home office, pandemia e os novos hábitos de consumo no varejo

Home office e as transformações no perfil de consumo

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Categorias: Notícias, Varejo

A pandemia do novo coronavírus trouxe diversas transformações para o mercado de trabalho, entre elas, o modelo home office. E essa tendência chegou para ficar. Cada dia mais iremos nos deparar com empresas que oferecem essa possibilidade aos seus colaboradores e, por vezes, colaboradores que procuram por trabalho remoto.  Contudo, a adoção desse novo modo de trabalho impactou também outras áreas. Confira a seguir.

O home office e seus impactos

Esse novo modelo de trabalho impactou, e continua impactando, o varejo e todas as características que o cercam. Por exemplo, a aceleração da era digital. Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira do Varejo e Consumo (SBVC) indica que, no ano de 2019, o crescimento de varejistas que apostaram na transformação digital dentro das empresas foi de 21%. Em 2020, 42% dos entrevistados acreditavam que a transformação digital era prioridade na empresa, já no ano de 2021 o número subiu para 53%. Ainda sobre o assunto, para as empresas do varejo, os investimentos em ferramentas utilizadas para a contribuição na transformação digital nas lojas físicas têm se tornado essenciais.Isso porque, melhoram a experiência do consumidor e ajudam na sua tomada de decisão. Em resumo, esses investimentos em transformação digital resultam no aumento do faturamento em vendas e do engajamento do consumidor, principalmente, em canais digitais. E não para por aí! O home office traz com ele também mudanças na geografia do consumo, mudança essa que afeta progressivamente o varejo. A lógica aqui é a seguinte: se as pessoas ficam mais em casa, elas utilizam o comércio e os serviços do bairro. Mas, na prática, como isso ocorre? Acompanhamos, entre outros pontos, o aumento do surgimento das “dark stores“, que são lojas onde o cliente tem a liberdade de comprar on-line e apenas ir à loja para retirar os seus produtos. Os investimentos cada vez maiores em automação visam não só a eficiência, mas também aparecem como estratégia para driblar a falta de mão de obra disponível.

O foco na experiência do cliente

Um aspecto citado pelo futurista digital Brian Solis é que a pandemia fez nascer a “geração N” (Generation-Novel), formada por pessoas mais digitais, de todas as idades. Também mais narcisistas nas suas expectativas e demandas on-line. Solis acredita que: “A personalização não é mais o suficiente, é preciso surpreender para não ser esquecido”.  Para conquistar as pessoas, é preciso promover experiências memoráveis! Atualmente temos muitas opções no digital, por isso a fidelidade a marcas é posta em xeque a todo momento. Neste contexto, as lojas com autonomia digital ganham novos papéis:
  • Agregam serviços;
  • Tornam-se solucionadoras de problemas;
  • Conduzem e geram dados comportamentais;
  • Atuam como parte de uma cadeia híbrida funcional e bem-organizada.
Dessa forma, há muito a aprender com ecossistemas de negócios como o Mercado Livre, Amazon, Magazine Luiza, que com alta tecnologia vêm aprimorando as experiências de compra. Outro elemento essencial desta nova ordem do varejo mundial é o foco no ESG. Termo que entrou de maneira consistente na agenda das empresas. O ESG é usado para se referir a práticas empresariais e de investimento que se preocupam com critérios de sustentabilidade, e não apenas com o lucro. Não por acaso, o CEO da IKEA nos Estados Unidos, Javier Quiñones, é também Chief Sustainability Officer, colocando a estratégia ESG no centro estratégico do negócio. Movimento semelhante ocorre em muitas companhias, dando a líderes funções adicionais que precisam ser incorporadas top down na cultura organizacional.  Por fim, vemos que todas essas transformações não irão parar. Muito pelo contrário, elas serão cada vez mais constantes. Então, cabe aos líderes estarem atentos e focados no propósito de suas empresas. Assim, será possível atuar de maneira ainda mais estratégica no mercado varejista.]]>

Consumo de vinho no Brasil tem alta de 31% em 2020 e nós brindamos com a Adega Brasil

Consumo de vinho no Brasil tem alta de 31% em 2020

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Categorias: Varejo

Com certeza você viu nas redes sociais dos seus amigos um pouco mais de garrafas de vinho do que de costume, certo? E isso não é apenas uma impressão sua. O consumo da bebida está realmente em uma crescente! No Brasil, o mercado teve alta de 31% em 2020, com 501,1 milhões de litros consumidos no ano. Em 2019, foram apenas 383,9 milhões. Segundo a revista Adega, os números do primeiro trimestre de 2021 continuaram a crescer, tendo um aumento geral de 38,8% em volume e 44,4% em valor. Alguns fatores contribuíram para essa mudança no comportamento dos brasileiros.  O principal, é que as pessoas passaram a buscar o prazer da gastronomia mais refinada e em família. Além disso, houve a possibilidade de compra direta de distribuidores e produtores e das facilidades oferecidas pelo e-commerce. Para o CEO da Ideal Consulting, Felipe Galtaroça, como o momento de ir ao restaurante passou a ser em casa, a procura pelo vinho aumentou. “Atrelado à gastronomia, as pessoas procuram prazeres dentro de casa. O fato de estar isento da responsabilidade de dirigir e o custo menor do produto para consumo em casa também ajudaram”, ressalta.

DCL Real State e Adega Brasil

Com todo esse crescimento, nós, da DCL Real Estate, temos a honra de partilhar este momento com a Adega Brasil. Uma empresa que está no mercado de bebidas nacionais e importadas há mais de duas décadas. E, que, como nós, busca sempre oferecer aos seus clientes um alto padrão de qualidade em todas as etapas.  A Adega Brasil possui 4 lojas em Curitiba e região, com destaque para a Adega Brasil Auto Serviço. O estabelecimento foi construído por nós, sob medida, em menos de seis meses, na modalidade Built to Suit. Localizada próximo ao Mercado Municipal de Curitiba, é a primeira loja da Adega Brasil com formato de autosserviço. Conhecida também como o “Mercadão das Bebidas”, a loja conta com toda a variedade de produtos comercializados. Além disso, atende atacado e varejo. Referência há mais de duas décadas no setor, a marca tem por propósito garantir sempre um alto padrão de qualidade em todas as etapas, do estoque até a mesa do consumidor. Estamos felizes por compartilhar com a Adega Brasil os nossos serviços e contribuir com o seu crescimento neste momento tão importante para o mercado de vinhos. Gostou de saber? Conheça mais sobre os nossos armazéns, acesse:  https://dclrealestate.com.br/locacao/galpao-modular-armazem-5/  ]]>

Condomínios logísticos

Condomínios logísticos: o que são e vantagens

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Categorias: Condomínios Logísticos, DCL, Self Storage

Buscando melhorar o escoamento de mercadorias das empresas, o mercado imobiliário trouxe mais inovação. Dessa vez, viu no setor de cadeia de suprimentos a oportunidade em solucionar essa necessidade crescente de pontos estratégicos para empresas. Então, criou assim, os condomínios logísticos.  Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe!

O que são condomínios logísticos?

Essencialmente, eles são uma área fechada, com infraestrutura de serviços compartilhados, como:
  • Docas de entrada e saída de mercadorias;
  • Espaço para armazenagem;
  • Equipamentos para a movimentação de cargas leves e pesadas
  • Serviços de segurança;
  • Estacionamento;
  • Dentre outros benefícios de um condomínio logístico. 
Em sua grande maioria eles possuem uma localização privilegiada, garantindo, assim, um escoamento mais ágil das mercadorias. O que, por consequência, melhora a capacidade competitiva da empresa. Mas, a localização é só uma das muitas vantagens que esses espaços oferecem para as empresas.

5 vantagens de contar com condomínios logísticos

1. Infraestrutura

A infraestrutura dos condomínios logísticos possui o essencial para o funcionamento mais eficiente de uma empresa. Lá você encontra:
  • Prédios de apoio;
  • Auditório;
  • Restaurantes;
  • Estacionamento;
  • Pátio de manobras;
  • Serviços de manutenção;
  • Segurança e vigilância;
  • Portaria 24 horas;
  • Compartilhamento dos custos entre os condôminos.

2.    Localização estratégica

Como citamos anteriormente, a localização é um dos pontos mais importantes oferecidos pelos condomínios logísticos. Eles são construídos em pontos estratégicos para facilitar o deslocamento de mercadorias.  Com o seu centro de distribuição próximo a grandes centros de consumo e produção. Além disso, ficam às margens de rodovias, ferrovias, portos e/ou aeroportos de grande circulação. Dessa forma, a empresa consegue oferecer uma entrega mais eficiente, com prazos menores e custos operacionais reduzidos.

3.    Custos menores

A logística de uma empresa consome uma grande parte dos seus recursos financeiros. Por isso, existe uma constante busca por soluções para diminuir custos e minimizar o risco de suas atividades. Então, ao optar por alugar um espaço para a sua empresa em um condomínio logístico destinado ao centro de distribuição, você conta com uma grande vantagem.  Nesse sentido, você pagará apenas uma taxa única, já incluso a prestação de serviços de manutenção. Afinal, ela é compartilhada com os outros condôminos. Ou seja, mais economia ainda.  Além disso, você reduz os custos com frete, manutenção de veículos, mão de obra e muito mais!

4.    Flexibilidade na hora de expandir as operações

Por meio de um condomínio logístico fica mais fácil expandir operações de suprimentos, já que assim a empresa terá como descentralizar os seus estoques ou processos produtivos. Assim, ocorre a otimização na distribuição e transporte das mercadorias. Um outro ponto é que o custo da expansão é muito menor. Isso porque, no condomínio logístico você terá uma infraestrutura completa, pronta para ser usada. Portanto, não demanda altos valores para a sua aquisição, além de ficar livre de todas as burocracias.

5.    Mais áreas de apoio para a empresa

Nos condomínios logísticos, as empresas encontram uma estrutura completa. Por exemplo; vestiários, refeitórios e ambulatórios. Tudo isso em um só lugar. Além disso, não é preciso se preocupar com recursos humanos para a instalação e manutenção desses espaços, já que tudo isso pertence à área comum do condomínio. Além do mais, esses ambientes são administrados por profissionais habilitados, tendo as despesas divididas, de acordo com a área ocupada. Dessa forma, o foco do condômino é totalmente voltado às atividades da sua empresa. Um condomínio logístico é uma alternativa muito positiva para várias empresas do mercado, especialmente porque são locais que trazem vantagens competitivas e estratégicas para praticamente qualquer campo ou segmento. Se você está à procura desses serviços, a DCL Real Estate conta com diversas soluções para seu negócio. Entre em contato conosco e conheça as soluções disponíveis. ]]>

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