Associação de Supermercados aponta novas expectativas de empresários e consumidores para o setor

|
Categorias: Varejo

Créditos da imagem: Topntp26 / Freepik

O cenário econômico tem alterado o comportamento e as expectativas dos consumidores e supermercadistas, de acordo com estudos realizados para a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), pelas empresas GfK, GS1 Brasil, Kantar Worldpanel e Nielsen. De acordo com o estudo, divulgado durante a Convenção Abras, a crise começa a demonstrar sinais de recuo e a expectativa do varejista deve continuar subindo de forma gradativa ao longo do tempo, o que pode gerar novos investimentos.

Os empresários do autosserviço estão mais otimistas em relação ao cenário macroeconômico, de acordo com o Índice de Confiança do Supermercadista, elaborado pela ABRAS em parceria com a GfK. O resultado apresentado na última pesquisa, realizada em agosto, mostrou 51,7 pontos (numa escala de 0 a 100).

Quando perguntados sobre as expectativas para os próximos seis meses, considerando a situação econômica e de negócios do País e no mundo, os empresários foram ainda mais otimistas: 64% dos entrevistados acreditam que suas empresas estarão melhores na comparação com o momento atual.

“Agora é hora de olhar para o futuro e entender o que está mudando no hábito do consumidor. Não no hábito de compra, mas realmente olhando para o consumidor, seus valores pessoais, crenças e desejos”, aponta a pesquisa.

Ainda ampliando seu espaço, mas em taxas menores do que nos anos anteriores, o atacarejo se destaca entre os canais, principalmente nas compras de abastecimento. O setor deve crescer 17% em 2017. Já as reposições são efetuadas nos hipermercados, supermercados independentes e de vizinhança.

Cliente exigente

De acordo com a Nielsen, o caminho de compra está cada vez mais complexo, com o consumidor mais exigente, e pesquisando bastante antes de gastar. Dentre os atributos que influenciam na escolha do shopper por uma loja estão: alta qualidade de produtos frescos, localização conveniente, produtos regularmente em estoque e bom custo-benefício.

Tecnologia

Para melhorar a eficiência e produtividade no cenário econômico atual, as empresas de comércio e serviços têm focado na tecnologia, de acordo com o estudo “Diagnóstico da automação no Brasil”, realizado pela GS1. Das 2.169 empresas entrevistadas, 65% possuem um canal de atendimento ao cliente, 37% adotam a leitura ótica para gestão do estoque. Já a indústria, dos 1.478 entrevistados, 68% possuem linhas de produção automatizadas.

Em relação aos consumidores, dos 2.003 entrevistados no estudo (acima de 18 anos, classes AB e C), 36% orientam suas compras por meio de aplicativos.]]>

51ª Convenção ABRAS começa dia 12, em São Paulo

|
Categorias: Varejo

De 12 a 14 de setembro, líderes supermercadistas de todo o Brasil estarão reunidos na 51ª Convenção ABRAS, em Atibaia (SP). Com o tema Mudanças – Vamos Juntos!, o evento traz este ano uma programação especial com palestras nacionais e internacionais, painéis e blocos voltados às novas iniciativas para repaginar a empresa e trazer mais lucratividade aos negócios.

Durante três dias, empresários de diversas partes do país contarão, também, com a 7ª edição da Exposição e Feira de Tecnologia ABRAS, que trará grandes empresas do setor para apresentar as principais tendências do varejo de alimentos.

“A Convenção é um dos principais eventos do país, focado exclusivamente no conhecimento e na reciclagem profissional de empresários do autosserviço. Este ano, traremos aos participantes novas possibilidades para melhorar a competitividade e alavancar as vendas”, destaca o presidente da Associação Brasileira de Supermercados, João Sanzovo Neto.

Palestrantes A 51ª Convenção ABRAS receberá este ano dois palestrantes internacionais. No dia 13/9, o português Nuno Almeida, head de Negócios de Cafeterias da Sonae MC, trará sua experiência e as inovações da varejista líder em Portugal.  No dia 14/9, Tobias Wasmuht, CEO da empresa holandesa Spar International, falará da necessidade de mudanças na forma de atuação, desenvolvimento estratégico, entre outros tópicos.

Entre os palestrantes nacionais estarão nomes como Ana Szasz (Nielsen), Alexandre Silveira (Panasonic), Bruno Marsillac (Ambev), Daniel Motta (Alelo), Diogo Ricardo Marques (CPFL), Carlos Kawall (Safra) e Suzana Sanzovo (ABRAS).

Workshop SuperHiper No Workshop SuperHiper, que será realizado no dia 12/9, especialistas trarão suas experiências e informações estratégicas para prevenir perdas e evitar prejuízos nas empresas.

51ª Convenção ABRAS 12 a 14 de setembro de 2017 Local: Bourbon Convention & Spa Resort -Atibaia (SP) Endereço: Rodovia Fernão Dias, s/n – km 37,5 .]]>

Shopping Cidade Maringá vai investir R$ 25 milhões em revitalização e expansão

|
Categorias: Centros comerciais, DCL, Real Estate

Com ampliação de 1.338m² de ABL, administração do empreendimento prevê novas lojas e opções de lazer

O Shopping Cidade Maringá vai oferecer uma nova experiência de lazer e consumo para os clientes de Maringá e região. O empreendimento da DCL Real Estate, administrado pela Lumine, será totalmente modernizado. O investimento de cerca de R$ 25 milhões prevê um projeto arquitetônico de excelência, que inclui reforma da fachada com design mais elegante, ampliação da praça de alimentação, reconfiguração dos corredores de circulação, novo acesso pela Avenida Colombo, reconstrução e expansão das salas de cinema, além da possibilidade de instalação de novas marcas. A conclusão das obras está prevista para maio de 2018.

A transformação do Shopping Cidade também abrange o reposicionamento de marca. A logomarca do shopping passou por uma completa reformulação para representar o objetivo de estar próximo dos clientes, fortalecendo o elo de amizade proporcionado pelos encontros de lazer. As cores vibrantes e modernas estão em sintonia e transmitem a energia desse novo momento.

As mudanças também visam valorizar ainda mais o caráter cultural do estabelecimento que já se propunha a oferecer espaço artístico e entretenimento à população local. “Nós sempre acreditamos em Maringá e no potencial que o Shopping Cidade pode oferecer para a região. Sempre tivemos um grande carinho pelos maringaenses, tanto que a obra do Poty Lazzarotto foi incluída em homenagem ao município e aos trabalhadores. Além de oferecer qualidade de vida, Maringá tem tudo o que uma grande cidade possui e evoluiu muito nos últimos anos. O Shopping Cidade não poderia ficar de fora desse crescimento”, afirma a diretora executiva da DCL, Paola Noguchi.

O novo Shopping Cidade Maringá terá 25.627m² de Área Bruta Locável (ABL) – um acréscimo de 1.338m², 120 lojas – 30 a mais que atualmente, três âncoras e três megalojas. Atendendo padrões de sustentabilidade, o centro comercial ainda terá um sistema de iluminação 100% em LED, que permite a redução no consumo de energia elétrica. Na área de lazer, os clientes poderão desfrutar das melhorias que serão implementadas no boliche e no cinema, com quatro salas do tipo stadium. E, claro, será oferecida mais comodidade na hora de estacionar, com novos itens de sinalização e iluminação no espaço com capacidade para 850 veículos, incluindo vagas cobertas.

Com a revitalização, o mall atenderá as atuais exigências do setor e vai acompanhar desenvolvimento de Maringá, terceira cidade mais populosa do Paraná, com cerca de 400 mil habitantes, segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O espaço, que atende em média, 300 mil pessoas por mês, poderá contribuir ainda mais com a economia local, oferecendo aos lojistas a possibilidade de atrair novos clientes e gerar novos postos de trabalho.

À frente da administração e comercialização está a Lumine, empresa de atuação nacional, que traz toda a sua experiência em shoppings centers para a nova fase do Shopping Cidade de Maringá. “Até 2018, a população de Maringá e das cidades do entorno poderão contar com um shopping center totalmente equipado, moderno e com mais opções de lojas. Este projeto reforça nosso compromisso com a população de sempre oferecer o melhor em atendimento e opções de varejo e lazer”, ressalta Claudio Sallum, sócio-diretor da Lumine.

Experiência completa em um só lugar Situado na Avenida Tuiuti, o SCM tem localização privilegiada. Possui acesso facilitado por vias de rápido acesso que interligam bairros e cidades próximas e está a cinco minutos do centro de Maringá. O Shopping Cidade conta com importantes marcas nacionais e regionais de diversos segmentos, formando um mix diversificado e atrativo tanto no setor do comércio varejista quanto na oferta de serviços. O complexo de lojas inclui hipermercado e diversas opções em lazer e alimentação. A realização de campanhas, promoções e eventos é uma característica forte do Shopping Cidade Maringá, que preza pela receptividade e interação com o público, buscando atender toda família e proporcionar momentos de alegria entre amigos.

Ficha Técnica 51.595,26m² de área construída 25.627m² de ABL (Área Bruta Locável) 120 lojas 3 âncoras 3 megalojas Cinema com 04 salas stadium Boliche Praça de Alimentação com 22 operações e dois restaurantes 850 vagas de estacionamento

DCL Real Estate Fundada em 1914, DCL Real Estate atua no mercado imobiliário desde 1998. Investe no planejamento de soluções personalizadas para cada cliente com os projetos Builttosuit, visando à eficiência nas operações e redução de custos. A empresa atende setores como logística, offices/corporate, self storage, varejo e shoppings centers em mais de 248 mil metros quadrados de ABL, além de administrar imóveis próprios.

Lumine A Lumine apresenta soluções criativas para o mercado imobiliário direcionado ao varejo, com objetividade, agilidade e precisão. Com uma equipe formada por profissionais altamente capacitados, com mais de 30 anos de experiência nas áreas de gestão, engenharia, arquitetura, legal, comercial, marketing, análise financeira, controladoria, recursos humanos e tecnologia da informação, a Lumine é uma empresa que atua fullservice no mercado brasileiro de Shopping Centers, prestando assessoria a empreendedores nas diversas fases de desenvolvimento dos seus projetos, em todo o País.

Serviço Av. Tuiuti, 710 – Vila Nova. CEP: 87040-360 – Maringá-PR Site: www.shoppingcidademaringa.com.br Telefone: (44) 2103-3100 Redes sociais www.facebook.com/shoppingcidmga/ 

]]>

Categorias