Números do primeiro trimestre O Porto de Itajaí registrou:
- Crescimento de 22% na movimentação de contêineres;
- Crescimento de 19% nas cargas, de janeiro a março;
- Aumento na movimentação portuária já ultrapassou 1,2 milhão de toneladas por mês.
Números do primeiro trimestre O Porto de Itajaí registrou:
Fortaleça os laços com clientes atuais e restabeleça contato com clientes antigos Manter o contato com os clientes durante este período é importante, mas há também espaço para a captação de novos. Aproveite o momento para construir uma nova rede de contatos, com dados atuais, e reúna esforços para gerar novos negócios onde houver oportunidade. Invista em ações de marketing para ajudar seus clientes Um dos papéis dos empreendedores nesta crise é o de ajudar seus clientes na medida do possível. Direcione as ações de marketing da sua empresa para divulgar produtos e serviços dos seus clientes. Isso pode ser de grande utilidade para ele. Certifique-se de que seus serviços serão úteis mesmo ao final da crise Uma coisa é certa: no fim da pandemia, os hábitos dos clientes terão mudado. Não espere o final da crise para se certificar de que sua empresa tem uma estratégia consolidada para atuação. Faça um planejamento com base em diferentes cenários Desenvolva soluções para os desafios enfrentados e faça diversas simulações com os mais diferentes cenários. Assim, você vai se sentir mais preparado e forte para novos desafios. Crie soluções alternativas para manter suas operações diárias Utilize a tecnologia a seu favor. Se você estava programando se encontrar com um cliente em potencial ou até mesmo receber uma visita em seu escritório, experimente fazer uma ligação por videoconferência. Se o objetivo era mostrar seus produtos ou suas instalações, envie imagens e vídeos. Nós, da DCL Real Estate, adotamos medidas preventivas contra a Covid19 e todos os nossos colaboradores estão trabalhando em casa. Estamos analisando o cenário diariamente e ajudando a buscar soluções mais adequadas para os nossos clientes e parceiros.]]>
ARMAZÉNS LOGÍSTICOS E CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO: Supostamente, no curto prazo, a reclusão imposta à sociedade deverá ter reflexos positivos no e-commerce, com crescimento sustentado no médio e solidificação no longo prazo. As famílias tenderão a consumir nos diversos canais digitais de empresas físicas que possuem plataformas online, daquelas que já nasceram genuinamente no ambiente digital e nos variados marketplaces, que, a todo momento, surgem repletos de novidades. O crescimento do e-commerce não é algo do presente e imposto pela situação sanitária atual, mas uma tendência, um “novo” status quo na forma como as pessoas consomem que vem crescendo a passos largos ao longo dos últimos anos. Obviamente, a aceleração do comércio online devido à pandemia precisará ser sustentada não apenas pelo consumo das famílias e empresas, mas, também, por toda cadeia produtiva operando dentro de sua normalidade. Dessa forma, condomínios e armazéns logísticos, centros de distribuição e galpões deverão manter suas operações, sobretudo aqueles voltados para o last mile. Entrega eficiente, distribuição rápida e proximidade do consumidor serão mandatórios para qualquer operação logística.
SELF-STORAGE E AUTOARMAZENAMENTO: Esse tipo de operação é algo ainda incipiente e novo no mercado brasileiro, mas, seguindo os passos dos ativos logísticos de maior porte, também deverá apresentar um crescimento consistente. É uma situação vivida desde seu início em 2014 pela D-ESPAÇO Self Storage em Curitiba (PR), com crescimento contínuo a cada trimestre. A expectativa é que a pequena pessoa jurídica, ainda minoria quando comparada com a pessoa física, possa utilizar-se do sistema de autoarmazenamento para estocar seus produtos e mercadorias e revendê-los, sobretudo, nas plataformas de comércio eletrônico. Além de todos os benefícios que um self storage pode oferecer ao locatário, como contratos mensais, contratação sem grandes burocracias, total segurança e acesso 24h, dentre outros, a facilidade logística é algo fundamental. Sabemos que, devido à situação atual e às dificuldades econômicas que virão, algumas lojas de rua e galerias comerciais e de shoppings centers deverão migrar para o e-commerce. Para estas operações menores, cujo estoque não é tão grande para demandar um galpão logístico, a locação de um ou mais boxes em um self storage pode ser um interessante caminho, tendo em vista todos os benefícios deste tipo de locação e um preço extremamente baixo quando comparado ao de uma operação física. Obviamente, esta pode ser uma solução também para aquela loja física que precise de mais espaço para armazenar seu estoque. Enfim, é um ambiente totalmente democrático, que pode atender a pessoa física ou jurídica, o pequeno ou médio comerciante e o grande distribuidor.
Como disse no início, estamos a cada dia vivenciando um cenário de grandes incertezas e indefinições e no qual mudanças de mercado deverão ocorrer. Ainda não sabemos ao certo em que profundidade, mas, certamente, por um bom tempo, precisaremos nos adaptar a uma “nova normalidade”. Nova normalidade na qual todos os segmentos precisarão se reinventar, quebrar paradigmas, buscar alternativas e criar novos padrões para garantir a continuidade do próprio negócio.
Isso vale para a indústria, para o serviço, para o varejo, seja o pequeno lojista restrito à sua “lojinha” física e que ainda não pensou em vender online ou o grande varejista acostumado a surfar a onda do varejo 4.0, mas que, agora, mais do que nunca, precisa aumentar a fatia de seu faturamento no e-commerce. Vale para o investidor imobiliário que precisa desenvolver produtos bem localizados, estruturados, agregando cada vez mais soluções construtivas inteligentes e tecnológicas.
A economia é cíclica. Nestes ciclos tão disruptivos é que grandes oportunidades surgem. A História demonstra isso. Vivemos no presente, mas, no futuro, os anos 2020 serão história.
Autor: Francesco H. Martinenghi – Gerente Comercial e Novos Negócios
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