tendências do varejo

9 tendências do varejo para os próximos 5 anos

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Categorias: DCL, Empreendedorismo

Dentro e fora das organizações, a transformação digital mudou a forma como pessoas e empresas se conectam com o mundo à sua volta. Os impactos causados por ela definem não só as tendências para o varejo, mas de todos os segmentos do mercado global. 

Continue conosco para conhecer as principais tendências do varejo para os próximos 5 anos e como elas podem trazer melhores resultados para seu negócio.

Quais são as tendências para o setor varejista nos próximos anos?

A transformação do varejo está intrinsecamente ligada à evolução tecnológica e à mudança de mindset. Confira as principais tendências e saia na frente de seus concorrentes. 

1. Humanização e foco na experiência dos consumidores 

Os consumidores buscarão a conveniência, experiências perfeitas, personalizadas e com resultados rápidos. Isso aumentará a demanda por atendimentos hiper-humanizados.

Isso significa que, quanto mais tecnologia for usada, maior será a necessidade de humanização do processo de compra.

Para conquistar e fidelizar esses clientes, os varejistas deverão oferecer experiências de compra envolventes, imersivas e interativas. Além disso, a troca de conhecimentos e informações deverá ser rápida e imediata.

2. Relacionamento com os clientes além dos estereótipos de gênero

Atualmente, é preciso ver as pessoas fora de seus estereótipos e abraçar todas as identidades para promover o empoderamento do gênero. Portanto, não podemos dizer que tal roupa ou item é para um homem ou mulher. 

É preciso trabalhar de forma empática, conhecendo dores, dificuldades e realidades das pessoas, e oferecer soluções que atendam às necessidades de todos, respeitando a multiplicidade e a liberdade trazida pela diversidade.

3. Evolução da análise preditiva

A análise preditiva continuará evoluindo com uso da tecnologia, e os consumidores estarão mais dispostos a compartilhar dados pessoais para ter interações mais personalizadas com grandes marcas e varejistas. 

Nesse cenário, a inovação no varejo demanda investimentos em inteligência e segurança de dados para proporcionar experiências positivas.

4. Omnichannel se consolida no mercado varejista

Omnichannel é o nome dado para varejistas e empresas multicanais, ou seja, que disponibilizam diversos pontos de contato com o cliente e facilita sua jornada de compra. 

Assim, ele pode, por exemplo, adquirir um produto pela internet através de qualquer dispositivo móvel, e fazer trocas em lojas físicas. 

5. Dispositivos móveis ampliarão o relacionamento com os clientes

Varejistas estão otimizando sites e blogs para que as pessoas possam fazer compras por meio de seus smartphones. Através deles, será possível conhecer toda sua jornada de compras, assim como localização e engajamento com a marca. 

Eles enviarão mensagens mais direcionadas e relevantes, e haverá aumento significativo dos pagamentos digitais sem contato. Eles serão, também, os principais canais para os programas de fidelidade e recompensas. 

6. A cadeia de abastecimento será mais colaborativa

Aqui se destacam três pontos importantes:

  1. Varejistas parceiros e concorrentes deverão estabelecer relações de confiança para melhorar seus resultados. Eles poderão, por exemplo, reduzir custos compartilhando o transporte para eliminar milhas vazias ou inovar no processo de logística reversa, que tende a aumentar.
  2. O GPS, o Big Data e a internet das coisas (IoT) facilitarão ainda mais os serviços de localização e rastreamento em tempo real, tanto para fabricantes quanto para fornecedores e consumidores. 
  3. A inovação no varejo contará com automação de sistemas e robótica para ganhar mais agilidade na cadeia de abastecimento, melhorando sua performance e tomadas de decisão.

7. As tecnologias no varejo trarão mais eficiência e oportunidades para o setor

Nos tornaremos hiperconectados e em alta velocidade. A internet das coisas vai potencializar o engajamento do consumidor no varejo e aumentará a eficiência dos varejistas, automatizando e conectando todo o sistema que envolve gestão de frota, logística, estoques e cadeia de abastecimento. 

A realidade aumentada (AR) estará acima da realidade virtual e permitirá, por exemplo, que uma pessoa experimente uma roupa de forma virtual através do aplicativo do varejista. 

8. Lojas físicas serão vitrines e pontos de apoio

As lojas físicas continuarão sendo importantes e necessárias, independente do volume de vendas online. A tendência para o varejo é que elas diminuam em número ou permaneçam iguais, mas com tamanho reduzido.

Elas fornecerão atendimentos cada vez mais humanizados e funcionarão como vitrines e pontos de apoio. 

Através do uso de tecnologias no varejo, como a internet das coisas (IoT), será possível monitorar comportamentos, antecipar tendências, desenvolver planejamentos estratégicos e melhorar os serviços de atendimento ao consumidor.

9. Flex commerce também é uma das tendências para o varejo

As fronteiras que separam serviços do varejo de serviços bancários, de saúde e outros estão desaparecendo. Com tanta tecnologia disponível, é possível flexibilizar e aprender com segmentos totalmente diferentes e crescer com eles.

A DCL e as tendências para o varejo

Se o seu negócio está começando agora ou você busca expansão, mas não tem espaço para fazer a logística de sua empresa ou recursos para construir um local adequado, fale conosco.

Nós temos soluções que podem atender diversos tipos de necessidade. Dentre elas, estão:

  • Self Storage: diversos tamanhos de boxes para armazenar tudo que for necessário. 
  • Lojas comerciais: no nosso projeto de expansão da Galeria Xaxim, serão mais de 20 novas lojas para sua empresa. Além disso, o Shopping Maringá, nossa unidade de negócios, é uma opção única para quem se interessa por varejo em shopping center. 
  • Built to Suit: Locação sob medida – Construção de empreendimentos imobiliários de acordo com as necessidades e especificações do cliente para contrato de aluguel de longo prazo, em regiões privilegiadas da cidade. Atualmente, o Armazém 7 já está em fase de terraplanagem e pode ser a expansão ideal para seu negócio.

O espaço ou a falta dele não é mais desculpa! Com a DCL, sua empresa encontra o que precisa para fazer sua gestão de estoque com eficiência e segurança. Entre em contato com nosso time comercial e conheça tudo que a DCL tem para você.

imóvel comercial

Imóvel comercial: 5 equívocos para evitar na hora de alugar um imóvel comercial.

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Categorias: DCL, Empreendedorismo

Saber escolher um imóvel comercial, seja ele para a finalidade de logística, armazenagem ou varejo, pode ser a linha divisória entre o sucesso e o fracasso em seus negócios. Por isso, é necessário levar em  consideração uma série de fatores na hora de fazer uma locação.

Operadores logísticos, por exemplo, são mais dependentes de imóveis que possuam uma boa estrutura, como por exemplo pátio de manobras e docas e que garantam capacidade de armazenamento e localização para facilitar o recebimento ou distribuição de carga. Para os varejistas é imprescindível estar visíveis e em uma boa localização para que os clientes sejam atraídos

Abaixo estão elencados alguns dos equívocos que retenho serem mais comuns. 

1. Não considerar a localização do imóvel comercial

A localização é um ponto crucial, pois ela precisa ser estratégica para seu negócio. Precisa por exemplo atrair clientes, fornecedores, e até mesmo ser de fácil acesso para seus colaboradores Na hora de alugar um imóvel comercial, algumas perguntas precisam ser respondidas, como: 

  • O imóvel está estrategicamente localizado para seu negócio?
  • Conta com pontos de abastecimento, distribuição e apoio?
  • Facilita o processo logístico ou encontra-se em um ponto de boa visibilidade?
  • A localização na qual está inserido oferece benefícios fiscais, como por exemplo, tributação menor?
  • Têm boa e fácil acessibilidade?

2. Não verificar atentamente se o imóvel é adequado ao negócio

Antes de alugar um imóvel comercial, analise se ele está totalmente alinhado às atividades e serviços de sua empresa.

  • Possui uma metragem adequada? Nem pequeno demais que pode comprometer seu negócio a curto/médio prazo nem tão grande que pode ser caro demais para o tamanho de seu negócio?
  • Existe, se necessário for,  possibilidade de expansão?
  • Tem as características técnicas e funcionalidades que sua empresa precisa? como, por exemplo, iluminação, instalações elétricas e hidráulicas, segurança, proteção contra incêndio, estacionamento, dentre outros fatores.

3. Não se informar sobre restrições e permissões

Muitas regiões possuem restrições ou permissões específicas para cada tipo de atividade. É fundamental entender estas questões para que sua empresa se instale em uma localidade apta para sua atividade e consiga obter sem problemas as liberações e alvarás necessários para o normal funcionamento.

4. Focar apenas na despesa do aluguel

Quando se fala em valor do aluguel, a localização possui um fator muito relevante. É preciso analisar o contexto como um todo respondendo alguns dos questionamentos acima elencados. Precisa-se também levar em consideração as características físicas e técnicas do imóvel que se está negociando. 

Ou seja, as vezes o aluguel poderá parecer caro, no entanto, avaliando-se o custo x benefícios será mais fácil perceber “valor” e não apenas “custo”. 

5. Não se atentar aos prazos e cláusulas contratuais

Como toda negociação, atentar-se às cláusulas contratuais é fundamental.. Um contrato discutido, lido, e entendido, poderá evitar dispêndios futuros com ações judiciais e gastos jurídicos.  É importante na hora da locação, entender com clareza quais são os direitos, deveres e obrigações que sua empresa na qualidade de locatária terá. 

Você conhece as soluções de espaço da DCL?

O que sua empresa precisa? Galpões, lojas, self storage, ou um espaço feito sob medida para o seu negócio? Seja lá qual for a necessidade, a DCL pode ter a solução.

Somos especialistas na locação de imóveis comerciais e galpões logísticos e oferecemos condições especiais para que sua empresa possa crescer.

Com o Built to Suit, por exemplo, não é necessário investir o capital de sua empresa na construção de um imóvel comercial próprio. Nós construímos de acordo com a necessidade e depois assinamos um contrato de locação de longo prazo para utilização do espaço.  

Interessante, não é mesmo? Então, clique aqui para conhecer nossas soluções e falar conosco. 

Como a gestão de estoque impacta nas estratégias de precificação?

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Categorias: DCL, Ecommerce, Empreendedorismo, Setor Logístico, Varejo

Uma gestão de estoque feita com método e estratégia traz equilíbrio para o ciclo de movimentação de mercadorias e evita perdas e prejuízos. Consequentemente, ela impacta no preço de venda final dos produtos e nos lucros da organização.

Se a sua empresa ainda não faz o controle de estoque, está na hora de mudar isso. Neste artigo vamos mostrar como ele é importante para resultados positivos e dicas que vão ajudar a realizar essa gestão com eficiência. 

O que é uma boa gestão de estoque?

Uma boa gestão de estoque é aquela que traz equilíbrio para o processo de compra, armazenamento e entrega de mercadorias, permitindo o controle de sua entrada e saída.

Além disso, ela faz com que os prazos de pagamento de fornecedores e os recebimentos dos clientes sejam compatíveis.  Com isso, sua empresa passa a ter uma excelente movimentação do ciclo de mercadorias, contas em dia e um caixa sempre saudável.

Como o controle do estoque pode melhorar os resultados de seu negócio?

O controle de estoque faz com que a atenção esteja voltada ao fluxo dos produtos e fornece informações importantes, por exemplo o hábito de consumo de seus clientes. 

Com elas, é possível definir estratégias para melhorar os resultados de seu negócio, como fazer promoções ou negociar preços mais baixos em compras maiores. Aliado a um bom processo logístico, o controle de estoque pode ser o diferencial entre ter lucros ou  prejuízos.

Por que o controle do estoque impacta na precificação?

A forma como o estoque é armazenado e gerenciado pode potencializar o giro das mercadorias, reduzir perdas e desperdícios.  

Com este controle minucioso, sua empresa saberá, por exemplo, o que está disponível em estoque, qual o preço praticado de cada produto e quais são os custos envolvidos no processo de armazenamento. Tudo isso impacta na formação do preço final. 

No entanto, é preciso usar métodos eficazes para garantir que o controle entregará os resultados que seu negócio procura e precisa. De todos os métodos existentes, apenas três são aceitos pela Receita Federal.

1. Custo Médio

O Custo Médio é conhecido também como MPM (Média Ponderada Móvel). Ele é usado para encontrar o custo médio por produto e calcular os impostos que sua empresa deve pagar. A fórmula é simples: some o valor dos produtos em estoque ao valor dos novos produtos e divida pelo total de mercadorias. 

2. UEPS

A sigla é um acrônimo para “Último a Entrar, Primeiro a Sair”. Esse método prioriza a saída das mercadorias que entraram no estoque por último, pois considera que elas são mais caras do que as que já estavam lá.  Por motivos óbvios, ele não é aplicável a empresas que comercializam perecíveis.

3. PEPS

O PEPS é o contrário do UEPS, ou seja, o “Primeiro que Entra, Primeiro que Sai”. Ele é um dos métodos de gestão de estoque mais usados, pois ajuda a reduzir desperdícios, principalmente em segmentos que trabalham com perecíveis.  

Quais são os métodos mais usados para fazer a gestão interna?

Além dos métodos aceitos pela Receita Federal, existem dois que se destacam por contribuírem para a otimização das operações e o desempenho da empresa. 

Giro de estoque

O giro de estoque é um dos indicadores de desempenho mais importantes para a gestão do estoque, pois com ele é possível identificar o desempenho da empresa em um determinado período e o fluxo de mercadorias.

O cálculo é feito com base na capacidade de armazenagem e na saída dos produtos. Veja um exemplo:

Imagine que sua empresa armazene 4.000 filtros de linha e venda 60.000 filtros por ano. Neste caso, são 15 giros anuais a cada 24 dias, em média. Com essa informação é possível, por exemplo, programar a reposição do estoque e conseguir preços melhores.

Curva ABC

A Curva ABC é outro  método de gestão de estoque bastante usado. Ele usa fatores como giro, faturamento e lucratividade para classificar produtos em três categorias:

  • Classe A – Itens com alta prioridade: 20% dos produtos e representam 80% das vendas;
  • Classe B – Itens considerados valiosos: 30% dos produtos e representam de 15% a 25% das vendas; 
  • Classe C – Itens restantes: 50% dos produtos e representam de 5% a 10% das vendas.

Este método pode otimizar a operação, pois traz mais conhecimento sobre o giro de estoque e a relevância de cada produto.

Como fazer uma gestão de estoque eficiente?

Como visto nos métodos apresentados, o controle do estoque fornece informações que ajudam na composição de seu preço de venda, ou seja, na precificação de produtos. Para que ele seja ainda mais eficiente, siga estas dicas:

 

  • Use um processo de recebimento de mercadorias que cheque a entrega de pedidos e verifique se eles estão corretos. 
  • Faça inventários regularmente e confirme as informações do sistema de controle de estoque.
  • Faça verificações diárias por amostragem, para detectar problemas e solucioná-los rapidamente.
  • Faça parcerias com fornecedores que ofereçam prazos de pagamento e produtos compatíveis com seu fluxo de caixa, giro de estoque e que permitam compras menores.
  • Tenha vários fornecedores para não ficar dependente de propostas que não estejam de acordo com a sua realidade.

Como a DCL pode melhorar a logística de sua empresa? 

Se seu negócio é uma start up e está começando, ou já é consolidado e está em expansão, fale conosco! 

Nós temos soluções que podem atender os mais diversos tipos de necessidades. Entre elas estão:

  • Locação: Galpões Logísticos, isolados ou em condomínios e Centros de distribuição, com ampla área de manobra, docas, piso industrial e elevado pé direito. Lojas e galerias comerciais, escritórios e prédios comerciais, construídos em pontos estratégicos com grande fluxo de pessoas e com alta visibilidade.

Built to Suit:  Projeto sob medida – Construção de empreendimentos imobiliários de acordo com as necessidades e especificações do cliente. Contratos de longo prazo em regiões privilegiadas da cidade.

Self Storage: Locação de espaços moduláveis para auto armazenamento com contratos de locação flexíveis e sem burocracia, até por breve período de tempo. Atendemos Pessoa Física ou Jurídica. 

O espaço ou a falta dele não é mais desculpa! Com a DCL sua empresa encontra o que precisa para fazer sua gestão de estoque com eficiência e segurança. Entre em contato com nosso time comercial e conheça tudo que a DCL tem para você.

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