IA

Ferramentas de IA no varejo: como elas impulsionam o setor?

|
Categorias: Uncategorized

Apesar de a inteligência artificial já fazer parte do nosso dia a dia, o seu alcance é muito mais amplo, eficiente e diversificado do que podemos imaginar. Atualmente, a IA oferece, por exemplo, soluções eficientes e lucrativas para o setor varejista.

Sabendo disso, criamos este artigo com informações importantes sobre o uso e os benefícios significativos que a IA proporciona tanto para clientes quanto para as organizações. Continue a ler e veja como essa tecnologia pode mudar seus resultados.

Soluções, ferramentas e benefícios da IA no varejo 

O uso de inteligência artificial, big data e automação de processos pode solucionar diversos problemas e melhorar a eficiência das operações do varejo. Conheça algumas dessas soluções e faça uma transformação digital em sua empresa.

1. Armazenar o histórico dos produtos e conhecer o comportamento de consumo.

Softwares de gestão podem armazenar informações sobre as compras que cada cliente faz em sua loja física ou e-commerce, e fornecem informações que ajudam a compreender um determinado padrão de comportamento ou problema, permitindo que ações corretivas sejam aplicadas. 

Ainda, por meio da IA pode-se compreender estatisticamente o que deve ser oferecido nas próximas vendas. Isso significa que a área comercial pode se antecipar e oferecer aos seus clientes o que eles genuinamente buscam e dão valor, tendo assim, maiores chances de conversão de venda. 

Isso é possível graças ao machine learning, ou aprendizado de máquina, uma solução oferecida pela IA que vem sendo muito usada no varejo. 

2. Otimizar processos de compra e de gestão do estoque

Com softwares de gestão, é possível utilizar a IA para analisar situações externas e comportamentos recorrentes para fazer previsões, por exemplo, sobre qual será o volume de vendas de um determinado produto e tendências, nos meses seguintes. 

Com isso, é possível otimizar os processos de compra, giro de estoque, investimentos e evitar gargalos de gestão e reposição com eventual ausência de produtos no estoque, nas lojas ou em gôndolas e, em decorrência disso, ter uma queda de vendas.

3. Automatizar processos e ganhos de eficiência

Além de reduzir o número de erros, a automação de processos pode ser utilizada para reduzir a realização de tarefas manuais, repetitivas e cansativas. Dessa forma, os  profissionais ganham tempo para focar em ações estratégicas e que potencializam os resultados da organização. Desta maneira, os recursos humanos podem ser melhor empregados, gerando economia e maior eficiência.

Você conhece o Google Discovery IA?

O Discovery IA foi lançado em janeiro de 2023 com o objetivo de auxiliar o setor varejista a oferecer uma experiência mais personalizada nas recomendações e resultados de pesquisas feitas no Google.

Sua proposta é reduzir o abandono das buscas nas pesquisas, oferecendo experiências de compra mais fáceis e simples para aumentar as conversões. 

Como o Google Discovery IA faz isso?

Os recursos e soluções oferecidos pelo Google Cloud voltados para o varejo baseados em IA e machine learning, são chamadas de Discovery AI for retail. A intenção é proporcionar melhora significativa na navegação do cliente, que poderá fazer buscas através de imagens e obter resultados mais satisfatórios e interessantes que os anteriores.

Ao invés de receber resultados interessantes para o  negócio, o cliente receberá resultados relevantes para ele, com base em seus dados de navegação e comportamento de compra. Além disso, essa experiência será mais dinâmica, o que pode aumentar as chances de venda.

Aumente seu diferencial competitivo com a DCL

Os resultados e benefícios oferecidos pela inteligência artificial no varejo são imensuráveis. Para potencializá-los, sua empresa precisa de uma infraestrutura que garanta  processos logísticos mais seguros, ágeis, eficientes e transparentes.

Na DCL seu negócio conta com espaços e infraestrutura de ponta que, aliados ao uso de IA, podem reduzir custos, aumentar suas vendas, alcance e diferenciais competitivos, que vão colocar seu negócio à frente da concorrência.

Venha conhecer nossas soluções! Além de self storage, shopping, galerias comerciais, armazém logísticos, você pode contar com a solução de Built to Suit,  Venha conhecer nossas soluções!

Acesse nosso site e fale conosco. Saiba tudo que a DCL pode fazer por sua empresa.

Built To Suit

7 vantagens da locação Built to Suit para seu negócio

|
Categorias: Uncategorized

Mesmo que esta modalidade ainda seja relativamente nova no país, ela tem atraído o interesse de indústrias e grandes organizações comerciais. Isso se deve, principalmente, ao grande número de vantagens do modelo de locação Built to Suit.

Reconhecida por atender às necessidades específicas do locador, é conhecida como um jeito seguro e lucrativo de fazer negócios. Continue lendo o artigo e confira as principais características e benefícios desse modelo de locação de imóveis.

O que é e como funciona a modalidade Built to Suit?

O Built to Suit (BTS) é um modelo de contrato de locação – onde o imóvel é construído especificamente para atender as necessidades do seu futuro locatário. 

Normalmente esse modelo de negócio (Locação sob medida) é utilizado por, grandes lojas, centros de distribuição e locais para armazenamento e fabricação de produtos. 

Além disso, as locações realizadas na modalidade built to suit (BTS) costumam ter um contrato em um prazo médio de 15 a 20 anos.

7 vantagens do modelo de locação Built to Suit

Quer alugar um imóvel nessa modalidade? Então confira as vantagens do modelo de locação Built to Suit e prepare-se para fazer grandes negócios.

1. Maior lucratividade

Essa é uma das principais vantagens do modelo de locação Built to Suit. Afinal, além de oferecer a personalização dos imóveis, ele possibilita uma boa diversificação dos investimentos e ganhos de eficiência e competitividade, tanto para inquilino quanto para locador.

Com ele, é possível, por exemplo, investir o capital de sua empresa no próprio negócio ou em outras estratégias, ao invés de ter custos com a construção.

2. ‍Redução de custos

Certamente, a locação Built to Suit é uma opção mais econômica do que locar ou adquirir um imóvel e ter custos com reformas que nem sempre vão atender ao que seu negócio precisa. 

O modelo BTS evita que você tenha gastos desnecessários, podendo inclusive, deduzir os custos com aluguéis em seu imposto de renda.  

3. Mais segurança

Se, por um lado, a locadora tem a garantia de entregar um imóvel com um contrato de longo prazo assinado, por outro, sua empresa tem a garantia de um contrato de longa duração que atende a todas as suas necessidades.

Tudo isso torna a operação mais segura e interessante para ambos, pois o valor do aluguel é inserido em seus custos não variáveis. Além disso, existem também vantagens tributárias.

4. Duração dos contratos

Essa é uma das grandes vantagens do modelo de locação Built to Suit. Os contratos costumam durar no mínimo de 10 a 15 anos, com garantia de renovação de até 50 anos. Portanto, isso significa mais segurança no tempo de permanência e o locador a garantia de reaver seus investimentos.

5. Personalização e eficiência operacional

Com o Built to Suit é possível personalizar e customizar o espaço de acordo com suas necessidades. Por isso, sua empresa poderá otimizar seus processos e atividades, aumentar sua eficiência operacional e sua produtividade. 

6. Maior flexibilidade 

A flexibilização está ligada à personalização do imóvel e às características principais do contrato de locação personalizado, que envolvem tempo de locação, períodos de carência e outros detalhes e características contratuais importantes.

7. Diferenciação competitiva

Conte com uma construção personalizada e única que agrega valor à sua marca e a diferencia dentro do mercado. Isso é fundamental para conquistar novos clientes e investidores.

Conquiste as vantagens da locação Built to Suit com a DCL

Agora que falamos sobre as principais vantagens deste modelo de locação, que tal conhecer todas as soluções e benefícios da DCL? Aqui sua empresa encontra uma locação construída sob medida para o seu objetivo, em localizações privilegiadas e contratos de longo prazo que vão trazer muito mais tranquilidade para seu negócio.

Não deixe que a falta de espaço seja um obstáculo para o crescimento do seu negócio! Entre em contato com nosso time, conheça todas as nossas soluções e descubra todas as vantagens que temos para te oferecer.

tendências do varejo

9 tendências do varejo para os próximos 5 anos

|
Categorias: DCL, Empreendedorismo

Dentro e fora das organizações, a transformação digital mudou a forma como pessoas e empresas se conectam com o mundo à sua volta. Os impactos causados por ela definem não só as tendências para o varejo, mas de todos os segmentos do mercado global. 

Continue conosco para conhecer as principais tendências do varejo para os próximos 5 anos e como elas podem trazer melhores resultados para seu negócio.

Quais são as tendências para o setor varejista nos próximos anos?

A transformação do varejo está intrinsecamente ligada à evolução tecnológica e à mudança de mindset. Confira as principais tendências e saia na frente de seus concorrentes. 

1. Humanização e foco na experiência dos consumidores 

Os consumidores buscarão a conveniência, experiências perfeitas, personalizadas e com resultados rápidos. Isso aumentará a demanda por atendimentos hiper-humanizados.

Isso significa que, quanto mais tecnologia for usada, maior será a necessidade de humanização do processo de compra.

Para conquistar e fidelizar esses clientes, os varejistas deverão oferecer experiências de compra envolventes, imersivas e interativas. Além disso, a troca de conhecimentos e informações deverá ser rápida e imediata.

2. Relacionamento com os clientes além dos estereótipos de gênero

Atualmente, é preciso ver as pessoas fora de seus estereótipos e abraçar todas as identidades para promover o empoderamento do gênero. Portanto, não podemos dizer que tal roupa ou item é para um homem ou mulher. 

É preciso trabalhar de forma empática, conhecendo dores, dificuldades e realidades das pessoas, e oferecer soluções que atendam às necessidades de todos, respeitando a multiplicidade e a liberdade trazida pela diversidade.

3. Evolução da análise preditiva

A análise preditiva continuará evoluindo com uso da tecnologia, e os consumidores estarão mais dispostos a compartilhar dados pessoais para ter interações mais personalizadas com grandes marcas e varejistas. 

Nesse cenário, a inovação no varejo demanda investimentos em inteligência e segurança de dados para proporcionar experiências positivas.

4. Omnichannel se consolida no mercado varejista

Omnichannel é o nome dado para varejistas e empresas multicanais, ou seja, que disponibilizam diversos pontos de contato com o cliente e facilita sua jornada de compra. 

Assim, ele pode, por exemplo, adquirir um produto pela internet através de qualquer dispositivo móvel, e fazer trocas em lojas físicas. 

5. Dispositivos móveis ampliarão o relacionamento com os clientes

Varejistas estão otimizando sites e blogs para que as pessoas possam fazer compras por meio de seus smartphones. Através deles, será possível conhecer toda sua jornada de compras, assim como localização e engajamento com a marca. 

Eles enviarão mensagens mais direcionadas e relevantes, e haverá aumento significativo dos pagamentos digitais sem contato. Eles serão, também, os principais canais para os programas de fidelidade e recompensas. 

6. A cadeia de abastecimento será mais colaborativa

Aqui se destacam três pontos importantes:

  1. Varejistas parceiros e concorrentes deverão estabelecer relações de confiança para melhorar seus resultados. Eles poderão, por exemplo, reduzir custos compartilhando o transporte para eliminar milhas vazias ou inovar no processo de logística reversa, que tende a aumentar.
  2. O GPS, o Big Data e a internet das coisas (IoT) facilitarão ainda mais os serviços de localização e rastreamento em tempo real, tanto para fabricantes quanto para fornecedores e consumidores. 
  3. A inovação no varejo contará com automação de sistemas e robótica para ganhar mais agilidade na cadeia de abastecimento, melhorando sua performance e tomadas de decisão.

7. As tecnologias no varejo trarão mais eficiência e oportunidades para o setor

Nos tornaremos hiperconectados e em alta velocidade. A internet das coisas vai potencializar o engajamento do consumidor no varejo e aumentará a eficiência dos varejistas, automatizando e conectando todo o sistema que envolve gestão de frota, logística, estoques e cadeia de abastecimento. 

A realidade aumentada (AR) estará acima da realidade virtual e permitirá, por exemplo, que uma pessoa experimente uma roupa de forma virtual através do aplicativo do varejista. 

8. Lojas físicas serão vitrines e pontos de apoio

As lojas físicas continuarão sendo importantes e necessárias, independente do volume de vendas online. A tendência para o varejo é que elas diminuam em número ou permaneçam iguais, mas com tamanho reduzido.

Elas fornecerão atendimentos cada vez mais humanizados e funcionarão como vitrines e pontos de apoio. 

Através do uso de tecnologias no varejo, como a internet das coisas (IoT), será possível monitorar comportamentos, antecipar tendências, desenvolver planejamentos estratégicos e melhorar os serviços de atendimento ao consumidor.

9. Flex commerce também é uma das tendências para o varejo

As fronteiras que separam serviços do varejo de serviços bancários, de saúde e outros estão desaparecendo. Com tanta tecnologia disponível, é possível flexibilizar e aprender com segmentos totalmente diferentes e crescer com eles.

A DCL e as tendências para o varejo

Se o seu negócio está começando agora ou você busca expansão, mas não tem espaço para fazer a logística de sua empresa ou recursos para construir um local adequado, fale conosco.

Nós temos soluções que podem atender diversos tipos de necessidade. Dentre elas, estão:

  • Self Storage: diversos tamanhos de boxes para armazenar tudo que for necessário. 
  • Lojas comerciais: no nosso projeto de expansão da Galeria Xaxim, serão mais de 20 novas lojas para sua empresa. Além disso, o Shopping Maringá, nossa unidade de negócios, é uma opção única para quem se interessa por varejo em shopping center. 
  • Built to Suit: Locação sob medida – Construção de empreendimentos imobiliários de acordo com as necessidades e especificações do cliente para contrato de aluguel de longo prazo, em regiões privilegiadas da cidade. Atualmente, o Armazém 7 já está em fase de terraplanagem e pode ser a expansão ideal para seu negócio.

O espaço ou a falta dele não é mais desculpa! Com a DCL, sua empresa encontra o que precisa para fazer sua gestão de estoque com eficiência e segurança. Entre em contato com nosso time comercial e conheça tudo que a DCL tem para você.

Categorias