Varejo conectado

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O constante uso de computadores e celulares no dia a dia transformou os consumidores. A possibilidade de efetuar compras online, pesquisar preços e opiniões sobre os produtos trouxe novos desafios para o varejo. Esses novos hábitos de consumo, no entanto, também possibilitam que as lojas conheçam melhor seus clientes, aprimorem seus serviços e criem programas de relacionamento.

Os investimentos em TI surgiram, num primeiro momento, nas atividades operacionais que exigiam tempo e possuíam alta taxa de erros. Softwares de gestão foram integrados aos sistemas utilizados pelas empresas. Aos poucos, a tecnologia migrou também para a área estratégica, com informações relevantes para o crescimento dos negócios.

Além de gestão de lojas e estratégias, as empresas conseguem gerar bancos de dados dos hábitos de consumo de seus clientes. Com o Big Data, as empresas conseguem informações que permitem, desde o envio de e-mail marketing com conteúdos personalizado ao perfil dos usuários, até entender os movimentos realizados pelo consumidor dentro da loja. A oferta de produtos que interessem o consumidor a oferta de serviços personalizados geram experiências positivas de consumo e auxiliam as lojas na hora de criar programas de relacionamento e fidelizar os clientes. Conheça mais tecnologias disponíveis para o varejo.

*Com informações de: Sispro e Portal No Varejo

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Tendências da tecnologia que podem mudar a construção civil

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O desenvolvimento de novas tecnologias está em contínuo crescimento. Novidades são lançadas todos os dias e muitas delas direcionadas para o setor da construção civil. Elas buscam reduzir custos, dar mais agilidade às obras e entregar produtos cada vez mais completos. A Gazeta do Povo divulgou algumas dessas tendências, confira:

Tinta que absorve a energia solar

Ainda em desenvolvimento na Universidade de Alberta, no Canadá, a tinta imita painéis solares. É composta por micropartículas de zinco e fósforo e impressa sobre uma fita plástica. Se utilizada nas coberturas, pode fornecer energia elétrica ao local.

Concreto permeável

Produzido com grãos maiores de rocha e areia, deixa espaço aberto no pavimento, aumentando o escoamento da água das chuvas. Ele auxilia na prevenção de alagamentos.

Imagens térmicas

Utilizar imagem infravermelha pode auxiliar a localizar pontos onde há desperdício de energia, por correntes de ar ou falta de isolamento. A tecnologia auxilia projetistas.

Para ler a notícia completa, clique aqui.

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Incerteza econômica gera oportunidade para atacarejos

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Com aumento de 30,2% no faturamento, o atacarejo foi o único canal que cresceu em volume em 2015. Agora em março, novos dados da SM apontam que o atacarejo já ocupa o segundo posto no ranking de formatos de lojas mais importantes para o varejo alimentar.

O crescimento veio por meio de um aumento na busca por economia na hora das compras, hábito que continua acompanhando as famílias brasileiras. O formato, também chamado Cash&Carry, aumentou sua popularidade por oferecer melhor custo benefício. De acordo com matéria publicada pelo jornal O Estado de São Paulo, o atacarejo aparece como uma das tendências de mercado de 2016.

Uma pesquisa do Instituto Nielsen aponta que a maior procura pelo Cash&Carry acompanha outras mudanças de hábitos do consumidor em busca de economia: redução na frequência de idas aos pontos de venda, opção por outras marcas – muitas vezes marcas próprias do estabelecimento –, busca por embalagens econômicas e racionamento nas compras. Além disso, o estudo também mostra que, ainda que a classe A seja o perfil mais visto nesses estabelecimentos, as classes C e D, famílias jovens e com crianças também passaram a frequentar os atacarejos.

O aumento da procura por consumidores finais também incentivou uma mudança nos produtos ofertados nos Cash&Carry. Apesar de ter limitações no formato de comércio, para garantir um custo menor, houve ampliação nas categorias de produtos ofertados, inserção de produtos premium e até a inclusão de seções de perecíveis, como açougue e padaria. Alguns estabelecimentos também passaram a comercializar os produtos em menores quantidades, agradando o consumidor final e adaptando o modelo para as demandas da população.

Desde 2014 a DCL Real Estate trabalha com a modalidade, quando construiu e entregou o novo atacarejo da Adega Brasil, localizada em Pinhais (PR). O empreendimento de 3,5 mil m² foi construído na modalidade Built to suit e teve suas obras concluídas em menos de 6 meses.

Adega Brasil, Pinhais.

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