mercado de franquias

Mercado de franquias em crescimento

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Categorias: Notícias, Shopping Cidade Maringá

Shopping Cidade Maringá tem o espaço para seu negócio! Reunimos, aqui, algumas dicas de Adelmo Solera (Sebrae-SP) para quem está pensando em entrar com sua empresa no mercado de franquias. • Leia também: Logística reversa: potencial econômico e sustentável

Diferencial e novidade para o mercado de franquias

Verifique se a ideia ou o negócio é de fato uma novidade. Além disso, até mesmo se possui um diferencial que pode ser transformado em franquia. Afinal, é preciso pensar diferente para atrair clientes.

Plano de negócios

É necessário pensar em contratações, fornecedores, praça de atuação, investimento inicial e capital de giro. Assim, se chega ao ponto de equilíbrio.

Preocupação com a marca

O registro da marca nos órgãos competentes, como o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), é extremamente importante. Então, não deixe para depois.

Burocracia

Conte com a ajuda de profissionais especializados, como advogados e contabilistas. Eles vão ajudar com os documentos necessários, tais como a Circular de Oferta de Franquia (COF), contratos, alteração das atividades da empresa e/ou abertura de uma nova e demais obrigações e direitos de sua franquia.

Plano de marketing inicial para entrar no mercado de franquias

É importante identificar os meios de comunicação mais efetivos para a divulgação da marca ou produto. Por fim, também, se há alguma obrigatoriedade relacionada à franquia. Quer mais orientações? Venha negociar conosco.]]>

Loja física da Google é exemplo do movimento O20.

Do online para o offline: conheça o movimento O20

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Recentemente, gigantes do e-commerce mundial executaram ações que vão na contramão das tendências do mundo digital. Empresas como Google, Amazon e Evino têm direcionado seus investimentos para o comércio offline e físico. Trata-se do movimento O20.  O Google, por exemplo, tem planos para inaugurar sua primeira loja física em Nova York, no bairro de Chelsea. O novo ponto de venda contará com produtos digitais e inovadores. Dentre eles, sua linha exclusiva de celulares e smartphones, Pixel, e soluções de uso doméstico, como os assistentes virtuais da marca Nest. Além de adquirir as mercadorias, os clientes também terão a experiência única de testar as novidades da empresa, tirar dúvidas e também retirar produtos que foram comprados pela internet. Ou seja, o objetivo principal é fornecer uma vivência omnichannel. Outro exemplo é a Amazon, que vem investindo pesado na expansão dos espaços “Amazon GO” – lojas físicas, completamente autônomas e digitalmente inteligentes focadas na experiência do consumidor. Já a Evino também se juntou ao movimento, porém de uma forma diferente. A plataforma de venda de vinhos na internet planeja agora sua expansão pelos canais de autosserviço. Agora, quer espalhar máquinas de autoatendimento (ou vending machines) em espaços de trabalho compartilhados. Assim, é possível se aproximar do consumidor e garantir comodidade. Leia também: Logística reversa: potencial econômico e sustentável

Movimento O20: o que é?

O movimento online para o offline, também conhecido como O20, tem se tornado uma tendência entre as maiores plataformas de e-commerce do mundo. A ideia não é apenas migrar para o varejo físico, mas sim levar toda a expertise referente ao comportamento do consumidor no ambiente digital para o espaço offline. No movimento O20, as lojas físicas e online não competem nem são negócios independentes. Elas devem ser vistas como uma coisa só. Ou seja, essa modalidade é uma forma de unir o melhor dos dois mundos, integrando os negócios da loja física à estratégia de vendas digital. Isso permite uma venda híbrida. [caption id="attachment_3436" align="aligncenter" width="604"]Vending machine da Evino Evino aposta em vending machines. (Divulgação)[/caption] Um exemplo prático desse movimento são os e-commerces que permitem a retirada das mercadorias em seus pontos físicos ou locais parceiros, como quiosques, balcões e contêineres. Dessa forma, o consumidor passa a ter mais contato com a marca e ainda tem a possibilidade de realizar novas compras no local. O principal fator estratégico dessa nova modalidade é instalar esses pontos físicos em locais de grande movimento de pessoas, como estações do metrô, postos de gasolina, espaços de trabalho compartilhados (como no caso da Evino) e lojas de conveniência. Leia também: Franquias resistem à covid-19 e surpreendem em 2020

Solução para todos os públicos

Esse novo modelo garante um bom atendimento para os diferentes tipos de consumidores. Por exemplo, há aqueles que pesquisam o preço de algum produto nas lojas físicas. Entretanto, ao fazer a comparação, acabam por comprar online. O contrário também acontece. Contudo, em ambos os casos, os canais online e offline foram utilizados. Portanto, esse novo movimento, mais do que oferecer mais uma opção ao cliente, busca entender os hábitos desses consumidores para que a melhor experiência seja oferecida. Mesmo com a transformação digital, ainda há uma boa parcela de clientes que prefere realizar compras em lojas físicas. Afinal, nesse cenário, existe a possibilidade de testar as possíveis aquisições. Além disso, consumidores se sentem mais seguros em relação à troca. O movimento O20 destaca-se como uma solução efetiva para esses casos.]]>

Foto de pai e filho guardando garrafas de plástico em uma sacola verde, estampada com o símbolo de reciclagem, um exemplo de aplicação de logística reversa.

Logística reversa: potencial econômico e sustentável

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Leia também: Franquias resistem à covid-19 e surpreendem em 2020

Logística reversa: objetivos

De forma simplificada, o objetivo principal da logística reversa é impulsionar a sustentabilidade. Nesse sentido, as ações relacionadas à abordagem, utilizando o conceito dos 3 Rs (reutilização, reciclagem e reparo), se concentram em: • Elaborar um planejamento para que o produto ou material retorne ao seu ponto de origem; • Monitorar a movimentação do produto na cadeia logística para que ele siga na direção consumidor > produtor; • Procurar meios para aproveitar melhor os recursos, seja na forma de reutilização do material para outros fins ou no reaproveitamento para a fabricação da mesma embalagem; • Assegurar que o produto terá uma destinação correta após o uso. Desse modo, pode-se entender que a logística reversa é complementar à logística tradicional. Afinal, se o papel da segunda é levar o produto até o consumidor, a primeira procura retorná-lo à fábrica. Combinadas, criam um ciclo sustentável. Leia também: 3 soluções de logística para otimizar resultados

Exemplos de empresas que adotaram a logística reversa

Boticário

Desde de 2006, o Boticário investe em logística inversa. Dono de um dos maiores programas do país, hoje tem mais de 4 mil pontos de venda no Brasil que realizam a coleta de embalagens de cosméticos de qualquer marca. Após o recolhimento, os materiais são encaminhados para cerca de 20 cooperativas de reciclagem. Abastecidas, elas conseguem gerar renda para muitas famílias. Assim, o consumidor reconhece o valor da reciclagem e entende que, assim como a empresa, também possui um papel a desempenhar. Neste caso, encaminhar o que usa de volta às lojas. Um exemplo bem prático de reutilização é o vidro do perfume Malbec Club. Ele é reciclado e evita que a empresa utilize 180 toneladas de material virgem por ano.

Nespresso

Desde 2011, a Nespresso atua em parceria com mais de 80 cooperativas em todo o Brasil para a reciclagem do alumínio que é utilizado na fabricação das cápsulas de café. Enquanto o alumínio é destinado à fabricação de outros itens, o pó de café vira adubo orgânico. Além disso, desde 2020, a Nespresso vem aprimorando ainda mais seus processos em relação à sustentabilidade. Hoje, a companhia produz cápsulas a partir de 80% do alumínio reciclado; os clientes também passaram a ter a possibilidade de fazer a devolução das cápsulas nas Boutiques Nespresso ou nos mais de 200 pontos de coleta espalhados pelo país. Por fim, há ainda a opção de enviá-las pelo correio sem custo, em caso de não existirem Boutiques ou pontos de coleta próximos. E a sua empresa, como atua em favor do meio ambiente?]]>

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