Já se foi o tempo em que o cliente visitava a loja física, conhecia o produto e, se aprovasse, comprava. Com a internet e, sobretudo a praticidade dos smartphones e aplicativos de busca, a vida do consumidor ficou muito mais fácil. Agora há canais que buscam a loja mais barata, avaliam a reputação das marcas e comparam produtos, sem falar na praticidade de fazer as compras desejadas sem sair de casa.
Se por um lado a tecnologia trouxe comodidade aos clientes, por outro, tirou as empresas varejistas da zona de conforto. Atender essa clientela cada vez mais exigente se tornou um desafio. É preciso estar conectado às redes sociais e ser rápido no esclarecimento das dúvidas e reclamações dos internautas; já as promoções precisam ser atrativas o suficiente para superar o universo virtual.
Fonte: Folha de S. Paulo.
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Crédito: No Varejo.[/caption]
Em busca de sustentabilidade, a rede de supermercados Original Unverpackt inovou e descartou totalmente o uso de embalagens descartáveis. A rede alemã onde nada é embalado é iniciativa das amigas Sara Wolf e Milena Glimbovski.
As sócias inauguraram recentemente a primeira unidade do Original Unverpackt, um lugar em que os clientes podem escolher produtos a granel e embalar de acordo com sua própria escolha, seja em sacolas, vidros ou potes.
Quem estiver despreparado pode adquirir sacolas retornáveis no local. O modelo de negócio já se tornou uma franquia. O objetivo é disseminar o supermercado sem embalagem em outras cidades da Alemanha.
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