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Open Mall: por que esse conceito está tão em alta?

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Categorias: Centros comerciais, DCL

O modelo Open Mall tem crescido substancialmente no mercado de varejo. Além disso, tem conquistado a preferência de consumidores e investidores tanto no Brasil quanto em outros países. 

Embora tenha surgido nos anos 1980, nos Estados Unidos, esse conceito evoluiu consideravelmente, fazendo com que se tornasse um centro de compras inovador e moderno.

Neste artigo, serão exploradas suas principais características, os motivos que levaram ao seu sucesso e as vantagens que esse modelo oferece. Acompanhe!

O que é um Open Mall?

Antes de tudo, o Open Mall também conhecido como Strip Mall ou Strip Center é um formato de shopping center que se destaca dos tradicionais espaços fechados por ter uma  arquitetura mais aberta e conectada com o ambiente externo. 

Geralmente, são estruturas horizontais que podem variar de uma ou duas faixas de lojas para formatos como em L ou em U, a maioria somente com piso térreo, contudo, encontra-se também de até 2-3 pavimentos. Sua principal característica é a integração com a paisagem local, unindo espaços verdes e áreas ao ar livre com uma variedade de lojas, restaurantes, praças de convivência e serviços. 

Seu objetivo principal é proporcionar aos clientes uma compra rápida e eficiente que possam satisfazer suas necessidades de consumo. Além disso, oferecer um ambiente descontraído e leve, onde as pessoas possam desfrutar da natureza e curtir momentos agradáveis.

Tendências que têm impulsionado o crescimento dos Open Malls

Os “novos comportamentos de consumo” são uma das diversas tendências que têm contribuído para o crescimento do modelo Open Mall. Conheça as principais.

Maior valorização do bem-estar e da sustentabilidade

A conscientização sobre a importância do bem-estar e da sustentabilidade vem aumentando. Por isso, os consumidores têm buscado por experiências com mais significado e que estejam em sintonia com a natureza. 

Os Open Malls atendem a essa demanda, pois proporcionam um ambiente mais harmonioso e integrado à paisagem local.

O foco é a experiência do consumidor

A exigência com relação ao que se consome vem aumentando de maneira exponencial, tanto na qualidade dos produtos quanto no tipo de atendimento e estrutura disponível.

Ambientes agradáveis, acolhedores, belos e inspiradores são cada vez mais buscados. Portanto, a busca por experiências prazerosas tem sido um dos principais impulsionadores do sucesso dos Open Malls. Afinal, eles vão além da oferta de produtos e serviços.

Expansão do setor varejista

O setor do varejo tem apresentado crescimento e se reinventado para atender às demandas dos consumidores. Portanto, os Open Malls são uma alternativa moderna e inovadora que oferece diferenciais competitivos para as marcas e lojistas.

O interesse dos investidores tem aumentado

O sucesso e a valorização dos Open Malls têm despertado o interesse de investidores imobiliários, pois, ele enxergam nesse modelo uma oportunidade de diversificar seus investimentos e obter bons retornos financeiros.

7 vantagens do modelo Open Mall

1. Ele oferece um jeito diferente de fazer compras e interagir

A principal vantagem do modelo Open Mall é proporcionar aos clientes uma compra rápida e eficiente, de forma que, através de uma única parada “one stop shop” , ofereça aos consumidores uma experiência de compra mais agradável e única. A arquitetura aberta, o contato com a natureza e as áreas de convivência proporcionam uma atmosfera relaxante que cria um ambiente propício para compras, lazer e encontros.

2. Integração com o ambiente

Ao contrário dos shoppings fechados, que muitas vezes parecem isolados do entorno, os Open Malls são projetados para se integrarem ao ambiente e criar um espaço convidativo, estimulante e harmonioso.

3. Diversidade para todos os gostos

Nos Open Malls, o cliente vai encontrar ampla variedade de lojas, restaurantes, cafés, serviços e entretenimento. Essa diversidade atrai diferentes públicos e torna esse centro de compras um local completo e em condições de atender às necessidades de todos.

4. Menores custos de operação

Os Open Malls tendem a ter menores custos de operação em comparação aos shoppings fechados. Geralmente, não possuem grandes áreas climatizadas ou que necessitem de iluminação artificial, e os custos com manutenção são menores. Por isso, eles são mais atrativos para investidores e lojistas.

5. Tendência de valorização

Os Open Malls estão cada vez mais populares e a demanda por espaços integrados à natureza não para de crescer.  Isso têm impulsionado a valorização desses empreendimentos no mercado imobiliário e atraído investidores e incentivos para construção de novos espaços como esse e expansão dos já existentes.

6. Facilidade de acesso e estacionamento

A maioria dos Open Malls oferece estacionamento amplo e de fácil acesso, o que é muito importante para quem dirige até o local. Eles costumam oferecer também locais para bicicletas, uma vez que um de seus focos é facilitar o acesso de pedestres e ciclistas.  

7. Flexibilidade de uso dos espaços

Devido à arquitetura mais aberta e à estrutura menos rígida, os Open Malls podem ser adaptados para diferentes necessidades e atividades. Essa versatilidade possibilita a realização de eventos ao ar livre, feiras, exposições e outras atividades que agregam valor ao espaço e atraem mais público.

Conclusão

A busca por espaços que unem harmonia, sustentabilidade e capacidade de proporcionar boas experiências aos consumidores tem impulsionado o crescimento desse modelo de negócio. 

Com a crescente valorização desses espaços e o aumento do interesse dos investidores, os Open Malls têm tudo para ser uma tendência duradoura no setor de compras e entretenimento.

Na DCL, a importância desse tipo de empreendimento é reconhecida e há atenção a todos os movimentos do mercado. Acompanhe a DCL para mais informações sobre tudo que acontece no setor! Acesse o site.

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Locação de imóvel: planejamento é a palavra chave

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Categorias: Built To Suit, DCL

Encontrar o imóvel ideal para o seu negócio nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, é preciso que ele tenha a infraestrutura, características técnicas e localização adequadas ao seu tipo de empresa e ofereça condições necessárias para atender às demandas da rotina diária. Quanto ao modelo de locação de imóvel, também precisa ser planejado e avaliado. Falando-se em locação não residencial existem contratos por prazo indeterminado, determinado, contratos típicos ou atípicos. Cada um com uma característica bastante definida e que melhor se aplica à sua realidade. Este assunto, porém, será abordado em outro texto.

Planejamento para locação de imóvel é a palavra chave.

O planejamento é essencial para o crescimento de qualquer empresa. Por isso, a escolha do imóvel também precisa ser planejada. Assim, comece definindo quais são os objetivos e necessidades que precisarão ser atendidos com a locação.  Vejamos agora, quais são os itens fundamentais dentro do processo de planejamento na hora de locar um imóvel e que precisam ser avaliados.

Localização e acesso

. Uma localização estratégica para o seu negócio é fundamental para o desenvolvimento de sua empresa. 

Se o seu negócio for armazenagem e distribuição, por exemplo, certifique-se que o entorno do imóvel alugado conta com uma boa malha viária facilitando o acesso e promovendo uma boa logística. Já se é um operador varejista, o mais relevante será estar em uma localidade com atrativo de fluxo de pessoas e ótima visibilidade. Para ambos os exemplos, porém, um diferencial importante é que as localidades sejam atendidas. Como por exemplo, uma boa rede de transportes públicos, atendendo, assim, às demandas de todos os stakeholders: clientes, fornecedores, e, obviamente colaboradores.

Infraestrutura 

Além da localização, é imprescindível avaliar se o imóvel está em boas condições de uso e se atende às suas necessidades de infraestrutura, bem como às suas normas de funcionamento como alvarás e liberação de corpo de bombeiros, dentre outros. 

Quanto as características técnicas, por exemplo, a depender do segmento de atuação, o imóvel ideal precisa ter amplo pé-direito, capacidade de carga do piso, acesso em nível ,docas e rede de combate a incêndio. Para outros segmentos, por exemplo, o importante será ter um amplo estacionamento, espaço para estoques e boa ventilação, Além da infraestrutura construtiva do imóvel, também é importante verificar o contexto da região:, se o local costuma sofrer com enchentes, como é a segurança no entorno, ou se é comum ter problemas com as concessionárias de serviços de água e esgoto, energia elétrica, recolhimento de lixo, telefonia e internet, dentre outros. 

Lei de Zoneamento e incentivos fiscais

Não menos importante do que a localização e infraestrutura, é fundamental entender a Lei de Zoneamento do Município. Além disso, conhecer os incentivos fiscais os quais sua empresa poderá ter acesso. A Lei de Zoneamento serve para definir as regras do uso e ocupação do solo e, antes da locação, será importante certificar-se de não ter quaisquer impeditivos ou restrições para a instalação do seu negócio no local escolhido. Muitos municípios, possuem ainda incentivos fiscais para determinados segmentos ou bairros da cidade. Esses benefícios, como aplicação de alíquotas de impostos reduzidas, poderão trazer ganhos expressivos para sua empresa no final de cada exercício.

Conheça os modelos de locação de imóvel da DCL

A DCL Real Estate oferece um portfólio diversificado de imóveis que inclui galpões em condomínios logísticos, lojas, prédios comerciais, self storages, modelos de locação tipo Built to Suit e Sale & Leaseback.

Os imóveis possuem localizações estratégicas para facilitar o acesso a rodovias e ao centro da cidade, além de proporcionar visibilidade e fluxo constante de pessoas. Acesse o site para saber mais sobre a DCL Real Estate e entrar em contato com a equipe. 

Venha conversar conosco. Temos o modelo de locação ideal para o seu negócio.

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Conceito open mall: quais são as vantagens para sua empresa?

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Categorias: DCL

O que é Open Mall e quais são as diferenças e similaridades entre ele e um shopping no modelo tradicional? Continue lendo este artigo e saiba mais sobre essa tendência do varejo que está crescendo no Brasil. 

Compreenda melhor seu conceito, quais vantagens ele traz para as pessoas e como isso pode proporcionar ótimos resultados para sua empresa. 

O que é o conceito Open Mall?

Open Mall é uma expressão que vem do inglês e significa “shopping aberto”. Ele é um centro comercial a céu aberto que costuma ser construído na horizontal e ter apenas o andar térreo, com lojas uma ao lado das outras. No entanto, é possível encontrá-lo com até dois ou três andares.

Eles são conhecidos também como “Strip Mall” ou “shopping em faixas” e a disposição destes imóveis pode variar e ter o formato de U ou L. 

Além do estacionamento, ele considera os ciclistas e pedestres em seu projeto e, por isso, facilita o acesso destes ao empreendimento. Apesar de ser um conceito que surgiu nos Estados Unidos na década de 1980, sua proposta é bastante atual e adequa-se perfeitamente às necessidades do urbanismo moderno.

O projeto paisagístico é um diferencial

Um Open Mall geralmente conta com espaços agradáveis, jardins bem arborizados, fontes ou espelhos d’água, boa ventilação e luz natural. Por isso, eles são considerados empreendimentos sustentáveis, uma vez que gastos com energia elétrica, por exemplo, são menores. 

Assim como nos shoppings tradicionais, eles oferecem serviços que atendem às necessidades diárias dos consumidores, praça de alimentação e opções de lazer e entretenimento. 

Vantagens de um Open Mall para os clientes

Os Open Malls são espaços de convivência e conveniência e, por isso, atendem àquilo que o consumidor atual está buscando. Geralmente, estão em localização privilegiada e estratégica, e oferecem acesso rápido a tudo que as pessoas precisam em um só lugar. 

O mix de lojas e serviços é completo e conta com espaços como farmácias, pet shops, salões de beleza, restaurantes, bares, academias e muito mais. Assim, além de agilizar e facilitar a vida dos consumidores, esses centros comerciais proporcionam locais para os encontros com amigos e família. 

Neles, as pessoas podem passear e estar ao ar livre, integradas à natureza de um jeito natural e ter a mesma segurança que os shoppings tradicionais oferecem. Isso não só fortalece as marcas e os negócios que se estabelecem no local, como também fortalece a economia do bairro onde ele está instalado. 

Vantagens de um Open Mall para empreendedores

Além de atenderem às necessidades dos consumidores, os Open Malls também são uma ótima alternativa de negócios para empreendedores por motivos bem simples.

1. Atraem mais pessoas

Por possuírem um conceito aberto e agradável, no qual as pessoas estão em contato com a natureza e encontram tudo que precisam, eles tendem a atrair maior número de clientes.

2.  Fidelização de clientes

Por serem uma área de transição por onde os clientes passam regularmente, a possibilidade de fidelização é enorme. Assim, se eles gostarem dos serviços e encontrarem sempre o que precisam, a tendência é retornarem sempre. 

3. Redução de custos

Como já falamos neste artigo, o projeto arquitetônico contribui para a redução de custos de manutenção, segurança e limpeza, o que faz com que a taxa condominial seja menor. Em outras palavras, isso significa um orçamento menos apertado e mais interessante para os lojistas.

O que avaliar na hora de escolher o seu espaço?

Para que um Open Mall tenha sucesso, ele deve oferecer boas condições para os empreendedores e cumprir alguns requisitos mínimos.  

1. Localização e boa visibilidade

É fundamental que ele esteja bem localizado e ofereça fácil acesso a clientes, lojistas e fornecedores. Ruas movimentadas, com bom fluxo de carros e pedestres, são locais ideais para um Open Mall.

Eles também devem oferecer boa visibilidade, ou seja, estarem em locais onde possam ser vistos pelo público sem dificuldades, como esquinas e espaços abertos.

2. Infraestrutura e estacionamento

Para ser considerado uma ótima opção de investimento, um Open Mall precisa ter mobiliário moderno, calçada para passeio, wi-fi e acesso facilitado para pedestres e ciclistas.

Da mesma forma, o estacionamento deve atender às demandas do local, facilitar as manobras dos veículos e estar próximo às lojas. 

3. Projeto paisagístico

Open Malls precisam ser atrativos, e o projeto paisagístico tem papel fundamental nisso. Eles devem ser agradáveis, bonitos e integrados à natureza para oferecer uma boa experiência aos clientes e valorizar a visibilidade do centro comercial.

4. Mix de lojas

Nada do que vimos até aqui fará sentido ou trará resultados para pessoas ou lojistas se o Open Mall não oferecer um mix de lojas que atenda às necessidades dos clientes. Portanto, ele deve ter um pouco de tudo para atender, ao máximo, quem o procura.

A DCL está atenta às tendências do mercado

Nós, da DCL, reconhecemos a relevância de um Open Mall para a economia de um bairro e de uma cidade. Por isso, estamos atentos aos movimentos do mercado e à necessidade de oferecer mais centros comerciais como esse, tanto para lojistas quanto para o público consumidor. 

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