Entenda o que é m-commerce e qual a importância

Entenda o que é m-commerce e qual sua importância

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Categorias: Varejo

Saber o que é m-commerce e colocar esta estratégia em prática na sua loja virtual pode resultar em um aumento significativo de leads e vendas efetuadas. Que os brasileiros amam smartphones todo mundo já sabe. Dados recentes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostram que o país possui mais de 240 milhões de celulares ativos. Em julho de 2021, o número atingiu 246 milhões de unidades, um crescimento de 9% em relação ao mesmo período de 2020. Mas, o que o segmento de varejo tem descoberto é que esses dispositivos móveis estão sendo uma ferramenta muito importante para fazer compras online. Independente do segmento. Nesse sentido, as aquisições vão desde alimentos, itens de vestuário e até produtos mais caros, como eletrodomésticos e móveis.  Inclusive, a pesquisa “Consumo online no Brasil”, realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas, comprova a mudança registrada nos últimos anos. Nesse sentido, a estimativa é de que 87% das compras pela internet em 2021 foram feitas por smartphones. Ou seja, um avanço de 20% em relação ao estudo feito em 2019.

O que é m-commerce e como ele norteará as mudanças comerciais na sua empresa?

Antes, quando os smartphones brasileiros não possuíam acesso a uma internet de qualidade e com alta velocidade, grande parte das conexões eram feitas a partir de desktops no conforto das residências. Porém, agora, em uma rápida viagem para outra cidade, já é possível redecorar toda a casa apenas comprando em sites como Mercado Livre e Americanas. Esse novo comportamento trouxe uma nova necessidade para as empresas que comercializam produtos e serviços pela internet. Atualmente, é preciso adaptar as plataformas de vendas aos acessos mobile. E é exatamente este o conceito do m-commerce. Chamado também de mobile commerce, ele se refere ao comércio de produtos e serviços realizados por dispositivos móveis. As compras podem acontecer pelos sites das marcas, por aplicativos próprios  e pelas redes sociais. Enquanto há cinco ou dez anos bastava um site ser visualmente atrativo, hoje, as marcas precisam ter o pensamento chamado “mobile first”. Ou seja, melhorar os canais digitais para oferecer uma experiência completa e eficiente para quem aterrissa a partir de smartphones. As empresas também devem pensar em formas de tornar as compras mais rápidas, seguras e integradas. Além de estarem sempre acompanhando tendências e novos canais para divulgarem os produtos. 

Etapas fundamentais para a sua marca ingressar no m-commerce

Entre os primeiros passos para ingressar no segmento de m-commerce estão:
  • Ter um site responsivo, que se adeque a todos os tipos de telas;
  • Transformar suas redes sociais em lojas virtuais, por exemplo, conectando sua fan page no Facebook ao estoque da sua empresa;
  • Criar um aplicativo próprio ou estar integrado a grandes marketplaces que já possuem a tecnologia;
  • Ter selo de segurança HTTPS em seu site institucional e loja virtual, garantindo maior segurança aos consumidores.
E a sua empresa, já está seguindo essas tendências de m-commerce? Continue por dentro de informações relevantes sobre o varejo brasileiro em nosso blog.]]>

Receita líquida do Mercado Livre atinge quase US$2 bilhões no terceiro trimestre de 2021

Mercado Livre atinge quase US$2 bilhões de receita

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Categorias: Notícias, Varejo

O Mercado Livre, maior portal de comércio eletrônico da América Latina, registrou resultados surpreendentes no terceiro trimestre de 2021. A receita líquida atingiu a marca de US$1,9 bilhão. O que representa um aumento de 66,5% em dólar e de 72,9% em moeda constante em relação ao mesmo período de 2020. Somente no Brasil, que representa 57% das receitas totais, o aumento foi de incríveis 69%. Acompanhando esses resultados, o lucro bruto teve alta de 43,4% e atingiu US$806,6 milhões. Isso, entre julho e setembro deste ano. Já o lucro líquido foi de US$95,2 milhões, o que corresponde ao valor de US$1,92 por ação. O crescimento expressivo já vinha sendo observado ao longo de 2021. No segundo semestre do ano, o marketplace havia alcançado receita líquida de US$1,7 bilhão, correspondendo a lucro de US$138,8 milhões.

Base de usuários ativos do Mercado Livre também cresceu

Um dos motivos para o crescimento do lucro foi o aumento na base de usuários ativos, segundo o relatório trimestral do Mercado Livre. Atualmente, a plataforma de e-commerce já possui 78,7 milhões de pessoas que compram e vendem os mais diferentes tipos de produtos. Por exemplo, eletrodomésticos, brinquedos e peças de vestuário.  Ao todo, foram comercializados mais de 259,8 milhões de itens entre julho e setembro, representando aumento de 26,3% na América Latina.

Plataforma de marketplace tem acompanhado as mudanças digitais

O Mercado Livre atualmente é a companhia mais valiosa da América Latina, ficando à frente de organizações mundialmente conhecidas, como Petrobrás e Vale. Mas, foi preciso agir para atingir resultados tão expressivos e manter-se relevante no pós-pandemia. Principalmente, com a reabertura de lojas físicas dos concorrentes. Nesse sentido, a plataforma de comércio eletrônico tem investido na diversificação das suas operações logísticas. Aliás, uma das novidades mais significativas nos últimos meses foi a chegada de 99 lojas oficiais no marketplace. Algumas delas foram a Lacta, Pão de Açúcar e Arcor. Isso proporcionou mais competitividade e diversidade à plataforma. Inclusive, vale lembrar que outras gigantes da tecnologia, como JBL e Nokia, já possuem lojas dentro do marketplace. Outro lançamento recente é a plataforma Mercado Livre Live. Trata-se de um canal para vendas e branding com transmissões ao vivo e integradas ao marketplace da companhia. Na ferramenta, será possível encontrar programas ao vivo e diários. Segundo comenta Tainá Saramago, Gerente Regional de Live Commerce do Mercado Livre, o objetivo é democratizar o social commerce brasileiro.  “Com as lives, queremos democratizar o social commerce, fortalecendo nossa plataforma para que marcas, vendedores e criadores de conteúdo possam realizar transmissões ao vivo e vender produtos, contando seus benefícios, realizando reviews mais detalhadas e mostrando seu funcionamento ou uso. A plataforma representa o futuro do e-commerce. Iniciaremos essa estratégia no Brasil, por ser um mercado mais maduro em que as lives commerces têm maior penetração, e expandiremos para toda a América Latina”, explicou ao portal Ecommerce Brasil. Agora, quais serão as novidades que vêm por aí? Continue acompanhando o nosso blog para conferir as novidades do nosso cliente Mercado Livre. Assim, como de outros parceiros da DCL Real Estate.]]>

conquistas e estratégias magalu 2021

Mudanças estratégicas do Magalu em 2021

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Categorias: Notícias, Varejo

Maior rede varejista do Brasil. Operações de e-commerce gigantescas. E, além de tudo isso,  lucro bilionário. Mas, para quem não conhece a história do Magazine Luiza, as conquistas da marca poderiam limitar-se somente a números. Porém, o Magalu – como agora é chamado após o seu novo posicionamento de marca – vai muito além da venda de eletrodomésticos e celulares em lojas físicas e virtuais. É um exemplo de inovação, empreendedorismo e cidadania.

“Inovação não é tecnologia, é cultura”: marca própria de roupa Magalu

É com essa frase que Silvia Machado, diretora executiva de Moda e Beleza no Magazine Luiza, define a cultura organizacional da rede varejista ao comentar sobre o lançamento da nova marca de roupas da rede varejista.  “Os últimos dois anos nos forçaram a inovar de uma forma que nunca tínhamos feito antes. E é importante dizer: inovação não é tecnologia, é cultura. É também como você faz gestão, é uma nova forma de trabalho. Quando passamos por momentos de crise, a necessidade de reinvenção é maior”, explicou à revista Marie Claire. Chamada de Vista Magalu, a primeira marca de roupas do Magalu tem foco em diversidade e inovação. Aliás, o manifesto da marca foi desenvolvido pelos participantes do projeto de trainee do Magazine Luiza, composto integralmente por pessoas negras.  Nesse sentido, as peças têm uma grande preocupação em trazer moda e estilo para todos os tipos e formatos de corpos. Inclusive, as coleções englobarão desde o tamanho PP ao plus size, todas com o mesmo preço.

Melhor empresa para se trabalhar, segundo o Instituto GPTW

Mas, não basta se preocupar com diversidade e inovação, é preciso respeito aos colaboradores. No Magalu, essa máxima é uma realidade. A empresa ficou em primeiro lugar no ranking Melhores Lugares para Trabalhar. Elaborado pelo instituto Great Place to Work (GPTW), o ranking avaliou mais de quatro mil empresas que operam no Brasil.  Durante o processo de avaliação, que leva vários meses, são aplicados questionários entre os colaboradores para entender questões como remuneração, benefícios e transparência. Segundo o ranking, 92% dos colaboradores do Magazine Luiza afirmaram que a empresa é um ótimo local para se trabalhar. Já a média do mercado é de 70%.

Programa Trainee Magalu exclusivo para negros continua em 2022

Alvo de polêmicas, mas também muito reconhecimento, o Programa Trainee Magalu retorna em 2022. O diferencial da iniciativa é que ela é 100% voltada para pessoas negras e pardas. O objetivo, segundo a rede varejista, é formar lideranças negras que possam atuar em diversas áreas. Continue conhecendo mais sobre a história e conquistas de outros gigantes do varejo em nosso blog!]]>

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