5 tendências logísticas para 2023

5 tendências logísticas para 2023

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Categorias: Tendências

O momento que atravessamos foi ao mesmo tempo difícil e histórico para o mercado logístico. Ainda que o próximo ano aponte uma normalização, sabemos também que os desafios não deixarão de existir. Diversas tendências logísticas no ano de 2023 serão resultado de eventos do ano que terminou. Durante a maior parte de 2022, o setor trabalhou para encontrar o equilíbrio após dois anos de caos causado pela pandemia.

Deste modo, se há uma lição dos últimos anos é que precisamos de muita preparação para solucionar os desafios associados às tendências da logística. Pensando nisso, nós trouxemos algumas tendências para o mercado logístico em 2023. Acompanhe com a gente e boa leitura!

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) é uma tendência que vem crescendo nos últimos ano em diversos mercados e com a logística não seria diferente, já que as soluções em IA oferecem inúmeras possibilidades para melhorar as operações diárias. O conceito de robótica e automação, por exemplo, é amplamente implementado na cadeia de suprimentos. Seu papel é auxiliar os trabalhadores em tarefas repetitivas e fisicamente desafiadoras. Além disso, o uso de soluções de reconhecimento de gestos em vez de teclados e mouses no processo de aquisição. Também inclui veículos autônomos projetados para navegar sem intervenção humana.

Apesar da inteligência artificial não ser tão explorada no Brasil, em 2023, a expectativa é estar mais presente, sobretudo frente às tecnologias avançadas que têm investimentos em várias áreas, como a robótica, automatização, desenvolvimento de softwares e outros.

Last mile

Compras com entrega a domicílio só tem crescido nos últimos anos. Pensando nisso, a busca para melhorar a eficiência das entregas de last mile ou última milha, com menor custo e mais agilidade, sem perder a qualidade do serviço. Para o próximo ano, soluções como drones, veículos autônomos, bicicletas entre outros veículos mais
sustentáveis, provavelmente continuarão em teste. Além disso, a última milha está diretamente relacionada com a experiência do cliente.

Logística Verde

A preservação do meio ambiente também se tornou algo essencial para a área da logística em 2023. Uma forte tendência é a Logística Verde ou eco-logística, que tem como objetivo redesenhar os processos logísticos de forma com que seja possível reduzir o impacto da indústria no meio ambiente, concentrando todas as áreas da logística, do armazenamento até a distribuição e o transporte.

Aplicativos

Esses programas proporcionam diferentes soluções ao dia a dia do usuário, simplificando desde a entrega de comida até a comunicação com as empresas. O mesmo vale para o setor de logística, que trouxe uma série de inovações para facilitar o dia a dia e simplificar o dia a dia dos contratantes.

Sistema de Tracking

Por fim temos o Sistema de Tracking, uma inovação para 2023 que vem chegando com tudo já em 2022. Realizar o monitoramento da mercadoria enviada tornou-se indispensável para a fluidez dos processos logísticos, além de ajudar na gestão das informações do negócio.

Como você pode ver, o futuro do setor de logística está intimamente ligado às inovações que trazem benefícios e causam mudanças drásticas aos mercados, consumo e frete. Sendo assim, nos próximos anos a tendência é buscar soluções para processos mais rápidos, produtivos e funcionais.

 

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Por que fazer pesquisa de mercado é o melhor caminho para o sucesso da sua empresa?

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Categorias: DCL

Meu primeiro emprego foi como consultor econômico. Trabalhei por 2 anos. Hoje com mais de 14 anos de experiência acumulada em empresas de diferentes segmentos e culturas organizacionais posso afirmar que se existe uma ação que devemos sempre colocar em prática se quisermos ter sucesso em um negócio é a pesquisa de mercado.

Tive o prazer de participar do 8º Brazil Expo Self Storage 2022 que teve o objetivo de transmitir aos operadores e potenciais investidores as novidades em termos de produtos e regulamentação, visando o crescimento sustentável da atividade imobiliária de self storage. Nessa troca de experiências e informações tivemos a oportunidade de falar justamente sobre esse ponto tão importante e o seu diferencial para o crescimento de um negócio.

Hoje o mercado nacional está em desenvolvimento e há muitos aspectos a serem trabalhados, dentro do self storage não é diferente. O self storage é um mercado ainda pequeno no país e fica difícil para o empresário do setor saber como ele está diante dos demais operadores. Então uma pesquisa que mostre se os preços são similares ou não e se as operações possuem taxa de ocupação em linha é fundamental para que o empresário possa guiar melhor o seu negócio, concorda? Tendo isso em mente, a pesquisa pode ser utilizada para diversos setores e finalidades, por exemplo, para a gestão do negócio, as decisões também são tomadas a partir de informações trazidas dessas pesquisas. Sendo assim, temos a pesquisa de mercado como um balizador para saber se o empresário está no caminho certo ou está tomando um rumo diferente em relação ao mercado.

Outro ponto relevante sobre a pesquisa de mercado é que ela pode ser um grande diferencial para divulgarmos o self storage ou qualquer outro setor para terceiros como, por exemplo, instituições públicas e governos de diferentes esferas. Ou seja, para levar o seu negócio a esses lugares e pleitear algum tipo de legislação, precisamos ter em mãos dados e assim realizarmos uma negociação mais assertiva por termos conhecimento dos números do setor.

Sendo assim, vemos que é um erro não usarmos a pesquisa em benefício das empresas. Não podemos mais deixar de lado essa importante ferramenta, ela nos dá a oportunidade de acompanhar as tendências de mercado que estão em constante evolução.


Leia também: Open mall: oportunidades para o comércio e facilidades para os clientes

Open mall: oportunidades para o comércio e facilidades para os clientes

Open mall: oportunidades para o comércio e facilidades para os clientes

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Categorias: Tendências

Diretamente dos anos 80, precisamente nos Estados Unidos, o modelo de comércio open mall também conhecido como strip mall e strip center que quer dizer “shopping aberto”, “shopping em faixa” ou “shopping em tiras”, surgiu como um novo conceito para os consumidores que buscavam um ambiente mais próximo à natureza com luz natural, ventilação e áreas verdes. Em sua essência, todos esses nomes representam um conjunto de estabelecimentos com lojas uma ao lado da outra que oferecem variedade de produtos e serviços.

Uma tendência para ficarmos de olho

O estilo de vida atual e as mudanças populacionais vem transformando a maneira como as pessoas vivem e também os locais onde realizam as suas compras. Como consequência, centros comerciais mais próximos das residências ou locais de trabalho vem ganhando cada vez mais espaço. E, justamente por esse motivo, os open malls são uma tendência que vem se espalhando pelo Brasil e se apresentando como uma opção que traz facilidades para o dia a dia. Geralmente, eles são construídos em bairros residenciais próximos a um grande fluxo de pessoas, se tornando ótimas opções para os clientes que estão em busca de fazer uma compra rápida quando estão no caminho de volta para casa, por exemplo. Os principais segmentos que se destacam em open malls são os de conveniência, serviços e alimentação. Além disso, ainda é possível encontrar livrarias, salão de beleza, lanchonetes, floriculturas, pet shops, docerias, cafeterias e até um pequeno supermercado.

Uma entre as muitas vantagens dos open malls é que não existe a necessidade de marcas âncoras como acontecem com os shoppings centers, pois todas elas desempenham papel de âncora pela necessidade e conveniência que oferecem. Outras vantagens  oferecidas por esse modelo de empreendimento são similares às de um shopping center como segurança, limpeza, manutenção, gestão profissional e o melhor: tudo isso com uma taxa de condomínio menor que a dos shoppings tradicionais e com uma dinâmica de loja de rua. Também é importante lembrar que o consumidor desse tipo de empreendimento e dos shoppings convencionais é o mesmo, apenas em momentos de consumo diferente. Ou seja, no primeiro caso o cliente irá gastar de 15 a 30 minutos, já o cliente que escolher ir ao  shopping center vai com o objetivo de ter entretenimento e lazer, não para apenas fazer compras rápidas.

Por fim, os open malls não facilitam apenas a vida dos consumidores, mas também são excelentes opções para empreendedores. As lojas ali instaladas, na maioria das vezes, são pequenas ou médias e devem trabalhar em conjunto para a melhor experiência de todos os envolvidos.

Estamos atentos a esse nicho de mercado!


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