporcionar boas experiências aos consumidores tem impulsionado o crescimento desse modelo de negócio. 

Com a crescente valorização desses espaços e o aumento do interesse dos investidores, os Open Malls têm tudo para ser uma tendência duradoura no setor de compras e entretenimento.

Na DCL, a importância desse tipo de empreendimento é reconhecida e há atenção a todos os movimentos do mercado. Acompanhe a DCL para mais informações sobre tudo que acontece no setor! Acesse o site.